Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

4 passos para gestão da imagem e reputação

Confira as 4 dicas e passos especiais que ajudarão sua marca a evitar crises e a fazer gestão da imagem e reputação da sua empresa de forma integrada.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 25/09/2020

Compartilhe:

Afinal, como fazer uma Gestão da Imagem e Reputação de forma integrada? Como avaliar o todo se a marca só foca em uma parte?  Como saber resultados da percepção e valor da marca se só se considera curtidas e alcance? São as tais métricas de vaidade!

Quando trazemos essa analogia para o mundo corporativo, especialmente para a área de comunicação, notamos que muitos gestores ainda pensam que irão fazer a gestão da imagem e reputação da marca, desconsiderando as redes sociais de sua estratégia.

Seria possível? Claro que não. A reputação é da marca, unindo as percepções dentro e fora do ambiente digital.  Tudo comunica e tudo impacta na formação da imagem da marca.

Ou seja, antes mesmo de fazer planejamento de comunicação, precisamos pensar no que eu chamo de etapas de gerenciamento da reputação no ambiente digital, vamos lá?

Etapas: gestão da imagem e reputação

Passo 1: O que as pessoas dizem da sua marca? (Monitoramento)

Passo 2: Em que canais? (Diagnóstico da imagem)

Passo 3:  Quem fala da minha marca (influenciadores/detratores)?

Passo 4: Desses públicos, quais são prioritários? (Mapeamento de públicos)

Confira o material especial que preparamos sobre gestão da comunicação e reputação

https://pt.slideshare.net/isabeladpimentel/gesto-estratgica-da-comunicao-integrada

Planejamento de ações de relacionamento

Mapeamento de riscos e crises
Mapeamento de riscos reputacionais e prevenção de crises

Dessa forma, quando falamos em redes sociais, cada vez mais a reputação da empresa é também associada a sua presença e posicionamento digital.

Quando um cliente está, por exemplo, procurando um hotel para passar suas férias, ele vai à página do local no Facebook e confere as avaliações e recomendações. Ou seja, as redes sociais e os sistemas de recomendação afetam tanto a imagem quanto a reputação das empresas nos dias de hoje.

Assim, por mais que a empresa tenha uma única reputação (não vamos pensar em reputação on/offline), nos dias de hoje, a presença digital tem um peso muito maior na imagem que  o cliente vai formar em sua mente sobre a empresa. Concorda? 

Vamos ver como a reputação digital pode ser avaliada:

  1. Facebook/ Instagram: número de comentários negativos, tempo de resposta, avalições de clientes, se o mural é aberto ou fechado, se os comentários são apagados;
  2. Sites de defesa do consumidor (Ex: Reclame Aqui e Proteste): número de avaliações positivas e negativas, frequência de reclamações, taxa de resposta,  taxa de solução (o caso foi resolvido? O cliente afirma que voltaria a fazer negócio?) ) e o tempo de resposta;
  3. Site Institucional: comentários nas notícias, taxa de respostas  e taxa de atendimento via fale conosco.
  • Os  4F do marketing digital

Dessa maneira, em seu livro Marketing 4.0, Kotler fala nos impactos que as recomendações de fãs, familiares, amigos e seguidores tem na decisão de compra ou não de um produto.

Nesse cenário, não basta a marca dizer que é x ou y, ela precisa ser percebida como tal, pois as recomendações se darão com base em avaliações de pessoas reais, que têm perfis ativos em redes sociais.

Ou seja, além desse sistema de recomendações, Kotler fala em outros 4F para o marketing digital:

  1. Fluxo;
  2. Feedback;
  3. Fidelização;
  4. Funcionalidade.

Assim, sabemos que ao zelar pela imagem e reputação, sua marca previne crises.

Por fim, se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos,  assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Tenha uma estratégia para trabalhar com embaixadores da sua marca.

Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube. 

Baixe nossa aula completa e modelo de planejamento de comunicação em pdf.

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada.

Aprenda a criar  projeto e política de comunicação.

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel

Como Melhorar a Gestão da Comunicação em projetos?

Como Melhorar a Gestão da Comunicação em projetos?

A Gestão da comunicação é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer projeto. Ela não envolve apenas a troca de informações entre os membros da equipe, mas também o alinhamento de expectativas, a resolução de conflitos e a garantia de que todos os envolvidos estão cientes dos objetivos e do progresso do

Por: Isabela Pimentel