integrated communication
Comunicação Integrada

Qual objetivo de uma campanha de comunicação?

Por: Isabela Pimentel15/nov/2021
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Campanha de comunicação é um elemento muito comum na rotina das empresas, mas, será que para criar uma é só ter um pacote de posts nas redes sociais e soltar comunicado para os funcionários? É claro que não!

Antes de tudo, precisamos entender que qualquer campanha de comunicação necessita, para dar certo e ter resultados efetivos, estar associada a um planejamento de comunicação desenvolvido anteriormente.

Afinal, como definir um objetivo de comunicação? Sabemos que muitas vezes a comunicação é reduzida ‘a entregar ‘ e ‘produzir’.

Por isso, muito cuidado: na hora de definir objetivos, pense no negócio como um todo e no impacto que a comunicação pode trazer na cadeia de valor , ao fomentar relacionamentos e interações com stakeholders. ‘Crescer no Instagram ‘ é legal, mas é métrica de vaidade e não pode ser o objetivo fim de uma marca, entende?

Quais são os objetivos do seu Plano de Comunicação 2023?

Os objetivos precisam ser:

1. estratégicos;

2. realistas;

3. responder a desafios de negócio!

Criando a campanha de comunicação de uma empresa

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Assim, pode parecer uma realidade muito distante, visto que , na maioria das empresas, o foco das ações de comunicação tem sido a criação de um conteúdo sem qualquer tipo de estratégia definida previamente.

Mas, se não faço um diagnóstico e começo uma campanha baseada no achismo, saiba que as chances de erro crescem exponencialmente.

É essencial, também, que toda campanha seja casada com as diretrizes do plano de comunicação integrada vigente e plano de negócios.

Etapas do Plano de Comunicação Integrada

Exemplo de campanha de comunicação

Nesse sentido, vamos entender juntos os passos essenciais para criação e gestão de uma campanha de comunicação de marca.

campanha de comunicacao integrada.

O primeiro passo para que a marca possa começar a pensar em ações e táticas, é elaborar um Plano de Comunicação.

O Plano de Comunicação é um documento que contém as diretrizes que norteiam o relacionamento da empresa com seus principais stakeholders.

Passos para criar a campanha de comunicação

Plano estratégico – Freepik e Agency Boston

Os Planos estratégico e táticos de comunicação são criados após a definição das políticas de comunicação das empresas.

Infelizmente, no Brasil, poucas empresas possuem políticas de comunicação, no máximo, e quando, possuem planos táticos, deixando de lado, os planos estratégicos.

É no Plano de comunicação integrada da empresa que estão:

  1. Objetivos;
  2. Mapa de públicos (stakeholders);
  3. Metas;
  4. Estratégias;
  5. Táticas;
  6. Plano de Ação;
  7. Planejamento de canais;
  8. Mensagem-chave x canais;
  9. Cronograma;
  10. Orçamento;
  11. Responsáveis (Matriz RACI ou de responsabilidade);
  12. Recomendações.

Assim, enquanto resultado do processo de planejamento, o plano de comunicação é o norte, e a partir dele, é que iremos definir os Planos táticos.

Veja que, enquanto o Plano de Comunicação está na dimensão estratégica, os plano táticos, que contém ações, estão nos níveis táticos e operacionais.

Visão desde a política de comunicação

Vamos então relembrar que a política de comunicação dá origem aos Planos de comunicação integrada, e a partir do Plano de Comunicação Integrada, podemos desenvolver os planos táticos.

Nesse sentido, seguindo a estratégia definida, é hora de criar as campanhas de comunicação.

De fato, veja como é impossível criar uma campanha sem antes ter passado pelo processo de planejamento e assim, ter clareza sobre objetivos, estratégias, metas e táticas.

Uma campanha de comunicação compreende um esforço concentrado e temporário de divulgação de um tema  específico, geralmente relacionado ao posicionamento da empresa, seus valores competitivos e diferenciais, para os mais diversos públicos de interesse. 

Como mudar a visão das campanhas de comunicação?

Sabe quando alguém da empresa te para no corredor e pede ‘uma campanha rapidinha’? Em poucas horas, é possível analisar cenários e criar algo realmente ESTRATÉGICO? Ou é só fazer por fazer?

Gente, não dá!

Nesse sentido, não existe trabalho de comunicação efetivo, integrado e com real impacto nos negócios sem:

1. Alinhamento ao Plano de Negócios;
2. Realização de um diagnóstico prévio;
3.Foco em uma estratégia principal;
4. Análise de métricas e KPis (trabalho data driven).

Precisamos mudar essa cultura do ‘rapidinho’ e ‘facinho’.

Nosso trabalho vai muito além e REFORÇA NEGÓCIOS e REPUTAÇÃO.

Então pergunto: como criar campanha sem antes ter mapeado esses públicos? Difícil, ne.

Confira esse modelo de campanha de comunicação e veja seus elementos integrados

Vamos lá, agora que você já sabe o conceito de campanha de comunicação, vamos te mostrar um modelo de estrutura para campanhas de comunicação, utilizando a chamada Matriz ou Mapa da Comunicação.

Toda campanha de comunicação precisa começar tendo definidos:

  1. Estratégia a ser utilizada;
  2. Tipo de campanha;
  3. Objetivo;
  4. Meios a serem trabalhados;
  5. Frequência;
  6. Canais;
  7. Audiência;
  8. Responsáveis;
  9. Produtos relacionados (no caso de ações de Marketing).

Após definidos esses elementos, é o momento de considerar o orçamento, cronograma e as formas de mensuração de resultados.

cronograma de comunicação
Modelo de Cronograma de Campanha de Comunicação e Projeto

Quando a campanha começa a rodar, precisamos fazer um acompanhamento próximo e período, para avaliar se ela está atendendo  ou não aos objetivos que foram previamente definidos.

Utilize esses 4 grandes argumentos para investir em comunicação integrada nas campanhas:

1- Ao articular todos os esforços, permite que, mesmo em diferentes mídias, as mensagens estratégicas contenham o mesmo espírito;

2- Ao realizar um mapeamento dos públicos antes do planejamento das ações, facilita a produção de conteúdos focados e eficazes;

3-  Ao reconhecer a especificidade de cada um dos elos do processo comunicativo, encara a empresa sob uma perspectiva holística;

4- A comunicação passa a ser vista como um processo dinâmico e elemento fundamental de uma boa gestão.

Confira nosso modelo de matriz de comunicação para campanha

Clique aqui para conferir nosso Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica

Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

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