Como fazer monitoramento de redes sociais?
Monitoramento de marca nas redes sociais é um passo vital, mas, muitas vezes, esquecido pelas empresas. Elas querem logo partir para a ação.
Assim, planejar a comunicação é tão importante para sua empresa quanto o acompanhamento dos resultados objetivos no negócio.
E para ter sucesso, não basta criar um plano de comunicação e pronto. É preciso fazer o ciclo completo de trabalho, que chamo comunicação integrada do plano ao monitoramento!
NÃO É SÓ POSTAR!
Para evitar possíveis erros em lançamentos de produtos e serviços, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico completo da marca, da sua reputação até a presença digital, passando pelos meios off-line, ponto de venda e etc.
Ferramentas e plataformas especializadas são frequentemente usadas para ajudar nesse processo, proporcionando análises detalhadas e relatórios sobre as interações e tendências nas redes sociais. E isso inclui monitoramento de oportunidades , riscos e temas sensíveis.
Monitoramento de redes sociais é o processo de acompanhar e analisar o que está sendo dito e compartilhado nas plataformas de mídia social. Esse monitoramento nos traz:
-Análise de Tendências: Identificar padrões e tendências emergentes nas conversas e comportamentos dos usuários.
-Avaliação de Competidores: Observar o que os concorrentes estão fazendo nas redes sociais e como eles estão se saindo em termos de engajamento e percepção pública.
– Gerenciamento de Reputação: Monitorar e responder a comentários e feedbacks para manter uma boa imagem pública e gerenciar crises.
Monitoramento de redes sociais e escuta para plano de comunicação
Para evitar possíveis erros em lançamentos de produtos e serviços, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico completo da marca, da sua reputação até a presença digital, passando pelos meios off-line, ponto de venda e etc.
É nessa hora que entra em cena o poderoso planejamento de comunicação integrada, que segue as etapas de diagnóstico, análise de cenários (macro e micro), definição de objetivos, metas, plano tático e muito mais!
Plano criado, então o trabalho terminou? Não! Para dar certo, o plano precisa ser algo vivo e que se adapte a novos contextos e momentos da realidade corporativa!
Sendo assim, para avaliar o plano, considero o que chamei de 4E: ele é específico para a realidade da sua empresa e seus públicos? Ele é estratégico? A linguagem é envolvente? Ele é realmente executável?
Então os problemas estão resolvidos se o plano contempla os 4E?
Infelizmente não! Precisamos lidar com o chamado “planejamento under pressure”!
Ou seja, quando um plano de comunicação é rígido demais, ele não tem a flexibilidade necessária para se adaptar aos pedidos de última hora e situações inesperadas que acontecem no dia a dia da empresa.
Como então executar o planejamento de redes sociais?
- Quando surgir um pedido de ação ou campanha não prevista no Plano, avalie se ela está associada aos objetivos estratégicos a serem alcançados no ano;
- Questione se, de acordo com os objetivos e clima da empresa, se esse é o melhor momento para lançar uma nova campanha;
- Solicite o máximo possível de informações à área que solicitou essa divulgação ou fez o pedido da campanha.
- Diferencie campanha de plano de divulgação: várias vezes as áreas solicitam “campanhas”, quando, na verdade, é uma cobertura ou criação de um plano de divulgação
Uma dica para você!
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.
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Entenda o que fazer antes de escolher uma ferramenta de monitoramento para sua marca nas redes sociais.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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