Como criar um plano de comunicação integrada?
Criar um plano de comunicação integrada não é simplesmente pegar uma fórmula pronta e sair replicando para todo e qualquer segmento.
Cada planejamento é produto único, exclusivo e específico para determinada empresa.
Assim, é preciso enxergar todas as partes e elementos da gestão da comunicação, conforme nosso método abaixo.
Juntos, vamos ver como você poderá estruturar o plano de comunicação integrada da sua empresa.
Conheça as etapas do planejamento integrado de comunicação:
Diagnóstico: É hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macroambiente;
Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação;
Mapeamento dos públicos: definição dos stakeholders;
Definição de objetivos, metas, táticas, estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos;
Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é estratégico para sua empresa?
Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?
Indicadores estratégicos: defina aqui as métricas e KPIs que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!
Investimentos: quanto será preciso investir?
Recursos : o que temos hoje para construir esse plano ou campanha?
Cronograma: quanto tempo vai levar?
Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições?
Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?
Agora que você conhece as principais etapas do planejamento, separei para você os principais tópicos de um plano de comunicação integrada!
Tópicos do Plano | Objetivos |
1 – Apresentação | Descrever as principais características da organização, sua marca, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante. |
2 – O que fazer? | Objetivos: gerais de marketing e de comunicação. |
3 – Para quem fazer? | Características do público-alvo da campanha. |
4 – Como fazer? | Definição das estratégias de comunicação. |
5 – Onde fazer? | Área da campanha. |
6 – Como controlar e avaliar? | Formas, indicadores e pessoas responsáveis pela avaliação e controle. |
7 – Quanto vai custar? | Investimentos: específicos e geral. |
8 – Anexos | Dados e informações que embasem o plano. |
Por que falar de plano de comunicação?
Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento junto aos clientes, pois:
- Se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
- Precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
- Evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.
Nesse sentido, conectar todas as etapas do plano de comunicação integrada irá contribuir e muito para seu negócio, fortalecendo a reputação!
Ademais, esse plano de comunicação é um caminho para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos do plano de negócios.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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