comunicacao eficiente
Comunicação Integrada

Como ter uma comunicação eficiente?

Por: Isabela Pimentel25/mai/2022
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Comunicação eficiente nada tem a ver com quantidade de conteúdo. Foi-se o tempo em que emitir um comunicado era fazer comunicação .

Com o advento e popularização das redes sociais, fica muito difícil acreditar que ainda existe uma comunicação apenas interna, quando cada funcionário tem em suas mãos um dispositivo móvel com acesso em tempo integral à internet.

Assim, como, afinal, ter uma comunicação excelente?

Comunicação integrada não significa produzir conteúdo para todas as redes sociais, muito menos usar informações iguais em todos os canais.

Dessa forma, no livro Conteúdo SA, Joe Pulizzi propõe um modelo do mesmo nome, em que , a partir de um ponto ideal, o empreendedor possa transformar seu conteúdo em modelo de negócios. E isso não tem relação com quantidade, mas com foco e assertividade, que é a comunicação eficaz.

Como fazer comunicação eficiente?

Plano de comunicação eficiente
Plano de comunicação eficiente

Estamos sempre conectados à empresa via redes sociais. E o que isso muda? Uma das principais alterações é que o público não espera receber um conteúdo pronto, que não tenha nenhuma relação direta com seu cotidiano e não traga uma mensagem relevante.

Sendo assim, como reagir, quando se lê um jornal cheio de mensagens, apenas focadas nos altos escalões da empresa?

Para criar campanhas que realmente engajem, é preciso tocar o coração das pessoas, não apenas como textos e imagens, mas com vídeos e recursos como storytelling.

Dicas de comunicação eficiente

Vamos conferir agora algumas dicas para construir uma comunicação excelente ?

1 – Saiba ouvir as demandas das outras áreas;

2- Deixe claro que a comunicação é de todos, e não apenas de um setor;

3- Faça um diagnóstico realista dos meios de comunicação existentes antes de lançar uma nova campanha e propor atualizações;

4- Estabeleça indicadores e metas atrelados aos objetivos estratégicos;

5- Avalie os indicadores periodicamente;

E antes de tudo, tenha empatia para comunicar da forma como gostaria de receber as mensagens sobre sua empresa!

Novas visões da comunicação eficaz

Então,  nas teorias mais clássicas da comunicação, que estudamos logo após ingressar na universidade, acreditava-se uma única e mesma mensagem seria capaz de atingir diversos PÚBLICOS, o tão falado “público-alvo”. 

Assim, nessa visão,  esse ser passivo agiria exatamente da forma como a mensagem ditava, pois era inerte, sem história e seria todinho preenchido de sentido por aquela tal mensagem que foi direcionada.

Sendo nessa lógica, vemos que os tempos mudaram, galera!

Por isso,   quando vejo em muitos planos de comunicação a palavra público-alvo sinto um certo arrepio na espinha.

Tanto quanto sinto quando ouço “assessor de imprensa” e “comunicação interna”. O quanto nos custa aplicar aquilo que estudamos?

Indo além do interno x externo

Lembrando das teorias da recepção e também das relações publicamos, podemos ir além e chamar os tais públicos –alvo de partes interessadas, ou stakeholders.

Decerto,  é claro que a empresa, ainda mais nos dias de hoje, em que existem diversas interfaces e plataformas de relacionamento entre público e marca, não pode e nem fala com apenas “um público”.

Então, como é que você é assessor apenas de ‘imprensa’? E quem é que cuidará de uma crise na rede social?

Dessa maneira,  quando colocamos a comunicação em caxinhas e pensamos baseados em opostos (dentro x fora, interna x externa) a gente acaba perdendo muito, sabe por qual razão?

1.      Cada empresa tem multiplicas culturas;

2.      O público não pode ser chamado de ‘interno’, mas até mesmo em uma única baia pode haver diversas tribos;

3.      Não existe uma mensagem para dentro e para fora, em tempos de redes sociais e compartilhamento de conteúdos em tempo real;

4.      O colaborador não é sujeito passivo e vazio de conteúdo. Ele é parte ativa do processo de comunicação, então, porque pensamos nele só como alguém que está lá dentro?

Comunicação eficiente é a que gera diálogo, trocas, pertencimento e novos debates, respeitando a diversidade de públicos.

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Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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