projetos-de-comunicacao
Planejamento Estratégico de Comunicação

Comunicação na gestão de projetos

Por: Isabela Pimentel7/fev/2023
Compartilhe:

Gestão de projetos envolve não apenas a definição de escopo, recursos, Qualidade, partes interessadas, cronograma: inclui também pensar na comunicação em todas as fases.

Nesse sentido, o Gerenciamento de projetos é uma técnica fundamental para o sucesso em qualquer empreendimento que envolva comunicação integrada.

Um bom trabalho de gestão de projetos de comunicação é fundamental para que a empresa alcance seus objetivos e resultados. 

Plano de comunicação em projetos

Portanto, se antes os resultados de um projeto corporativo de comunicação eram mais simples de ser obtidos, com a multiplicidade de públicos e canais , novos pólos de emissão de conteúdo disputam a atenção do público.

Assim sendo, entre o que foi dito, ou seja, a mensagem enviada pelo emissor e o elo final, ou seja, o receptor, diversos ruídos e contextos comunicativos podem alterar a compreensão da mensagem, especialmente quando várias fontes disputam a atenção dos leitores na empresa e redes sociais.

É por isso que planejar e realizar o gerenciamento das comunicações em todas as etapas do projeto é vital.

Nessa lógica, Gerenciamento de projetos é uma metodologia baseada em princípios e técnicas que, quando aplicadas corretamente, oferecem a capacidade de cumprir os requisitos de qualidade estabelecidos, dentro do orçamento previsto e do período estipulado. É usada para gerenciar um projeto de comunicação desde o início até o seu término.

Os princípios fundamentais da Gestão de Projetos incluem planejamento cuidadoso, estratégias de comunicação, relacionamento com gerentes, equipes especializadas e colaboradores qualificados, alinhando a execução dos processos-chave à visão compartilhada do objetivo final.

Plano de comunicação do projeto

Para desenvolver um projeto de comunicação eficiente, o gestor de projetos precisa lidar com vários desafios, como:

  1. Lidar com diversidade de públicos;
  2. Identificar as diferentes demandas comunicacionais;
  3. Gerenciar as expectativas dos stakeholders;
  4. Produzir conteúdos focados em diferentes temáticas e segmentos;
  5. Acompanhar as constantes atualizações em mídias, formatos e inovações tecnológicas;
  6. Ter um planejamento que seja flexível o suficiente para lidar com mudanças de cenários.

Gerenciamento das comunicações no projeto x tempo

Nesse sentido, estabelecer diretrizes claras para o alcance dos objetivos é vital para o sucesso de um projeto.

Por isso, sempre planeje recursos e defina metas de curto, médio e longo prazo que permitam a execução eficiente das atividades.

Assim, você assegura que os resultados serão entregues dentro do cronograma.

De acordo com essa estratégia, crie tarefas específicas e distribua-as para seus colaboradores, anotando eventuais mudanças na programação setor por setor, sobretudo na comunicação, que é tão dinâmica.

A importância da comunicação na gestão de projetos

Sabemos que a gestão da comunicação é um elemento vital para evitar ruídos e queda de confiança entre as partes envolvidas em um projeto. É preciso que as mensagens sejam claras, coerentes e que seja estabelecida uma forma de comunicação para cada público específico.

De forma resumida, entenda o papel da comunicação na gestão de projetos:

– Garantia do alinhamento de objetivos estratégicos;

– Envolvimento dos times;

– Foco na integração entre áreas;

– Papel vital na disseminação das metas;

– Direção estratégica nos projetos;

– Negociação;

– Tomada de decisões.

Agora que já sabemos mais sobre o papel da comunicação em todas as fases do projeto, vamos avançar.

Planejamento da comunicação nos projetos

Projetos de comunicação precisam ter um planejamento e uma estrutura bem definida , para que os resultados esperados sejam alcançados. Todos os dados e informações precisam estar alinhados e organizados de acordo com sua complexidade,  momento da empresa e tipo de projeto. 

Também vale destacar que os projetos de comunicação geram distintas demandas, pois envolvem pessoas, a cultura corporativa, as características da empresa e o próprio escopo.

Podemos considerar que a criação de projetos em comunicação se divide em quatro grandes fases macro:

  1. Planejamento;
  2. Execução;
  3. Gerenciamento da comunicação;
  4. Controle da comunicação;
  5. Monitoramento;
  6. Avaliação de resultados.

Matriz de comunicação na gestão de projetos

Para que seu projeto tenha um bom engajamento, é importante que todo o planejamento e estruturação sejam colaborativos, ou seja, contem com a participação das áreas estratégicas.

Tendo dado os primeiros passos na definição do seu projeto, é hora de pensar no papel que a comunicação desempenha nele, criando uma matriz de comunicação do projeto, que contenha:

  • Quais informações precisam ser abordadas?
  • Por qual razão elas são relevantes?
  • Qual o intervalo de tempo e a frequência da distribuição das informações?
  • Quem é responsável por cada comunicação?
  • Quem receberá cada informação?
  • Quais as ferramentas que podem ser utilizadas na comunicação do projeto? Quais as mais apropriadas e para quem?
  • Qual o tempo e o orçamento disponíveis para gerenciar as comunicações? Há riscos?
  • As partes interessadas são internas e/ou externas?
  • A equipe está agrupada no mesmo local?
  • Quais idiomas serão utilizados na comunicação?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação e gerenciamento de projetos?

Assim,  assista mais de 300 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada e projetos.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos