Comunicação Institucional

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing Digital 2024

Por: Isabela Pimentel26/set/2022
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Tendências de comunicação acabam impactando muito na elaboração dos planejamentos estratégicos e, até mesmo, na definição das verbas para o próximo ano, por isso, já começamos a nos aprofundar na leitura dos relatórios setoriais , a fim de obter insights valiosos.

Vamos lá!

O que esperar das tendências de comunicação 2024?

Em paralelo às mudanças nos modelos de negócio nas empresas, é esperado o fortalecimento do que Kotler denominou de Marketing 5.0, que possui as seguintes características:

  1. Marketing ágil: ao invés de grandes entregas e demoradas planilhas e projetos, os gestores de marketing deverão desenvolver e aprimorar produtos e serviços com base nos insights dos consumidores, nos chamados ciclos ágeis, sprints ou entregas faseadas;
  2. Marketing preditivo:  cada vez mais, o marketing deve utilizar dados para entender e prever tendências no comportamento do consumidor;
  3. Data driven: todo e qualquer novo conteúdo ou campanha deve ser baseado em dados e análises estratégicas.

Nesse sentido, vamos entender os impactos desse novo marketing no comportamento do consumidor conectado em 2024.

Comportamento do consumidor x Social Media 2024

De acordo com a pesquisa WGSN’s Future Consumer ,  outro ponto que vai crescer ainda mais no próximo ano é o chamado Marketing da Interface por Voz do Usuário (VUI), o que impacta até mesmo na produção do conteúdo (SEO) para interações entre usuários e máquinas.

Também é esperado um incremento das vendas realizadas em plataformas sociais, o chamado Social Commerce, ou s-commerce.

Essa mudança se faz cada vez mais presente nos desafios do  ecommerce tradicional, que passa a abranger também o espaço das redes sociais, antes mais voltadas para consumo de informação e entretenimento.

Produção de conteúdo: desafios e tendências 2024

A entrega de conteúdos em pílulas, mais simples e diretas, o chamado Snack Content,  também vem sendo apontada pela Hootsuite como um forte chamariz para as marcas que querem fazer parte de diferentes momentos da jornada do consumidor. Conteúdos densos e mais longos devem coexistir, mas, em outros momentos da jornada, no chamado slow content.

Os vídeos curtos e verticais (Tiktok, Instagram Reels,etc) se consolidam e estão agora também incluídos nos pacotes oferecidos por muitas empresas de social media, devido ao fato de estarem em crescimento e fazendo parte da rotina dos usuários de redes sociais.

Rotina, consumo de informação e acesso aos dados

Se os aúdios e podcasts se tornam conteúdos de reflexão e uma espécie de segunda tela para o hábito desse consumidor mais conectado, que pensa em algo enquanto desempenha uma atividade principal, de acordo com a Social Media Trends, da Hootsuite, o consumo de vídeos curtos não vai parar de crescer, sendo um ponto de destaque diretamente relacionado à influência do TikTok e ao algoritmo de entrega do conteúdo nas plataformas.

Para nossa consultora e especialista em mídias digitais e planejamento de comunicação, Isabela Pimentel, será impossível praticar uma comunicação estratégica e integrada, sem considerar, em 2024:

  1. Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;
  2. Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;
  3. Experiência do usuário e consumidor integrada (On e offline em sinergia);
  4. Adoção de uma postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementem a jornada do usuário (utilizando a visão do marketing estratégico);
  5. Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;
  6. Business Intelligence (B.I.);
  7. Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;
  8. Investimento em branding e ESG (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);
  9. Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluída;
  10. Uso de técnicas de planejamento de comunicação ágil.

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Como sua empresa está se preparando para os desafios de 2024?

  • Esse artigo faz parte da nossa curadoria de conteúdo e será atualizado com a divulgação de novos insights e pesquisas.

Fontes utilizadas no artigo:

https://hootsuite.widen.net/s/mgqjjznhsx/hootsuitesocialtrends2024_report_en

https://explodingtopics.com/blog/consumer-trends

https://meetglimpse.com/trends/

https://lp.wgsn.com/Future-Consumer-2024-Download-PT.html?utm_campaign=future-c%E2%80%A6

https://www.hubspot.com/hubfs/00-OFFERS-HIDDEN/Portuguese%20-%20Social%20media%20trends%202022/PT%20Social%20Media%20Trend%20report%202022%20-%20TalkWalker.pdf

https://meetglimpse.com/

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