Política de Comunicação Interna: como criar?
Política de Comunicação Interna é extremamente necessária, porém, pouco presente e valorizada nas organizações. Apesar de ser pouco explorado de forma estratégica nas empresas, o processo de comunicação interna, ou comunicação com empregados, precisa estar alinhado com os objetivos e estratégias da alta liderança, ser parte do seu dia a dia.
Em tempos tão complexos, manter o público interno engajado e atuante é um desafio não apenas para a área de comunicação. Precisamos entender o processo de comunicação como um todo, como aponta o livro de Isabela Pimentel.
O que é Política de Comunicação Interna?
Sendo assim, uma das ações que auxilia no posicionamento da área de comunicação como estratégica para a empresa é a instituição de uma política de comunicação efetiva.
Confira nosso vídeo especial sobre o processo de construção da política de comunicação interna:
Nesse sentido, uma política de comunicação interna tem, entre seus objetivos, promover o fluxo de comunicação horizontal e vertical, contribuindo para a difusão de informações e ideias, de forma plural e diversa.
Todos devem tornar-se sujeitos dos processos comunicacionais, pois o modelo em que pessoas são meras receptoras de informações não existe mais e já não dá conta da realidade atual.
O que é Política de Comunicação Interna?
Dessa forma, a Política de Comunicação Interna é o documento que reúne princípios, orientações e recomendações para a atuação de profissionais da comunicação.
Sua finalidade é estabelecer as principais Diretrizes para o relacionamento com os públicos de interesse e para o alcance dos objetivos e resultados das ações de comunicação, de forma coordenada, regulamentada e integrada.
Como criar a política de comunicação interna?
Segundo Isabela Pimentel, da Comunicação Integrada, para que a criação da sua política seja a mais assertiva possível, é preciso atender algumas etapas:
- Alinhamento estratégico com a alta liderança – todos engajados desde o início do processo;
- Diagnóstico – para entender a empresa, suas práticas comunicativas, pontos fortes e detectar oportunidades;
- Definição dos objetivos estratégicos para a comunicação;
- Envolvimento das áreas-chave – a construção de uma política não deve ser um processo isolado. Sem a participação das demais áreas, não há adesão e engajamento;
- Criação, aprovação e atualização da política de comunicação – sempre alinhada aos contextos de mercado, sociedade e principalmente de comunicação a política precisa ser revisada e acompanhada constantemente.
O que deve conter na Política de Comunicação?
O conteúdo da Política de Comunicação Interna deve refletir as particularidades de cada empresa, mas basicamente ela pode incluir:
1. Princípios – como ética e responsabilidade socioambiental, transparência, atuação em rede, credibilidade, inclusão e agilidade;
2. Objetivos gerais e específicos da política;
3. Públicos estratégicos;
4. Listar os macroprocessos – é o meio pelo qual a instituição organiza grandes conjuntos de atividades, que envolvem mais de um setor para serem operacionalizadas, com o objetivo de gerar valor e cumprir sua missão. Exemplo: comunicação interna, assessoria de imprensa;
5. Diretrizes – cada macroprocesso deve ter sua diretriz descrita na política. No caso da Comunicação Interna ela visa apoiar o compartilhamento de informações qualificadas e a construção de uma relação de confiança, consolidar a cultura organizacional, favorecer a criação de um clima organizacional saudável e produtivo e apoiara consolidação de sua imagem;
6. Comunicação com os públicos – aqui cabe a criação de um quadro esquemático com os veículos, públicos prioritários, objetivos, linha editorial/conteúdos, periodicidade e formatos. De fácil visualização e entendimento, auxilia as demais áreas da empresa;
7. Funcionamento dos Comitês – já que a política deve ser criada com envolvimento das demais áreas, pode-se pensar na criação de comitês para discussão de temas dos macroprocessos;
8. Responsabilidades – é preciso ter clareza de responsabilidades de cada ator envolvido no processo, sempre a partir das diretrizes estabelecidas e do alinhamento técnico na empresa. Podemos usar a Matriz RACI;
9. Monitoramento e avaliação de resultados – o acompanhamento e verificação de resultados permitem identificar oportunidades e a implantação do ciclo de melhoria contínua. Hoje em dia é primordial definir indicadores de processos que monitoram o cumprimento de fluxos e prazos, qualidade das ações e principalmente a efetividade das iniciativas;
10. Identificação de temas sensíveis – são assuntos ou questões que, por seus desdobramentos, podem afetar a imagem e a reputação da empresa. Necessitam de monitoramento e ações de prevenção;
11. Glossário com termos e conceitos.
Importante lembrar que o papel do comunicador ao liderar essa iniciativa é extremamente importante como forma de posicionamento na linha de frente estratégica da empresa e com a alta liderança. Faz sentido ter uma política de comunicação interna na sua instituição?
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Texto: Karina Cunha – Consultora e Gestora de Comunicação
Imagem: Divulgação
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