Persona: você sabe com quem sua marca está falando?
Persona é algo que possa ser inventado? Basta ter personas para ter sucesso? Estar nas redes sociais por estar não vai trazer resultados efetivos para sua marca, nem em termos de imagem, nem de reputação.
Em tempos de economia da atenção, em que, cada vez mais, os leitores recebem informações em menos tempo, conseguir produzir um conteúdo cativante e inesquecível é um dos maiores desafios.
Quem espera que um único texto, em formato padrão, servirá para todos os meios e fará sentido para cada um dos diversos nichos que existem está muito enganado.
Vamos, então, entender como delimitar personas reais?
Entendendo e delimitando personas
Imagem: Analista de modelo de negócios
Antes mesmo de iniciar a produção do conteúdo e escolha da rede social em que irá atuar, a empresa precisa investir no trabalho de segmentação do público, isso vem por meio de pesquisas. É por meio dela que será possível produzir um conteúdo para um público, sendo mais assertivo e relevante.
Ao investir no mapeamento e segmentação do público, será possível direcionar melhor os conteúdos, definir a linguagem a ser adotada, analisar os canais e tecnologias envolvidas. E a partir desse estudo, pesquisa e segmentação, delimitar as personas. Não esqueça: elas não podem ser inventadas!
Então, que perguntas podem me ajudar a segmentar o público?
· Quem é o cliente?
· Quais redes sociais acessa?
· Que linguagem utiliza?
· Que idade tem?
· Onde vive? (bairro, cidade, estado)?
· Que assuntos despertam sua atenção?
· O que gosta de fazer nas horas vagas?
· Qual a área de atuação?
· Qual o nível de instrução?
· Quais obstáculos vivencia no dia a dia, dentro e fora do trabalho?
· Como prefere consumir informação (tablet/computador/celular)?
· Quantas horas passa por dia na internet?
· Que tipo de informação busca diariamente?
· O que influencia sua tomada de decisão?
A partir dessas perguntas, você é capaz de delimitar as personas com as quais almeja se comunicar. Invista em conversas, entrevistas e pesquisas antes de ‘criar’ personas da sua mente.
Mapeando as personas, é possível criar estratégias segmentadas. Vamos mergulhar no universo dos nichos, entregar conteúdos relevantes e fazer a diferença?
Vale destacar que não há forma mágica nem é possível ‘criar personas’. Todo trabalho de estudo deve ser pautado por pesquisa, entrevistas e dados reais.
Muitas vezes reclamamos que , apesar dos nossos esforços, os públicos não estão se interessando pelos textos produzidos.
Será que não falta esse direcionamento que a segmentação e construção das personas traz?
Bora lá fazer diferente?
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.