planejamento-estrategico-de-comunicacao
Comunicação Integrada

O que é plano integrado de comunicação empresarial?

Por: Isabela Pimentel15/dez/2021
Compartilhe:

Plano Integrado e estratégico de comunicação empresarial é um documento essencial, mas que passa distante da realidade de muitas empresas brasileiras, não é mesmo?

Nesse sentido, de acordo com dados da McKinsey (2021), mais de 65% dos profissionais do setor de marketing e comunicação não tem uma estratégia clara da organização que norteie seu trabalho diário.

Assim, como consequência, acaba-se focando demais no plano tático e esquecendo do plano estratégico, de longo prazo.

No artigo de hoje, vamos conversar sobre as fases e etapas desse plano estratégico de comunicação empresarial. Vamos lá?

Importância da comunicação empresarial e do plano estratégico

Plano de comunicação eficiente
Plano estratégico de comunicação

Quando o planejamento de comunicação integrada caminha para um lado e a empresa para outro, os resultados serão crises, ruídos de comunicação e falhas em processos. E isso pode trazer crises imensas!

Então, vamos entender melhor esse cenário.

O primeiro passo para elaboração do Plano estratégico de comunicação empresarial é a fase de diagnóstico, no qual o profissional irá mergulhar na realidade da empresa, seus desafios, cenários, práticas comunicativas, concorrentes diretos, indiretos, efetividade dos canais, etc.

O diagnóstico de comunicação integrada ou 360º é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados,  a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.

Podemos dizer que o diagnóstico de comunicação é a primeira e uma das mais importantes etapas para a construção do plano de comunicação integrada, ajudando não só a entender demandas atuais, mas também, a fazermos análises de cenários e previsões futuras.

Também é no diagnóstico que entendemos:

  1. Microambiente: a empresa, seu segmento, contexto organizacional, concorrência, reputação, práticas comunicativas, canais e etc.
  2. Macroambiente: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.

Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.

Modelo de Plano de Comunicação Empresarial

Em paralelo a essas análises, também é importante a identificação da missão, visão e valores da empresa, estudar o Plano de Negócios, seu Mapa Estratégico (BSC), analisar os direcionadores e drivers de valor, e assim, ter um conhecimento aprofundado de onde a empresa está, que recursos ela tem, para onde pretende ir, e quais são seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Por isso, elaboramos esse modelo de plano de comunicação empresarial.

estrategia-de-comunicacao-integrada
Etapas do Plano Estratégico de Comunicação

Entendido o plano de negócios e os objetivos estratégicos da gestão, podemos, então, avançar na construção do Plano de Comunicação, e logo após o diagnóstico, entraremos na etapa da identificação dos públicos de interesse em um projeto, ou mapeamento de stakeholders.

Confira as etapas gerais do Plano Estratégico de Comunicação:

  1. Estudo aprofundado sobre a organização e seu Planejamento Estratégico;
  2. Estudo do Plano de negócios, Mapa estratégico, Cadeia de valores e entendimento do momento atual da empresa;
  3. Pesquisa sobre o mercado e segmento de atuação;
  4. Começo do diagnóstico de comunicação;
  5. Mapeamento de Públicos;
  6. Definição de objetivos de comunicação;
  7. Definição de metas;
  8. Definição de estratégias;
  9. Definição de táticas;
  10. Plano de Ação;
  11. Mensagem-chave;
  12. Cronograma;
  13. Responsáveis;
  14. Recursos e Investimentos;
  15. Mensuração de resultados;
  16. Anexos.

Conforme vimos, não podemos criar qualquer tipo de plano de comunicação sem antes elaborar o diagnóstico de comunicação e nessa fase de escuta, o mergulho no Planejamento estratégico da organização, seus cenários, concorrentes e etc é essencial.

Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Gostou do texto?

Então, se gostou do texto e acompanhe nossos conteúdos estratégicos, assine nossa newsletter para receber dicas de #Estrategia e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos na Formação Completa. 

Assim, acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso Youtube. 

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos