Gestão de crises: importância dos dados
Estratégia de Comunicação

Métricas de comunicação: conecte negócio e estratégia

Por: Isabela Pimentel29/abr/2021
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Métricas de comunicação ainda representam o pesadelo de muitos comunicadores e desafio para grandes empresas.

Mas, esse cenário precisa mudar para que possamos ter uma comunicação mais estratégica.

Esse foi um dos recados dados hoje, durante o  VI Simpósio Comunicação Institucional , promovido pela Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul.

No encontro, a professora, consultora e Presidente da Ideafix Pesquisa & Inteligência Corporativa, Suzel Figueiredo destacou como é impossível ter um trabalho de comunicação sem alinhamento com os objetivos estratégicos e ouvir as pessoas e seus feedbacks.

Repensando métricas de comunicação

“Quando pensamos na comunicação, aqueles antigos mapas de stakeholders colocavam a empresa no centro e o mundo ao redor. Mas, na era digital, precisamos focar nas pessoas, ouvir seus feedbacks.  E isso só é possível considerando as 5 premissas de um trabalho baseado em métricas:  Planejamento, Objetivos, Metas, indicadores e Mensagens Relevantes”, apontou.

Assim sendo, considerando o cenário atual, de trabalho remoto, pandemia, relações virtuais e a proximidade cada vez maior entre marcas e consumidores, as empresas precisam não apenas investir em transformação digital e processos, mas mudar sua visão em relação a comunicação e seu papel estratégico nos negócios.

“Não há gestão sem mensuração de resultados. Somente quando planejamos e mensuramos sabemos se o caminho está correto”, defendeu.

Dessa forma, para a consultora, é preciso diferenciar o planejamento estratégico dos planos táticos, confusão muito comum no mundo corporativo. “A construção do Plano de Comunicação deriva do Planejamento de Negócios e precisa estar alinhada à estratégia corporativa”, afirmou.

Então, o que sua empresa precisa fazer para investir em métricas de comunicação e ter resultados?

  1. Defina quais são os objetivos da comunicação da sua empresa;
  2. Invista em Planejamento de Comunicação;
  3. Estabeleça objetivos distintos para públicos distintos, mas que sejam conectados aos objetivos de negócio;
  4. Defina as metas;
  5. Escolha os indicadores, sabendo que há indicadores de eficiência (processo definido no planejamento) +indicadores de eficácia (resultados alcançados);
  6. Agora sim foque na construção de mensagens relevantes.

Tipos de indicadores

Uma dica de ouro é não ter métricas de comunicação desalinhadas dos objetivos de negócio.

“Muito se avalia os indicadores de processo, mas não os de eficácia, o quanto a comunicação contribui com os objetivos que precisam ser alcançados”, ponderou.

Nesse sentido, como exemplos de indicador de processo, temos canal, programa, campanha, meio digital, alcance e de indicador de resultado  podemos considerar engajamento, relacionamento , defesa da marca, etc.

“Esses indicadores vão nortear a criação de novas estratégias, dinâmicas e fluxos que contemplem todo o ambiente de trabalho. Acima de tudo, tornam a conversa objetiva. São essas informações que legitimam as ações de alguma área específica, principalmente a da Comunicação, responsável por passar a mensagem a todos os colegas”, conclui a especialista e uma das maiores autoridades em Mensuração de Resultados em Comunicação no Brasil. Conheça o trabalho da IDEAFIX aqui

Dicas para criar uma cultura de dados e métricas de comunicação na sua empresa

  • Faça uma análise dos canais de comunicação: redes sociais, canais para funcionários e redes sociais;
  • Verifique hoje, se há alguma forma de acompanhamento dos resultados e desempenho;
  • Caso não haja, identifique quais canais são estratégicos para que públicos;
  • Defina os canais e principais métricas;
  • Estabaleça proposta de indicadores de desempenho (KPI) baseado nas métricas e defina a forma de coleta de dados;
  • Analise os indicadores e os apresente para as partes interessadas do projeto (stakeholders);
  • Estabeleça metas relacionadas aos KPIs;
  • Defina responsáveis pelo acompanhamento;
  • Analise e interprete os KPIs;
  • Planeje sempre com base nesses dados!

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Texto: Equipe Comunicação Integrada –  Redação

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