o-que-e-diagnostico-de-comunicacao.
Diagnóstico de Comunicação

O que é diagnóstico de comunicação?

Por: Isabela Pimentel26/dez/2020
Compartilhe:

Diagnóstico de comunicação é aquela fase importante, que nos fornece insumos para todo o trabalho posterior, mas que, muitas vezes, é considerada ‘perda de tempo’ ou ‘o consultor estar querendo consumir horas de trabalho’.

Não podemos ver o diagnóstico de comunicação como um gasto ou erro jamais. Isso é um grande problema e falta de visão nas empresas.

Assim, temos um grande desafio, não só ao planejar, mas de vender a importância do trabalho completo de diagnóstico e seu valor estratégico.

Grande erro

Um dos maiores erros das empresas é criar campanhas e planos de comunicação sem antes ter dedicado o tempo necessário ao diagnóstico.

Não pense em pular etapas, jamais!

Por isso, vamos mostrar essa importância e te ajudar nesse processo, com um modelo de processo que estruturamos para um cliente de consultoria e que tornará esse trabalho mais claro. 

O que é diagnóstico de comunicação?

Antes mesmo de falarmos sobre sua importância, vamos entender o que é o diagnóstico de comunicação ou diagnóstico comunicacional.

De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa.

Visão do todo

Assim sendo, o diagnóstico é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados,  a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.

Também é no diagnóstico que entendemos:

diagnostico-comunicacional
Macro e microambiente
  1. Microambiente: a empresa, seu segmento, contexto organizacional, concorrência, reputação, práticas comunicativas, canais, fornecedores, capacidades internas e etc.
  2. Macroambiente: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL)

Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase, que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.

Como estruturar um diagnóstico 360º ?

Metodologia de Diagnóstico de Comunicação Integrada -  Autora: Isabela Pimentel

Podemos dizer que o diagnóstico de comunicação é a primeira e uma das mais importantes etapas para a construção do plano de comunicação integrada, ajudando não só a entender demandas atuais, mas, também, a fazermos análises de cenários e previsões futuras.

Na visão de Lupetti (2007),  é nesse contexto que o diagnóstico se faz importante, ele serve não somente para identificar potencialidades, mas também limitações da organização, além de:

  1. Alinhar o profissional à realidade do ambiente em que ele irá atuar;
  2. Enxergar oportunidades e ameaças em eventuais estratégias;
  3. Delimitar até onde deve e como deve operar;
  4. Gerar dados estratégicos para tomada de decisão posterior no plano de comunicação proposto.

Etapas fundamentais do diagnóstico comunicacional

Janeiro vem chegando e muitas vezes, é só nesse mês que as empresas abrem os olhos para a importância do diagnóstico e planejamento de comunicação integrada.

Então, como estudiosa de gestão de projetos de comunicação , entendo que o levantamento de requisitos é fundamental para montar o escopo, assim como o diagnóstico é vital para que possamos ter estratégias de comunicação e marketing assertivas e que respondam aos desafios do mercado atual.

Assim sendo, reuni os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

Identificação da missão, visão e valores;

Definição do negócio;

Análise do ambiente externo, setorial e interno;

Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Visão do processo

Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).

Dessa maneira, é preciso compreender todos os procedimentos de um diagnóstico, para, em seguida, começar a mineração, coleta de informações, e, depois, cruzar as informações coletadas e elaborar um relatório do diagnóstico comunicacional.

E então, como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico? Focando apenas em um público? Usando diversas técnicas?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso ao vivo e avançado: Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada.

Diagnóstico de comunicação é aquela fase importante, que nos fornece insumos para todo o trabalho posterior, mas que, muitas vezes, é considerada ‘perda de tempo’ ou ‘o consultor estar querendo consumir horas de trabalho’.

Não podemos ver o diagnóstico de comunicação como um gasto ou erro jamais. Isso é um grande problema e falta de visão nas empresas.

Além de mergulhar no macro e microambiente, é preciso conectar problemas e desafios antes de definir objetivos, metas, estratégia e tática. Confira nosso modelo de diagnóstico de comunicação:

Assim, temos um grande desafio, não só ao planejar, mas de vender a importância do trabalho completo de diagnóstico e seu valor estratégico.

Grande erro

Um dos maiores erros das empresas é criar campanhas e planos de comunicação sem antes ter dedicado o tempo necessário ao diagnóstico.

Não pense em pular etapas, jamais!

Por isso, vamos mostrar essa importância e te ajudar nesse processo, com um modelo de processo que estruturamos para um cliente de consultoria e que tornará esse trabalho mais claro. 

O que é diagnóstico de comunicação?

Antes mesmo de falarmos sobre sua importância, vamos entender o que é o diagnóstico de comunicação ou diagnóstico comunicacional.

De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa.

Visão do todo

Assim sendo, o diagnóstico é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados,  a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.

Também é no diagnóstico que entendemos:

diagnostico-comunicacional
Macro e microambiente
  1. Microambiente: a empresa, seu segmento, contexto organizacional, concorrência, reputação, práticas comunicativas, canais, fornecedores, capacidades internas e etc.
  2. Macroambiente: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL)

Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase, que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.

Como estruturar um diagnóstico 360º ?

Metodologia de Diagnóstico de Comunicação Integrada -  Autora: Isabela Pimentel

Podemos dizer que o diagnóstico de comunicação é a primeira e uma das mais importantes etapas para a construção do plano de comunicação integrada, ajudando não só a entender demandas atuais, mas, também, a fazermos análises de cenários e previsões futuras.

Na visão de Lupetti (2007),  é nesse contexto que o diagnóstico se faz importante, ele serve não somente para identificar potencialidades, mas também limitações da organização, além de:

  1. Alinhar o profissional à realidade do ambiente em que ele irá atuar;
  2. Enxergar oportunidades e ameaças em eventuais estratégias;
  3. Delimitar até onde deve e como deve operar;
  4. Gerar dados estratégicos para tomada de decisão posterior no plano de comunicação proposto.

Etapas fundamentais do diagnóstico comunicacional

Janeiro vem chegando e muitas vezes, é só nesse mês que as empresas abrem os olhos para a importância do diagnóstico e planejamento de comunicação integrada.


Então, como estudiosa de gestão de projetos de comunicação , entendo que o levantamento de requisitos é fundamental para montar o escopo, assim como o diagnóstico é vital para que possamos ter estratégias de comunicação e marketing assertivas e que respondam aos desafios do mercado atual.

Assim sendo, reuni os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

Identificação da missão, visão e valores;

Definição do negócio;

Análise do ambiente externo, setorial e interno;

Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Visão do processo

Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).

Dessa maneira, é preciso compreender todos os procedimentos de um diagnóstico, para, em seguida, começar a mineração, coleta de informações, e, depois, cruzar as informações coletadas e elaborar um relatório do diagnóstico comunicacional.

E então, como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico? Focando apenas em um público? Usando diversas técnicas?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso ao vivo e avançado: Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada.

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos