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Diagnóstico de Comunicação

Como se faz diagnóstico de comunicação?

Por: Isabela Pimentel13/jan/2021
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Diagnóstico de comunicação é a primeira e mais valiosa etapa para a construção de um plano de comunicação integrada. Tal qual um processo de investigação, é o momento de entender mais sobre a empresa, sua realidade, posicionamento e práticas comunicativas.

É impossível ser estratégico sem os dados que essa primeira etapa do planejamento é capaz de nos fornecer.

Por isso, nossa intenção é explicar todos os passos de como fazer um diagnóstico de comunicação , vamos lá?

O que é o diagnóstico de comunicação?

De acordo com Luciene Ricioti,  para planejar a comunicação, é preciso diagnosticar um problema e saber quais as ferramentas de comunicacao disponíveis , “qual sua utilidade e como cada uma delas pode ser empregada”.

Segundo a autora,  o Planejamento de comunicação integrada deve ser mais amplo do que simplesmente orientar e definir a estratégia de comunicacao dentro do ambiente de marketing em estudo. Afinal, planejar é mais que fazer planinhos. Precisamos entender o processo de comunicação como um todo, como aponta o livro de Isabela Pimentel.

Dessa forma, sabendo que não é possível fazer um plano de comunicação sem passar pelo diagnóstico e que esse plano é a a linha-mestra do relacionamento da empresa com seus públicos estratégicos, precisamos, primeiro, entender que públicos serão ouvidos na fase de diagnóstico.

Grau de Integração

Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.

Nesse sentido, é preciso também estar atento aos riscos que a falta de diagnóstico e análise podem trazer para seu projeto, dentre eles:

  • Ignorar os cenários, ameaças e concorrentes;
  • Falta de métricas e indicadores para tomar decisões assertivas;
  • Não entendimento da cultura organizacional;
  • Visão míope dos canais de comunicação da empresa.

Públicos importantes

Diagnostico comunicacional
Diagnóstico comunicacional 360º

Então, buscando uma visão mais integrada, os três públicos que são ouvidos tradicionalmente nos processos clássicos de diagnóstico são:

-Público interno;

– Público intermediário (distribuidores, parceiros, fornecedores, atacadistas);

– Comunidade (imprensa, ONG).

Mas, considerando que vivemos na era digital, o diagnóstico 360º deve considerar uma perspectiva multistakeholder e multicanal.

Assim sendo, separamos mais algumas dicas sobre o que está envolvido no diagnóstico de comunicação.

Conheça os principais passos, processos e entenda como o diagnóstico vai ser fundamental para seu plano de comunicação corporativa.

Quais são os passos para o diagnóstico de comunicação?

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Diagnóstico 360º – Metodologia: Comunicação Integrada / Isabela Pimentel

Assim sendo, reuni os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:

1.Identificação da missão, visão e valores;

2. Definição do negócio;

3. Análise do ambiente externo, setorial e interno (micro e macroambiente);

diagnostico-de-comunicacao-microambiente

Na fase de análise do microaambiente e das capacidades internas, é comum a realização de entrevistas, grupos focais e pesquisa de canais para considerar a percepção dos públicos sobre as atuais práticas de comunicação.

Separamos esse modelo com algumas perguntas-chave para seu diagnóstico comunicacional:

4. Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.

Em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais e etc:

diagnostico-de-comunicacao
  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa;
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
  3. Analisar empresa e sua reputação;
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores,diretoria, colaboradores;
  5. Auditoria de imagem;
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
  7. Mapeamento de defensores e detratores;
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
  9. Pesquisas de opinião;
  10. Pesquisa de mercado;
  11. Pesquisas de clima;
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente;
  13. Grupo focal com formadores de opinião;
  14. Compilação de dados;
  15. Apresentação.

Processo sistêmico

Diagnóstico de comunicação integrada
Metodologia de Diagnóstico de Comunicação Integrada
Autora: Isabela Pimentel

Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).

Engajamento nas pesquisas de comunicação e diagnóstico comunicacional

Grau de Integração

Já aconteceu de sua empresa lançar uma pesquisa de comunicação e não receber a adesão adequada, ou seja, o colaborador não se sentiu motivado a participar? Em consultorias, muitas vezes, as pesquisas realizadas esquecem da importância de ações que chamamos de sensibilização dos colaboradores e das lideranças.

Em um dos nossos projetos consultivos atuais, estamos trabalhando juntos no desenho de ações de sensibilização para aumentar a taxa de engajamento na pesquisa, afinal, o objetivo é fomentar multiplicadores da comunicação interna.

Como parte de ações pré-pesquisa de comunicação, sempre são feitas algumas ações de sensibilização, sobretudo, ida às áreas, envio de emails e comunicados, telefonemas e ações face a face com líderes.

Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.

Assim sendo, é preciso compreender todos os procedimentos de um diagnóstico, para, em seguida, começar a mineração e coleta de informações, e depois cruzar as informações coletadas e elaborar um relatório do diagnóstico.

Além de mergulhar no macro e microambiente, é preciso conectar problemas e desafios antes de definir objetivos, metas, estratégia e tática. Confira nosso modelo de diagnóstico de comunicação:

Como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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