comunicacao-integrada
Consultoria de Comunicação Integrada

Grau de integração da comunicação: avalie!

Por: Isabela Pimentel27/jun/2022
Compartilhe:

Integração da comunicação é um desafio diário. Cansado de Pesquisas de Comunicação e Análises de Canais que geram dados que ficam na gaveta e não orientam resultados e transformações reais? 

Que tal avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa é capaz de contribuir com a integração dos times aos processos corporativos e estratégias de negócio?

integração da comunicação

Conheça o GIC, Grau de Integração da Comunicação, ferramenta inédita desenvolvida pela Comunicação Integrada, que permitirá a sua empresa entender a efetividade das práticas, programas, projetos, campanhas, ações e iniciativas atuais e o quanto dialogam com a Gestão Estratégica e Drivers de Valor do Negócio.

A Plataforma foi desenvolvida a partir da contratação da IntegraMD , que fez  todo o trabalho de design e programação, ao lado da identidade visual e logo, criadas por Luiz Conceição.

Grau de Integração da Comunicação

O Grau de Integração da Comunicação (GIC) é calculado com ênfase em 22 Requisitos Essenciais (RE), baseados na Metodologia do Diagrama da Comunicação Integrada e no Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica.  

Dessa maneira, são 64 perguntas específicas que nos ajudarão a ter um panorama de como está a comunicação da sua empresa em aspectos estratégicos.

Após a análise 360 º, sua empresa receberá na tela e, em seguida, por e-mail, um relatório completo com o Resultado Geral e indicadores por blocos temáticos, além de recomendações consultivas para melhoria dos pontos sensíveis e materiais ricos para download.  

Conheça os estágios do GIC e entenda em que fase sua empresa está:


Fase 1:  Comunicação Desarticulada

Momento crítico

Sua empresa ainda não possui processos estruturados e está muito voltada para a comunicação tradicional, focando apenas em curto e médio prazo.

Por isso, ainda não consegue estruturar planos, projetos e programas que dialoguem com as Estratégias de Negócio. Por não estar próxima das Redes Decisórias, ainda segue desarticulada.

As equipes não se envolvem na construção das Estratégias e os fluxos são top-down, de cima para baixo, provocando ruídos e falhas. Reputação, prevenção de crises e Marca Empregadora ainda não são trabalhadas.


Fase 2: Comunicação Estruturada

Momento de estruturação básica


Sua empresa já iniciou um trabalho de Planejamento de Comunicação, tendo passado pela fase de diagnóstico; por isso, já conhece os principais problemas.

Sua empresa já trabalha na melhoria de fluxos, processos e revisão das práticas de comunicação com lideranças e equipes, mas é preciso ir além de canais e olhar para a cultura organizacional e o clima.

Canais já estão estruturados e têm indicadores básicos da sua performance, mas as pesquisas ainda não contemplam uma visão integrada sobre práticas, fluxos, cotidiano, gaps, clima e cultura.

Há iniciativas sendo desenhadas para fortalecer o relacionamento entre áreas com a alta gestão e a criação de Programas de Comunicação. Assim, Diversidade, Inclusão, Sustentabilidade e Acessibilidade começam a entrar na pauta. Alguns líderes e membros da alta Gestão têm consciência sobre o papel da Comunicação Corporativa no fortalecimento dos negócios.

Fase 3: Comunicação Integrada

Comunicação já é integrada!

Sua empresa tem planos, projetos e programas estruturados, já fez um trabalho de comunicação que olha para pessoas, processos e estratégias, mas ainda é preciso considerar a cultura de dados (data driven) e o monitoramento! Vamos em frente!

Mesmo com a cultura de realização de pesquisas constantes, de Clima e Comunicação, as informações geradas não são analisadas de forma estratégica para tomada de decisão. Com isso, a comunicação ainda não é planejada com base em dados e insights vindos das análises.

Programas, projetos e planos têm participação das equipes, e as lideranças recebem periodicamente treinamentos para fortalecer a Liderança Comunicadora.

A área sempre é envolvida nos processos decisórios e tem papel importante nos principais projetos corporativos. Já faz Comunicação Integrada. Agora, vamos avançar para sermos estratégicos!


Fase 4: Comunicação Integrada e Estratégica

Comunicação é integrada e estratégica!

Sua empresa tem uma comunicação autêntica com as equipes e lideranças. Há canais de escuta e feedback, e o clima organizacional é positivo. Marca empregadora e cultura organizacional estão sempre na pauta. Os processos e fluxos são sempre revistos e há foco na melhoria contínua.

Há protocolos, treinamentos e procedimentos que seguem os cuidados com a marca, alinhados ao Compliance e às diretrizes de prevenção de riscos, eventos críticos e Crises. Há ações periódicas de reforço à marca empregadora e reputação.

Colaboradores são envolvidos nas campanhas e nos processos decisórios, e os líderes já têm forte consciência do quanto a comunicação é um dos pilares estratégicos para o sucesso dos negócios.

Pronto para a mudança?  Calcule agora o GIC da sua empresa!

Grau de Integração

Para aprofundar os insights desse relatório e transformar a comunicação da sua empresa, melhorando os gaps apontados no Diagnóstico 360º (reputação, autoridade digital, posicionamento, canais) e criando estratégias integradas, conheça nossa consultoria em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação.

Implemente essas mudanças também preparando suas equipes em nossos workshops in company.

Você também pode se tornar um especialista na nossa metodologia, agregando valor a seus projetos corporativos, em consultorias e agência, participando do Curso Avançado em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação.

Além de 30 aulas, cases reais de mais de 25 projetos, templates, planners, checklists e conteúdo aprofundado, você receberá como bônus um módulo completo sobre Princípios da Gestão de Projetos, Definição de Proposta de Valor, Entendimento do Negócio e Cadeia de Valor, Mapeamento de Processos e Melhorias nos Fluxos de Comunicação com Métodos Ágeis.

Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos