diagnostico-de-comunicacao
Diagnóstico de Comunicação

Como se faz diagnóstico de comunicação?

Por: Isabela Pimentel13/jan/2021
Compartilhe:

Diagnóstico de comunicação é a primeira e mais valiosa etapa para a construção de um plano de comunicação integrada. Tal qual um processo de investigação, é o momento de entender mais sobre a empresa, sua realidade, posicionamento e práticas comunicativas.

É impossível ser estratégico sem os dados que essa primeira etapa do planejamento é capaz de nos fornecer.

Por isso, nossa intenção é explicar todos os passos de como fazer um diagnóstico de comunicação , vamos lá?

O que é o diagnóstico de comunicação?

De acordo com Luciene Ricioti,  para planejar a comunicação, é preciso diagnosticar um problema e saber quais as ferramentas de comunicacao disponíveis , “qual sua utilidade e como cada uma delas pode ser empregada”.

Segundo a autora,  o Planejamento de comunicação integrada deve ser mais amplo do que simplesmente orientar e definir a estratégia de comunicacao dentro do ambiente de marketing em estudo. Afinal, planejar é mais que fazer planinhos.

Dessa forma, sabendo que não é possível fazer um plano de comunicação sem passar pelo diagnóstico e que esse plano é a a linha-mestra do relacionamento da empresa com seus públicos estratégicos, precisamos, primeiro, entender que públicos serão ouvidos na fase de diagnóstico.

Públicos importantes

Então, buscando uma visão mais integrada, os três públicos que são ouvidos tradicionalmente nos processos clássicos de diagnóstico são:

-Público interno;

– Público intermediário (distribuidores, parceiros, fornecedores, atacadistas);

– Comunidade (imprensa, ONG).

Mas, considerando que vivemos na era digital, o diagnóstico 360º deve considerar uma perspectiva multistakeholder e multicanal.

Assim sendo, separamos mais algumas dicas sobre o que está envolvido no diagnóstico de comunicação.

Conheça os principais passos, processos e entenda como o diagnóstico vai ser fundamental para seu plano de comunicação corporativa.

Quais são os passos para o diagnóstico de comunicação?

Assim sendo, reuni os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

1.Identificação da missão, visão e valores;

2. Definição do negócio;

3. Análise do ambiente externo, setorial e interno (micro e macroambiente);

diagnostico-de-comunicacao-microambiente

4. Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais e etc:

diagnostico-de-comunicacao
  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa;
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
  3. Analisar empresa e sua reputação;
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores,diretoria, colaboradores;
  5. Auditoria de imagem;
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
  7. Mapeamento de defensores e detratores;
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
  9. Pesquisas de opinião;
  10. Pesquisa de mercado;
  11. Pesquisas de clima;
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente;
  13. Grupo focal com formadores de opinião;
  14. Compilação de dados;
  15. Apresentação.

Processo sistêmico

Diagnóstico de comunicação integrada
Metodologia de Diagnóstico de Comunicação Integrada
Autora: Isabela Pimentel

Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).

Assim sendo, é preciso compreender todos os procedimentos de um diagnóstico, para, em seguida, começar a mineração e coleta de informações, e depois cruzar as informações coletadas e elaborar um relatório do diagnóstico.

Além de mergulhar no macro e microambiente, é preciso conectar problemas e desafios antes de definir objetivos, metas, estratégia e tática. Confira nosso modelo de diagnóstico de comunicação:

Como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos