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Estratégia de Comunicação

Estratégia digital: conteúdo que engaja

Por: Isabela Pimentel14/out/2020
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Estratégia digital é algo que nem toda marca tem , mas que faz muita diferença quando pensamos em posicionamento, relacionamento e reputação.

Então, hoje vamos falar sobre o livro ‘Contágio”, de Jonah Berger’. O autor começa a obra falando sobre o poder do Boca-a- Boca na decisão de compras e como os sistemas de recomendação contribuem para o contágio.

Nesse sentido, não compramos pelo preçou ou valor apenas, mas pela transformação que a história nos traz! Já pensou nisso na sua vida e cotidiano?

 

Ao contrário de anúncios criados com marcas com gatilhos mentais agressivos focados na escassez e medo, as recomendações tem sinceridade e objetividade, aumentando o compartilhamento orgânico e facilitando o reconhecimento de marca.

Sendo assim, é muito melhor atrair um público interessado que meramente assustado e com medo!

Como criar essa estratégia digital?

Uma das formas de levar seu conteúdo mais longe, ainda que seja específico, é saber criar uma história, uma narrativa.

Dessa maneira, nas palavras do autor, “contagioso é o conteúdo que se espalha por meio da influência social”. Demais essa visão!

Ele apresenta seis passos para criar um conteúdo que engaja:

  1. Moeda social : depoimentos;
  2. Gatilhos : mostrar relevância;
  3. Emoção: ao invés de falar da função, diga a emoção/sensação;
  4. Percepção : trazer exemplos palpáveis;
  5. Valor prático:  conhecimento  + competência e valor útil;
  6. História :  embutir conteúdos e produtos com histórias que vendam;
  7. gerar emoção: criar valor!

Por meio da moeda social, é possível contar uma experiencia única – as pessoas gostam de partilhar coisas que as deixem bem na frente das outras.

Um novo olhar

Já percebeu que todos os conteúdos que contém relato pessoal e história nos fazem ter vontade de contar?

Então, você lembra da criança que mostra um desenho depois que acabou de terminá-lo? Seu conteúdo deveria fazer o mesmo: dar vontade de partilhar em outros canais.

Também é importante saber alavancar uma notabilidade interna e a mecânica do jogo, ou seja, ao partilhar, fazer as pessoas se sentirem por dentro do negócio, como se fossem membros. Pense nos clubes de assinatura que existem e não são nada novo.

Dessa maneira, ele acredita que ao nos comunicar, não estamos apenas passando informação, mas falando algo sobre nós mesmos.

Outro ponto interessante do livro é a diferença entre  boca-a- boca imediato e o contínuo, onde você quer focar?

Entenda mais sobre os dois:

Imediato: você partilha informação sobre produto ao ser impactado;

Contínuo:  mantém conversas na semana seguinte;

Produtos apenas interessantes não sustentam um boca -a -boca contínuo. Ou seja, é preciso manter esse fluxo de contação de histórias sempre!

Associação de marca

Para despertar curiosidade e interesse, ele recomenda que se busque explorar os gatilhos naturais do seu produto ou serviço , como a associação de Kit kat ao Café!

Por isso, na hora de fazer associação, cuidado: quanto maior o número de coisas a que uma ideia está associada, mais frágil esse elo.

Uma grande lição é que não devemos focar as mensagens de marketing na informação, mas na emoção que ele desperta. Não é o fato, mas emoções subjacentes que levam a pessoa a agir.

Foco no conteúdo e estratégia digital

Assim sendo, o foco do conteúdo que engaja é sua capacidade de inspirar pessoas a se inspirarem e seguirem nossas dicas e conteúdos. Pense agora: o  quanto ainda falam do seu produto ou conteúdo depois de uma campanha?

Afinal, pessoas não pensam em termos de informação, mas sim em narrativas: a informação vem de carona e histórias são fontes de aprendizado cultural.

PONTOS PRINCIPAIS DO LIVRO

1.Ter produtos e ideias contagiantes;

2.Moeda social:  compartilhar coisas que geram boa imagem;

3.Gatilhos: recurso para oferecer benefícios na ponta da língua;

4.Emoção: quando eu me importo, realmente compartilho;

5. Público: feito para ser falado pelas suas audiências principais;

6.Valor prático: novidade que se pode usar;

7. História:  informação viaja disfarçada.

Gostou?

Confira a resenha do livro aqui

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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