Vantagens do diagnóstico de comunicação
Diagnóstico de comunicação ou diagnóstico comunicacional é uma etapa que muitas empresas acabam pulando na pressa de chegar mais rápido ao plano de comunicação integrada.
Mas, será mesmo é que seguro agir dessa forma? Será que podemos ignorar, justamente, a etapa em que analisamos e obtemos dados estratégicos, para a tomada de decisão?
Assim, nesse artigo de hoje, vamos conversar sobre as vantagens de fazer um diagnóstico de comunicação 360º, comparando-o com as metodologias tradicionais de diagnóstico.
Confira nossa metodologia exclusiva, que chamamos de Ciclo Completo da Gestão, partindo do diagnóstico 360º.
Então , muito antes de planejar, você, comunicador, precisa aprender a ouvir. E há métodos e ferramentas de escuta para a fase de diagnóstico!
Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.
Mas, e se meu cliente quiser pular a etapa de diagnóstico? Isso acontece muito e, por isso, separamos algumas dicas e ações para você.
Por isso, converse com ele e:
- Alerte sobre os riscos;
- Tangibilize esses riscos em uma matriz (impacto x probabilidade);
- Aponte possíveis falhas em ações, campanhas e projetos não estruturados;
- Eduque o cliente de que não há comunicação efetiva e de resultados sem planejamento.
Dessa maneira, vamos comparar as formas mais tradicionais e ágeis de fazer diagnóstico, ok?
Formas tradicionais de diagnóstico de comunicação
Nesse sentido, sabemos que a comunicação integrada compreende um esforço articulo, sinérgico e focado para potencializar os resultados do relacionamento das empresas com seu entorno e públicos estratégicos.
Também é bastante clara a ideia de que existe, no mix ou composto de comunicação integrada, a divisão entre comunicação interna, mercadológica, institucional e administrativa.
Nesse sentido, é ai que muitas empresas se baseiam na hora de iniciar seus processos de diagóstico.
Já aconteceu de sua empresa lançar uma pesquisa de comunicação e não receber a adesão adequada, ou seja, o colaborador não se sentiu motivado a participar? Em consultorias, muitas vezes, as pesquisas realizadas esquecem da importância de ações que chamamos de sensibilização dos colaboradores e das lideranças.
Em um dos nossos projetos consultivos atuais, estamos trabalhando juntos no desenho de ações de sensibilização para aumentar a taxa de engajamento na pesquisa, afinal, o objetivo é fomentar multiplicadores da comunicação interna.
Como parte de ações pré-pesquisa de comunicação, sempre são feitas algumas ações de sensibilização, sobretudo, ida às áreas, envio de emails e comunicados, telefonemas e ações face a face com líderes.
Assim, em geral, os diagnósticos de comunicação tradicionais contemplam:
- Pesquisa de canais;
- Pesquisa das práticas comunicativas;
- Grupos focais;
- Análise da efetividade dos canais;
- Entrevistas com líderes;
- Pesquisas de comunicação e clima.
Mas, nós que temos uma visão integrada da comunicação, olhamos esse processo e logo sentimos falta de alguns elementos essenciais: e a reputação?
E a análise do relacionamento com stakeholders? E os riscos? E os processos? E os fluxos?
Por isso, vamos apresentar as vantagens que o diagnóstico de comunicação vai trazer para o seu negócio logo a seguir.
Então, anote aí o que o diagnóstico de comunicação traz de vantagem:
- Conhecer a fundo seu cliente, empresa, projeto;
- Entender o momento da empresa, suas dificuldades, pontos fortes e fracos;
- Analisar fatores do micro e macroambiente que podem afetar direta ou indiretamente as ações, comunicação, imagem e reputação em curto, longo e médio prazo;
- Compreender de forma integrada riscos advindos dos fatores PESTEL e também SWOT;
- Criar uma matriz de oportunidades e ameaças;
- Mapear processos e fluxos;
- Propor melhores práticas ;
- Planejar e estruturar a comunicação!
Mas, como tudo isso é possível com os métodos tradicionais de diagnóstico? Decerto, percebeu que faltam elementos aí?
É preciso também estar atento aos riscos que a falta de diagnóstico e análise podem trazer para seu projeto, dentre eles:
- Ignorar os cenários, ameaças e concorrentes;
- Falta de métricas e indicadores para tomar decisões assertivas;
- Não entendimento da cultura organizacional;
- Visão míope dos canais de comunicação da empresa.
Por isso, a Comunicação Integrada, acreditando que, para um trabalho de sucesso, é preciso conectar pessoas e estratégias aos processos de comunicação, desenvolveu uma metodologia exclusiva de Diagnóstico 360º, que vai além dos canais e abarca:
MACROAMBIENTE:
- Forças, fraquezas, oportunidades, ameaças (SWOT);
- Fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, Ecológicos e legais (PESTEL);
3. Concorrentes diretos e indiretos; - 4.Portfólio de produtos e serviços.
Microambiente:
Da empresa:
- Seus líderes;
- Colaboradores;
- Parceiros;
- Fornecedores;
- Capacidades;
- Clientes;
- Seus canais de comunicação.
Auditorias necessárias – algumas!
Além de mergulhar no macro e microambiente, é preciso conectar problemas e desafios antes de definir objetivos, metas, estratégia e tática. Confira nosso modelo de diagnóstico de comunicação:
- Diagnóstico da presença digital da marca e sua estratégia atual e como impacta seu posicionamento (site corporativo; imprensa, redes sociais, buscadores, sites de defesa do consumidor);
- Reputação;
- Análise de tendências;
- Análise de redes sociais;
- Ranqueamento em buscadores;
- Mapeamento de stakeholders: Colaboradores, parceiros, embaixadores, detratores, potenciais clientes e outros apontados como prioritários para o cliente.
Do relacionamento com os públicos:
- Matriz de canais;
- Práticas comunicativas;
- Atendimento ao cliente;
- Jornada do cliente;
- Jornada do colaborador.
Da área de comunicação:
Isabela Pimentel, no livro Ouvi Dizer -2022
- Seu funcionamento;
- Atribuições;
- Escopo excluído;
- Seus processos
- Fluxos de trabalho;
- Rede decisória de comunicação.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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