Qual objetivo de uma campanha de comunicação?
Campanha de comunicação é um elemento muito comum na rotina das empresas, mas, será que para criar uma é só ter um pacote de posts nas redes sociais e soltar comunicado para os funcionários? É claro que não!
Antes de tudo, precisamos entender que qualquer campanha de comunicação necessita, para dar certo e ter resultados efetivos, estar associada a um planejamento de comunicação desenvolvido anteriormente.
Afinal, como definir um objetivo de comunicação? Sabemos que muitas vezes a comunicação é reduzida ‘a entregar ‘ e ‘produzir’.
Por isso, muito cuidado: na hora de definir objetivos, pense no negócio como um todo e no impacto que a comunicação pode trazer na cadeia de valor , ao fomentar relacionamentos e interações com stakeholders. ‘Crescer no Instagram ‘ é legal, mas é métrica de vaidade e não pode ser o objetivo fim de uma marca, entende?
Quais são os objetivos do seu Plano de Comunicação 2023?
Os objetivos precisam ser:
1. estratégicos;
2. realistas;
3. responder a desafios de negócio!
Criando a campanha de comunicação de uma empresa
Assim, pode parecer uma realidade muito distante, visto que , na maioria das empresas, o foco das ações de comunicação tem sido a criação de um conteúdo sem qualquer tipo de estratégia definida previamente.
Mas, se não faço um diagnóstico e começo uma campanha baseada no achismo, saiba que as chances de erro crescem exponencialmente.
É essencial, também, que toda campanha seja casada com as diretrizes do plano de comunicação integrada vigente e plano de negócios.
Exemplo de campanha de comunicação
Nesse sentido, vamos entender juntos os passos essenciais para criação e gestão de uma campanha de comunicação de marca.
O primeiro passo para que a marca possa começar a pensar em ações e táticas, é elaborar um Plano de Comunicação.
O Plano de Comunicação é um documento que contém as diretrizes que norteiam o relacionamento da empresa com seus principais stakeholders.
Passos para criar a campanha de comunicação
Os Planos estratégico e táticos de comunicação são criados após a definição das políticas de comunicação das empresas.
Infelizmente, no Brasil, poucas empresas possuem políticas de comunicação, no máximo, e quando, possuem planos táticos, deixando de lado, os planos estratégicos.
É no Plano de comunicação integrada da empresa que estão:
- Objetivos;
- Mapa de públicos (stakeholders);
- Metas;
- Estratégias;
- Táticas;
- Plano de Ação;
- Planejamento de canais;
- Mensagem-chave x canais;
- Cronograma;
- Orçamento;
- Responsáveis (Matriz RACI ou de responsabilidade);
- Recomendações.
Assim, enquanto resultado do processo de planejamento, o plano de comunicação é o norte, e a partir dele, é que iremos definir os Planos táticos.
Veja que, enquanto o Plano de Comunicação está na dimensão estratégica, os plano táticos, que contém ações, estão nos níveis táticos e operacionais.
Visão desde a política de comunicação
Vamos então relembrar que a política de comunicação dá origem aos Planos de comunicação integrada, e a partir do Plano de Comunicação Integrada, podemos desenvolver os planos táticos.
Nesse sentido, seguindo a estratégia definida, é hora de criar as campanhas de comunicação.
De fato, veja como é impossível criar uma campanha sem antes ter passado pelo processo de planejamento e assim, ter clareza sobre objetivos, estratégias, metas e táticas.
Uma campanha de comunicação compreende um esforço concentrado e temporário de divulgação de um tema específico, geralmente relacionado ao posicionamento da empresa, seus valores competitivos e diferenciais, para os mais diversos públicos de interesse.
Como mudar a visão das campanhas de comunicação?
Sabe quando alguém da empresa te para no corredor e pede ‘uma campanha rapidinha’? Em poucas horas, é possível analisar cenários e criar algo realmente ESTRATÉGICO? Ou é só fazer por fazer?
Gente, não dá!
Nesse sentido, não existe trabalho de comunicação efetivo, integrado e com real impacto nos negócios sem:
1. Alinhamento ao Plano de Negócios;
2. Realização de um diagnóstico prévio;
3.Foco em uma estratégia principal;
4. Análise de métricas e KPis (trabalho data driven).
Precisamos mudar essa cultura do ‘rapidinho’ e ‘facinho’.
Nosso trabalho vai muito além e REFORÇA NEGÓCIOS e REPUTAÇÃO.
Então pergunto: como criar campanha sem antes ter mapeado esses públicos? Difícil, ne.
Confira esse modelo de campanha de comunicação e veja seus elementos integrados
Vamos lá, agora que você já sabe o conceito de campanha de comunicação, vamos te mostrar um modelo de estrutura para campanhas de comunicação, utilizando a chamada Matriz ou Mapa da Comunicação.
Toda campanha de comunicação precisa começar tendo definidos:
- Estratégia a ser utilizada;
- Tipo de campanha;
- Objetivo;
- Meios a serem trabalhados;
- Frequência;
- Canais;
- Audiência;
- Responsáveis;
- Produtos relacionados (no caso de ações de Marketing).
Após definidos esses elementos, é o momento de considerar o orçamento, cronograma e as formas de mensuração de resultados.
Quando a campanha começa a rodar, precisamos fazer um acompanhamento próximo e período, para avaliar se ela está atendendo ou não aos objetivos que foram previamente definidos.
Utilize esses 4 grandes argumentos para investir em comunicação integrada nas campanhas:
1- Ao articular todos os esforços, permite que, mesmo em diferentes mídias, as mensagens estratégicas contenham o mesmo espírito;
2- Ao realizar um mapeamento dos públicos antes do planejamento das ações, facilita a produção de conteúdos focados e eficazes;
3- Ao reconhecer a especificidade de cada um dos elos do processo comunicativo, encara a empresa sob uma perspectiva holística;
4- A comunicação passa a ser vista como um processo dinâmico e elemento fundamental de uma boa gestão.
Confira nosso modelo de matriz de comunicação para campanha
Clique aqui para conferir nosso Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica
Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Gostou do texto?
Então, se gostou do texto e acompanhe nossos conteúdos estratégicos, assine nossa newsletter para receber dicas de #Estrategia e #planejamentodecomunicacao todo mês.
Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos na Formação Completa.
Assim, acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso Youtube.
Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada
Você também pode gostar de:
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.