Comunicação Institucional

Como criar um plano de comunicação integrada?

Por: Isabela Pimentel14/fev/2019
Compartilhe:

Criar um plano de comunicação integrada não é simplesmente pegar uma fórmula pronta e sair replicando para todo e qualquer segmento. 

Cada planejamento é produto único, exclusivo e específico para determinada empresa.

Juntos, vamos ver como você poderá estruturar o plano de comunicação integrada da sua empresa.


Conheça as etapas do planejamento integrado de comunicação:

modelo-plano-comunicacao-pronto


Diagnóstico:
  É hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macroambiente;

Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação;

Mapeamento dos públicos: definição dos stakeholders;

Definição de objetivos, metas, táticas, estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos;

Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é estratégico para sua empresa?

Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?

Indicadores estratégicos:  defina aqui as métricas que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!

Investimentos: quanto será preciso investir?

Recursos : o que temos hoje para construir esse plano ou campanha?

Cronograma: quanto tempo vai levar?

Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições?

Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?

Agora que você conhece as principais etapas do planejamento, separei para você os principais tópicos de um plano de comunicação integrada!

Tópicos do Plano Objetivos
1 – Apresentação Descrever as principais características da organização, sua marca, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante.
2 – O que fazer? Objetivos: gerais de marketing e de comunicação.
3 – Para quem fazer? Características do público-alvo da campanha.
4 – Como fazer? Definição das estratégias de comunicação.
5 – Onde fazer? Área da campanha.
6 – Como controlar e avaliar? Formas, indicadores e pessoas responsáveis pela avaliação e controle.
7 – Quanto vai custar? Investimentos: específicos e geral.
8 – Anexos Dados e informações que embasem o plano.

Por que falar de plano de comunicação?

Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento, pois:

  1. Se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
  2. Precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
  3. Evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.

Se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar, conheça mais sobre o curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA 

Conheça também as aulas de planejamento de comunicação em nosso Youtube.

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos