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Comunicação Integrada

Como fazer um cronograma de comunicação?

Por: Isabela Pimentel15/out/2021
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Cronograma de Comunicação é só ter data, o que será feito e quem vai fazer? Claro que não.  É muito mais complexo e desafiador que se pode imaginar!

Nesse sentido, antes mesmo de pensarmos em planos de ação, precisamos elaborar um passo anterior, que é o planejamento de comunicação e a definição da sua estratégia, presentes no Plano Integrado de Comunicação.

Infelizmente, a ausência de uma visão estratégica da comunicação e de um trabalho bem planejado e estruturado faz com que o foco seja totalmente operacional.

Nesse sentido, ter fluxos, processos e criar um cronograma para cada projeto já seria uma parte inicial de um processo de mudança.

Portanto, sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:

  1. Campanhas não dão certo nem trazem retorno;
  2. Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
  3. Área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.

Como montar cronograma de comunicação?

Então ,vamos entender juntos os passos para criar um plano integrado de comunicação e a partir dele, definir tudo que é Plano de Ação, ou seja, faz parte das táticas da empresa e seu respectivo cronograma.

Dessa forma, o Plano Integrado de Comunicação é um documento que contém os objetivos, mapa de público, meta, estratégias, táticas, plano de ação, cronograma, mensagem-chave e mensuração de resultados e deve ser norteado pelas seguintes perguntas:

1) Qual o microambiente? E o macro? Como minha empresa está diante da concorrência?

2) A que política de comunicação esse plano está associado?

3) De onde partiu a demanda?

4) Quais são os reais objetivos da empresa com esse plano?

5) Quais são as metas?

6) Com que públicos devo me comunicar? Apenas os stakeholders tradicionais ou influenciadores digitais?

7) Em que canais esse público está?

8) Que linguagem ele usa para se comunicar com minha marca?

9) Que táticas e estratégias serão usadas?

10) Que indicadores podem me ajudar?

11) Como vou traduzir esse plano em ações? Criando um projeto ou programa?

12) Em que meios vou trabalhar? Como usar as redes sociais?

13) Quais são os recursos necessários para tirar esse plano do papel?

14) Qual é o orçamento previsto?

15) Quem são os responsáveis?

16) Quais são os prazos?

Sendo assim, plano criado, é hora de pensar em como desdobrar a estratégia no Plano tático.

Portanto, o Plano Tático compreende o conjunto de metas e condições para que as ações planejadas possam ser desenvolvidas seguindo o que foi estabelecido no Planejamento estratégico de Comunicação e deve ser atingido.

Cronograma de comunicação: use o 5W2H

Somente a partir da definição do planejamento e das estratégias, é que podemos definir o Plano tático.

Em seguida, criamos o Plano de Ação, que detalha cada uma das iniciativas previstas no Plano tático. 

Assim, uma das metodologias mais utilizadas em gestão de projetos para criação dos Planos de Ação é o 5W2H.

Metodologia para Plano de Ação em Comunicação

De acordo com Guilherme Alonço, “O 5W2H é a principal ferramenta de gestão para elaboração de planos de ação. Através desta ferramenta, é possível identificar todos os elementos para execução de um plano seja ele estratégico, tático e operacional”.

A metodologia requer respostas para as seguintes perguntas do projeto:

  • O que? (What);
  • Por que? (Why);
  • Quem? (Who);
  • Onde? (Where);
  • Quando? (When);
  • Como? (How);
  • Quanto? (How much).

Após a criação do plano de ação de comunicação, respondendo a essas perguntas, também é importante ter um cronograma e  a partir dele, desenvolver suas campanhas.

Além do cronograma, a priorização dos elementos do plano de ação é outra etapa importante.

É vital levar o planejamento de longo prazo para o cotidiano das ações, considerando também os recursos e responsáveis, como apontada esse modelo do Construindo Marcas.

Para isso, podemos utilizar a chamada Matriz GUT, da área de projetos, que considera três variáveis: Gravidade, urgência e tendência.

Então, não deixe de estruturar seus planos de ação e priorizar. Isso faz total diferença na execução dos objetivos estratégicos!

Clique para conferir também nosso Mapa da Comunicação Integrada

Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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