plano de comunicacao
Comunicação Institucional

Roteiro para plano de comunicação

Por: Isabela Pimentel7/out/2022
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Criar um plano de comunicação integrada não é simplesmente pegar uma fórmula pronta e sair replicando para todo e qualquer segmento de clientes.

Nesse sentido, é essencial entender conceitos, fases e etapas do processo de planejamento. Plano é resultado, mas planejamento é o processo que começa lá no diagnóstico ou auditoria, ok?

Cada planejamento de comunicação é produto único, exclusivo e específico para determinada empresa. Não dá para acreditar em fórmulas prontas, sem diagnóstico, por isso, vamos conhecer a estrutura básica, simplificada e roteiro de um plano de comunicação.

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Juntos, vamos ver como você poderá estruturar o plano de comunicação integrada da sua empresa.

A primeira etapa, em linhas gerais, é o chamada diagnóstico ou fotografia da empresa, cenários, concorrentes, mapeamento de públicos e etc.

Portanto, preparamos um infográfico com os principais elementos do planejamento de comunicação.

Roteiro do Plano de Comunicação Integrada

Diagnóstico:  É hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macroambiente: são também chamadas fatores incontroláveis as forças do macroambiente.

Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação entre os setores, concorrentes e clientes;

Mapeamento dos públicos: é a definição dos stakeholders;

Definição de objetivos, metas, táticas e  estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos;

Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é estratégico para sua empresa? Qual é o discurso integrado de comunicação e o tom de voz (brandtone)? É vital ter um tom de voz bem alinhado.

Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?

Indicadores estratégicos:  defina aqui as métricas, KPIs e OKRs que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!

Investimentos: quanto será preciso investir? Quais contratações são necessárias?

Recursos : o que temos hoje para construir esse plano ou campanha? Lembre que podem ser recursos humanos, tecnológicos, ferramentais etc.

Cronograma: quanto tempo vai levar? Em que ciclos vamos focar (cronograma mensal, semanal, quinzenal?);

Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições? Use a Matriz RACI.

Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?

Modelo de Plano de Comunicacao.
Modelo básico de Plano de Comunicação – Isabela Pimentel

Qual racicínio básico para o Plano de Comunicação Integrada?

Um ponto muito delicado é a definição de objetivos. Portanto, é essencial ter um raciocínio básico do que é ou não importante para sua empresa, como diz o livro ‘Avalie o que importa’.

Afinal, como definir um objetivo de comunicação? Sabemos que muitas vezes a comunicação é reduzida ‘a entregar ‘ e ‘produzir’.

Mas a comunicação integrada vai além e traz os benefícios abaixo:

Benefícios da comunicação integrada

Por isso, muito cuidado: na hora de definir objetivos, pense no negócio como um todo e no impacto que a comunicação pode trazer na cadeia de valor , ao fomentar relacionamentos e interações com stakeholders.

Por exemplo: ‘Crescer no Instagram ‘ é legal, mas é métrica de vaidade e não pode ser o objetivo fim de uma marca, entende? Precisamos mostrar e tangibilizar o nosso papel nos negócios.

Quais são os objetivos do seu Plano de Comunicação ?

Roteiro para Plano de Comunicação

Os objetivos precisam ser:

1. estratégicos;

2. realistas;

3. responder a desafios de negócio;

4. Mensuráveis;

5.Relevantes.

Agora que você conhece as principais etapas do planejamento, separei para você os principais tópicos de um plano de comunicação integrada!

Esboço do Plano de Comunicação e Marketing

Tópicos do PlanoObjetivos
1 – Apresentação do PlanoDescrever as principais características da organização, sua marca, concorrentes, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante.
2 – O quê fazer?Objetivos: gerais e específicos, de marketing e de comunicação.
3 – Para quem fazer?Características do público-alvo e personas da campanha.
4 – Como fazer?Definição das estratégias de comunicação.
5 – Onde fazer?Área da campanha, abrangência, canais/meios.
6 – Como controlar e avaliar?Formas, indicadores e pessoas responsáveis pela avaliação e controle.
7 – Quanto vai custar?Investimentos: específicos e geral.
8 – AnexosDados e informações que embasem o plano.

Modelo de Plano de Comunicação

Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento junto aos clientes, pois:

  1. Se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
  2. Precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
  3. Evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.

Assim, conectar todas as etapas do plano de comunicação integrada irá contribuir e muito para seu negócio, fortalecendo a reputação!

Ademais, esse plano de comunicação é um caminho  para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos do plano de negócios.

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Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Aprenda a criar  projeto e política de comunicação

Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen

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