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Comunicação Institucional

Comunicação integrada: 6 ideias para adotar

Por: Isabela Pimentel21/out/2020
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Comunicação integrada: podemos considerá-la como um conjunto de esforços e estratégias articulados pelas organizações para gerar valor à marca e consolidar sua imagem.

Mas, de fato, sua empresa está preparada para ela?

Sabemos que um bom trabalho de comunicação bem planejada auxilia também a potencializar relacionamento com seus stakeholders e seu entorno.

Nessa perspectiva, comunicação Integrada é além de um nome: é uma filosofia essencial de trabalho que fortalece o posicionamento e autoridade.

Vamos nos aprofundar nesse tema com esse artigo especial!

Visão do mercado

Nessa lógica,  para a professora da ESPM e Consultora da Verity Rosângela Florczak, o momento atual representa um desafio para a área de comunicação, especialmente  por consequências da crise e pandemia.

“Esse ano lançou holofotes sobre os desafios da comunicação. Um deles é a necessidade de superar a visão simplista de ‘sair fazendo’:

comunicação não pode ser uma espécie de padaria: chego, peço e saio com o que é do meu gosto”.

Como trabalhar ?

Antes de qualquer ação, vem o planejar,  ou seja, o trabalho diário de comunicação é  uma visão holística das várias formas de fazer comunicação nas organizações.

Pode ser visto também enquanto uma orientação estratégica, dividida em comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica.

É uma filosofia de sinergia!

Fazer comunicação integrada sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje.

Com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.

Vamos conhecer três premissas básicas!

3 premissas da comunicação integrada

Assim sendo, as três premissas de trabalho integrado são : Unicidade do discurso corporativo através de múltiplos canais de comunicação, o trabalho conjunto de profissionais e o planejamento integrado.

Também de  acordo  com Philip Kotler,  a #comunicacaointegrada compreende a  análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua a integração contínua e permanente.

Papel da comunicação integrada

Ou seja,  é por meio da comunicação integrada e a gestão do discurso institucional e reputação que as marcas irão manter relacionamentos estratégicos com seus públicos.

O que muda quando minha empresa planeja?

Nesse sentido, a construção de uma comunicação articulada passa a envolver conteúdos múltiplos, equipes multidisciplinares, integração informatizada de processos e comunicação em tempo real.

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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