O que é diagnóstico de comunicação?
Diagnóstico de comunicação ou ‘diagnóstico comunicacional’ é aquela fase importante, que nos fornece insumos para todo o trabalho posterior de planejamento, mas que, muitas vezes, é considerada ‘perda de tempo’ ou ‘o consultor estar querendo consumir horas de trabalho’. Será mesmo?
Não podemos ver o diagnóstico de comunicação como um gasto ou erro jamais. Isso é um grande problema e falta de visão articulada nas empresas.
Assim, temos um grande desafio, não só ao planejar, mas de vender a importância do trabalho completo de diagnóstico e seu valor estratégico.
Essa fase inicial do diagnóstico comunicacional é uma ‘fotografia’ do momento da organização e ajudará a gerar dados para as etapas seguintes do plano de comunicação integrada.
Já aconteceu de sua empresa lançar uma pesquisa de comunicação e não receber a adesão adequada, ou seja, o colaborador não se sentiu motivado a participar? Em consultorias, muitas vezes, as pesquisas realizadas esquecem da importância de ações que chamamos de sensibilização dos colaboradores e das lideranças.
Em um dos nossos projetos consultivos atuais, estamos trabalhando juntos no desenho de ações de sensibilização para aumentar a taxa de engajamento na pesquisa, afinal, o objetivo é fomentar multiplicadores da comunicação interna.
Como parte de ações pré-pesquisa de comunicação, sempre são feitas algumas ações de sensibilização, sobretudo, ida às áreas, envio de emails e comunicados, telefonemas e ações face a face com líderes.
Grande erro
Um dos maiores erros das empresas é criar campanhas e planos de comunicação sem antes ter dedicado o tempo necessário ao diagnóstico, ou seja, à escuta e análise. Não pense em pular etapas, jamais!
Por isso, vamos mostrar essa importância e te ajudar nesse processo, com um modelo de processo que estruturamos para um cliente de consultoria e que tornará esse trabalho mais claro.
O que é diagnóstico de comunicação?
Antes mesmo de falarmos sobre sua importância, vamos entender o que é o diagnóstico de comunicação ou diagnóstico comunicacional.
De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa, suas práticas comunicativas, cenários e concorrentes.
Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.
Visão do todo
Assim sendo, o diagnóstico é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados, a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.
Também é no diagnóstico que entendemos cenários (macro e microambiente, na chamada análise de cenários):
De acordo com o Professor, consultor e especialista em Marketing Nino Carvalho, “um dos momentos mais trabalhosos e complexos de um Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital (PEMD) é a Análise do Macroambiente, parte integrante do Diagnóstico Estratégico“.
Essa análise de ambiente tem duas fases, a seguir detalhadas:
- Microambiente: a empresa, seu segmento, contexto organizacional, concorrência, reputação, práticas comunicativas, canais, fornecedores, capacidades internas, políticas, e etc.
- Macroambiente: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (PESTEL) e forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT ou Fofa)
Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase, que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.
Como estruturar um diagnóstico 360º ?
Podemos dizer que o diagnóstico de comunicação 360º é a primeira e uma das mais importantes etapas para a construção do plano de comunicação integrada, ajudando não só a entender demandas atuais, mas, também, a fazermos análises de cenários e previsões futuras.
Na visão de Lupetti (2007), é nesse contexto que o diagnóstico se faz importante, ele serve não somente para identificar potencialidades, mas também limitações da organização, além de:
- Alinhar o profissional à realidade do ambiente em que ele irá atuar;
- Enxergar oportunidades e ameaças em eventuais estratégias;
- Delimitar até onde deve e como deve operar;
- Gerar dados estratégicos para tomada de decisão posterior no plano de comunicação proposto.
Etapas fundamentais do diagnóstico comunicacional
Janeiro vem chegando e muitas vezes, é só nesse mês que as empresas abrem os olhos para a importância do diagnóstico e planejamento de comunicação integrada.
Nesse sentido, preparamos um checklist que ajudará a ter uma comunicação integrada e estratégica após o diagnóstico comunicacional:
Então, como estudiosa de gestão de projetos de comunicação , entendo que o levantamento de requisitos é fundamental para montar o escopo, assim como o diagnóstico é vital para que possamos ter estratégias de comunicação e marketing assertivas e que respondam aos desafios do mercado atual.
Não podemos ver o diagnóstico de comunicação como um gasto ou erro jamais. Isso é um grande problema e falta de visão nas empresas.
Além de mergulhar no macro e microambiente, é preciso conectar problemas e desafios antes de definir objetivos, metas, estratégia e tática.
Confira nosso modelo de diagnóstico de comunicação:
Assim, temos um grande desafio, não só ao planejar, mas de vender a importância do trabalho completo de diagnóstico e seu valor estratégico.
E então, como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico? Focando apenas em um público? Usando diversas técnicas?
Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?
Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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