campanha-de-comunicacao-integrada
Comunicação Integrada

Campanha de comunicação de uma empresa: aprenda!

Por: Isabela Pimentel15/nov/2021
Compartilhe:

Campanha de comunicação é um elemento muito comum na rotina das empresas, mas, será que para criar uma é só ter um pacote de posts nas redes sociais e soltar comunicado para os funcionários? É claro que não!

Antes de tudo, precisamos entender que qualquer campanha de comunicação necessita, para dar certo e ter resultados efetivos, estar associada a um planejamento de comunicação desenvolvido anteriormente.

Criando a campanha de comunicação de uma empresa

Assim, pode parecer uma realidade muito distante, visto que , na maioria das empresas, o foco das ações de comunicação tem sido a criação de um conteúdo sem qualquer tipo de estratégia definida previamente.

Mas, se não faço um diagnóstico e começo uma campanha baseada no achismo, saiba que as chances de erro crescem exponencialmente.

Campanhas estratégicas de comunicação de marca

Nesse sentido, vamos entender juntos os passos essenciais para criação e gestão de uma campanha de comunicação de marca.

campanha de comunicacao integrada.

O primeiro passo para que a marca possa começar a pensar em ações e táticas, é elaborar um Plano de Comunicação.

O Plano de Comunicação é um documento que contém as diretrizes que norteiam o relacionamento da empresa com seus principais stakeholders.

Passos para criar a campanha

Os Planos estratégico e táticos de comunicação são criados após a definição das políticas de comunicação das empresas.

Infelizmente, no Brasil, poucas empresas possuem políticas de comunicação, no máximo, e quando, possuem planos táticos, deixando de lado, os planos estratégicos.

É no Plano de comunicação integrada da empresa que estão:

  1. Objetivos;
  2. Mapa de públicos (stakeholders);
  3. Metas;
  4. Estratégias;
  5. Táticas;
  6. Plano de Ação;
  7. Planejamento de canais;
  8. Mensagem-chave x canais;
  9. Cronograma;
  10. Orçamento;
  11. Responsáveis (Matriz RACI ou de responsabilidade);
  12. Recomendações.

Assim, enquanto resultado do processo de planejamento, o plano de comunicação é o norte, e a partir dele, é que iremos definir os Planos táticos.

Veja que, enquanto o Plano de Comunicação está na dimensão estratégica, os plano táticos, que contém ações, estão nos níveis táticos e operacionais.

Visão desde a política de comunicação

Vamos então relembrar que a política de comunicação dá origem aos Planos de comunicação integrada, e a partir do Plano de Comunicação Integrada, podemos desenvolver os planos táticos.

Nesse sentido, seguindo a estratégia definida, é hora de criar as campanhas de comunicação.

De fato, veja como é impossível criar uma campanha sem antes ter passado pelo processo de planejamento e assim, ter clareza sobre objetivos, estratégias, metas e táticas.

Uma campanha de comunicação compreende um esforço concentrado e temporário de divulgação de um tema  específico, geralmente relacionado ao posicionamento da empresa, seus valores competitivos e diferenciais, para os mais diversos públicos de interesse. 

Então pergunto: como criar campanha sem antes ter mapeado esses públicos? Difícil, ne.

Vamos lá, agora que você já sabe o conceito de campanha de comunicação, vamos te mostrar um modelo de estrutura para campanhas de comunicação, utilizando a chamada Matriz ou Mapa da Comunicação.

Toda campanha de comunicação precisa começar tendo definidos:

  1. Estratégia a ser utilizada;
  2. Tipo de campanha;
  3. Objetivo;
  4. Meios a serem trabalhados;
  5. Frequência;
  6. Canais;
  7. Audiência;
  8. Responsáveis;
  9. Produtos relacionados (no caso de ações de Marketing).

Após definidos esses elementos, é o momento de considerar o orçamento, cronograma e as formas de mensuração de resultados.

Quando a campanha começa a rodar, precisamos fazer um acompanhamento próximo e período, para avaliar se ela está atendendo  ou não aos objetivos que foram previamente definidos.

Confira nosso modelo de matriz de comunicação para campanha

Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Gostou do texto?

Então, se gostou do texto e acompanhe nossos conteúdos estratégicos, assine nossa newsletter para receber dicas de #Estrategia e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos na Formação Completa. 

Assim, acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso Youtube. 

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Você também pode gostar de:

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos