Roteiro para plano de comunicação
Criar um plano de comunicação integrada não é simplesmente pegar uma fórmula pronta e sair replicando para todo e qualquer segmento de clientes.
Nesse sentido, é essencial entender conceitos, fases e etapas do processo de planejamento. Plano é resultado, mas planejamento é o processo que começa lá no diagnóstico ou auditoria, ok?
Cada planejamento de comunicação é produto único, exclusivo e específico para determinada empresa. Não dá para acreditar em fórmulas prontas, sem diagnóstico, por isso, vamos conhecer a estrutura básica, simplificada e roteiro de um plano de comunicação.
Também temos um guia definitivo especial para quem se dedica ao Planejamento.
Juntos, vamos ver como você poderá estruturar o plano de comunicação integrada da sua empresa.
A primeira etapa, em linhas gerais, é o chamada diagnóstico ou fotografia da empresa, cenários, concorrentes, mapeamento de públicos e etc.
Portanto, preparamos um infográfico com os principais elementos do planejamento de comunicação.
Roteiro do Plano de Comunicação Integrada
Diagnóstico: É hora de ouvir! Aqui, você vai conhecer de perto a empresa, como a comunicação é feita, linguagem utilizada, além de analisar o micro e macroambiente: são também chamadas fatores incontroláveis as forças do macroambiente.
Análise situacional: aqui você vai entender como sua empresa está e qual melhor forma de trabalhar a comunicação entre os setores, concorrentes e clientes;
Mapeamento dos públicos: é a definição dos stakeholders;
Definição de objetivos, metas, táticas e estratégia: aqui você diz que caminho vai percorrer e como, em termos quanti e qualitativos;
Escolha das mensagens-chave: que conteúdo é estratégico para sua empresa? Qual é o discurso integrado de comunicação e o tom de voz (brandtone)? É vital ter um tom de voz bem alinhado.
Escolha dos meios: que canais de comunicação utilizar para levar as mensagens –chave a esses públicos?
Indicadores estratégicos: defina aqui as métricas, KPIs e OKRs que vai utilizar para mensurar os resultados da campanha!
Investimentos: quanto será preciso investir? Quais contratações são necessárias?
Recursos : o que temos hoje para construir esse plano ou campanha? Lembre que podem ser recursos humanos, tecnológicos, ferramentais etc.
Cronograma: quanto tempo vai levar? Em que ciclos vamos focar (cronograma mensal, semanal, quinzenal?);
Responsáveis: quais são os envolvidos e suas atribuições? Use a Matriz RACI.
Plano de Ação: por onde vamos começar e quando as ações serão executadas?
Qual racicínio básico para o Plano de Comunicação Integrada?
Um ponto muito delicado é a definição de objetivos. Portanto, é essencial ter um raciocínio básico do que é ou não importante para sua empresa, como diz o livro ‘Avalie o que importa’.
Afinal, como definir um objetivo de comunicação? Sabemos que muitas vezes a comunicação é reduzida ‘a entregar ‘ e ‘produzir’.
Mas a comunicação integrada vai além e traz os benefícios abaixo:
Por isso, muito cuidado: na hora de definir objetivos, pense no negócio como um todo e no impacto que a comunicação pode trazer na cadeia de valor , ao fomentar relacionamentos e interações com stakeholders.
Por exemplo: ‘Crescer no Instagram ‘ é legal, mas é métrica de vaidade e não pode ser o objetivo fim de uma marca, entende? Precisamos mostrar e tangibilizar o nosso papel nos negócios.
Quais são os objetivos do seu Plano de Comunicação ?
Os objetivos precisam ser:
1. estratégicos;
2. realistas;
3. responder a desafios de negócio;
4. Mensuráveis;
5.Relevantes.
Agora que você conhece as principais etapas do planejamento, separei para você os principais tópicos de um plano de comunicação integrada!
Esboço do Plano de Comunicação e Marketing
Tópicos do Plano | Objetivos |
1 – Apresentação do Plano | Descrever as principais características da organização, sua marca, concorrentes, seus produtos e serviços e qualquer outra informação relevante. |
2 – O quê fazer? | Objetivos: gerais e específicos, de marketing e de comunicação. |
3 – Para quem fazer? | Características do público-alvo e personas da campanha. |
4 – Como fazer? | Definição das estratégias de comunicação. |
5 – Onde fazer? | Área da campanha, abrangência, canais/meios. |
6 – Como controlar e avaliar? | Formas, indicadores e pessoas responsáveis pela avaliação e controle. |
7 – Quanto vai custar? | Investimentos: específicos e geral. |
8 – Anexos | Dados e informações que embasem o plano. |
Modelo de Plano de Comunicação
Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento junto aos clientes, pois:
- Se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
- Precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
- Evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.
Assim, conectar todas as etapas do plano de comunicação integrada irá contribuir e muito para seu negócio, fortalecendo a reputação!
Ademais, esse plano de comunicação é um caminho para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos do plano de negócios.
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Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen
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