Como ter uma comunicação colaborativa?
Comunicação colaborativa é algo bem raro. A empresa tem diversos veículos de comunicação, faz campanhas constantemente voltadas para os colaboradores, mas a rádio corredor ainda é a rede mais forte e estruturada que se tem. Onde está o problema?Ao ouvir o depoimento de um profissional da área de comunicação, que acredita no que sua área faz e que ela, de fato, comunica, e dos colaboradores, que não se sentem informados e envolvidos no processo comunicativo, nos deparamos com o que chamo de “vazio de sentido”.
Uma diferença sutil precisa ser estabelecida: informar e comunicar são bem distintos de engajar e de produzir um conteúdo que seja sentido pelo colaborador, que faça sentido para sua vida cotidiana e estimule ações positivas dentro e fora da empresa.
Será que estamos realmente nos comunicando da maneira adequada ou apenas lotando as caixas de e-mail dos colaboradores com informativos financeiros, dados numéricos, resultados de auditorias e outros temas que informam, sem engajar?
Para tocar o coração dos colaboradores, em campanhas e ações de comunicação, é preciso, antes de tudo saber ouvir e disponibilizar canais para envio de críticas e sugestões, além de criar fóruns e ferramentas para que cada funcionário possa participar de processos decisórios, como eleições internas, escolha de uma nova logo, dentre outras.
O colaborador deve ser tomado como agente principal da comunicação interna e os veículos devem refletir a diversidades de públicos, dando a eles chances de se envolver na produção de textos, através da sugestão de pautas para entrevistas e reportagens.
Se o jornal interno fala apenas da diretoria, os funcionários dos demais setores acabam não se sentindo sujeitos da história da organização.
Confira algumas dicas para tornar sua comunicação interna mais colaborativa:
1- Deixe claro para todos o papel da comunicação interna, como
funciona e os veículos que existem;
2- Ofereça, no portal corporativo, um espaço para envio de sugestões de pauta e críticas
3- Busque pontos focais nas áreas e envolva-os nas reuniões de pauta dos veículos;
4- Produza manuais e encontros para discutir as prática de comunicação interna;
5- Realize, anualmente, pesquisas de satisfação sobre os conteúdos divulgados e pesquisas de clima;
6- Desmistifique que a comunicação é um setor; ela é uma prática diária de todos;
7- Não produza conteúdos apenas sobre um setor ou a diretoria; dê voz a todos;
8- Reavalie seu planejamento anualmente.
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Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos
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