Mapa de comunicação em gerenciamento de projetos
Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa , que norteasse o relacionamento com stakeholders e como esse material iria facilitar o cotidiano dos projetos corporartivos. Seria tão diferente né? Nos permitiria ir além do operacional.
Pois bem: é exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorreram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua, ainda existam nas empresas.
O mapa de comunicação integrada em projetos
Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa de outro, comunicação interna ainda outro, e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.
Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados?
Sem fluxos claros, ou seja, uma sequência lógica de atividades encadeadas, como podemos gerar valor e fazer gestão do conhecimento?
Gerenciamento da comunicação em projetos
Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor de comunicação e suas áreas de interface em projetos corporativos.
Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:
- Campanhas não dão certo , nem trazem retorno;
- Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
- Área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.
Criando o mapa da comunicação integrada
O tradicional Composto da Comunicação Integrada, ou Mix de Comunicação Integrada, formado por comunicação interna, administrativa , organizacional e mercadológica é uma metodologia essencial para articulação dos esforços de relacionamento, posicionamento e comunicação, proposto pela grande professora Margarida Kunsch.
Mas, diante dos desafios e temas atuais, precisamos ir além das quatro esferas.
Nesse sentido, é preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa, de acordo com Isabela Pimentel:
- Mapear todas as atividades da área;
- Compreender a cadeia de valor;
- Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa e etc;
- Envolver partes interessadas.
- Não adianta ter um plano integrado de comunicação que desconsidera a estratégia no cotidiano, pessoas, processos e os fluxos na rotina. Veja, em nosso fluxograma, as premissas e princípios para um trabalho alinhado à cultura organizacional.
O Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica (2023)
Por isso, no chamado ‘Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica’, a consultora, autora e professora Isabela Pimentel desenvolveu metodologias complementares e em sinergia, que incluem foco em:
- Comunicação com funcionários: além do interno e ‘foco no colaborador’, é vital trabalhar também cultura, marca empregadora, gestão e liderança;
- Comunicação diversa, acessível e inclusiva: esfera que necessita de todo cuidado, com foco não apenas em ações, mas em campanhas, projetos e programas, alinhando discurso e prática para as pessoas colaboradoras;
- Comunicação mercadológica: além dos tradicionais instrumentos de promoção de vendas e merchandiging, é urgente considerar posicionamento, estratégia e todo ecossistema da marca;
- Relações Públicas Digitais: trabalho de relacionamento, construção e fortalecimento do patrimônio digital, que vai além da presença nas redes e mídias sociais;
- Comunicação administrativa: a passa a abarcar também, além das informações sobre pessoas, fluxos, redes e processos;
- Comunicação Institucional: precisa trabalhar cada vez mais com foco em reputação;
- Mapeamento de Riscos e prevenção de crises: olhar atento aos pontos sensíveis, de forma a agir rápido e conter danos reputacionais;
- Comunicação com mercado/acionistas: rapidez, agilidade e transparência, cuidando dos princípios ESG e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Agora que já demos os primeiros passos e entendemos o Mapa da Comunicação nos projetos, é preciso começar pelo diagnóstico: é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento.
Em nossa metodologia, o Diagnóstico 360º compreende a análise das atuais práticas de Comunicação da empresa , seu relacionamento com os principais públicos de interesse e respectivos canais.
Exemplo de Plano de Comunicação em projetos
Nesse mapa integrado de projetos, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina da empresa.
Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.
O que então minha empresa recebe ao criar o Mapa da Comunicação em um projeto ?
- Relatório com pontos críticos ao término de cada fase da consultoria;
- Plano piloto emergencial para cada fase da consultoria;
- Relatório da Pesquisa de Comunicação e Canais;
- Relatório de Diagnóstico Completo;
- Recomendações para melhoria de fluxos e processos da área de Comunicação e suas áreas de interface principais dentro da organização (não contempla outras áreas corporativas e seus processos);
- Plano de Comunicação Integrada (curto, médio e longo prazo).
O que forma o Mapa da Comunicação Integrada?
- Análise de cenários (macro e microambiente);
- Práticas atuais de comunicação com os stakeholders estratégicos;
- Pessoas (rede decisória e equipes envolvidas);
- Processos (atuais e propostas de melhoria);
- Riscos (em processos, operações e todo risco reputacional);
- Tecnologias (quais são aderentes ou não).
Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.
Gostou do nosso Mapa? Que tal adotá-lo em sua empresa?
Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos
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Confira os materiais gratuitos que separamos sobre projetos de comunicação:
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Guia completo para projetos de comunicação
Infográfico – Seu plano e projeto de comunicação são efetivos?
Diagnóstico de comunicação para projetos e planos
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