O que então seria o tal escopo da área de comunicação integrada?
Comunicação e Liderança

Como estruturar um setor de comunicação?

Por: Isabela Pimentel16/mar/2022
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Setor de comunicação é parte vital das estruturas organizacionais, pois independente do segmento da empresa, sabemos que todas necessitam de uma comunicação eficiente para obter resultados nos negócios. Porém, muitas vezes, essa área só é lembrada na hora de criar uma mera campanha ou ação.

Nesse sentido, o mercado de comunicação enfrenta uma crise, pois chegamos a um ponto em que as áreas tem tido uma atuação fortemente operacional, sendo dragadas pelas demandas do cotidiano, sem tempo sequer para pensar na estratégia e no longo prazo.

Como estruturar um setor de comunicação do zero?

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Criação: Isabela Pimentel

Assim sendo, para que possamos, de fato, ter uma área de comunicação estratégica, precisamos, antes de tudo, desenvolver uma consciência e mentalidade estratégica não somente nos colaboradores da equipe de comunicação, mas, sobretudo, nos líderes de outras áreas que solicitam demandas á comunicação.

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Isabela Pimentel, no livro Ouvi Dizer -2022

A razão desse trabalho de ‘educar o cliente interno’ é que , a partir do momento que se define um escopo mais estratégico para a área, alguns filtros e critérios passaram a nortear o trabalho e será preciso dizer ‘não ‘ para alguns pedidos que:

  1. Chegam em cima da hora;
  2. Não estão alinhado à estratégia;
  3. Não tem impactos nos negócios;
  4. Foram criados para dar visibilidade à área apenas e não à empresa;
  5. Não contribuem para a marca empregadora;
  6. Envolvem riscos para a imagem e reputação.

Então, quando pensamos no papel da área, é preciso deixar muito claro dois conceitos que vem da gestão de projetos: escopo e escopo excluído. Sem isso, é impossível ter estratégia!

Como funciona um setor de comunicação?

Para começar a estruturar uma área, precisamos primeiro:

  1. Entender o Plano de Negócios e Mapa estratégico;
  2. Realizar um diagnóstico de comunicação;
  3. Entender as práticas anteriores de comunicação;
  4. Solicitar relatórios das últimas campanhas;
  5. Mapear colaboradores-chave;
  6. Iniciar um alinhamento com a diretoria;
  7. Aproximar-se dos gestores das áreas estratégicas;
  8. Promover entrevistas e rodadas de escuta;
  9. Mapear fluxos e processos;
  10. Analisar os canais e suas métricas e indicadores;
  11. Ler os documentos, políticas e diretrizes corporativas;
  12. Fazer um relatório sobre a operação atual da área: sua equipe, formação, pontos fortes e fracos;
  13. Analisar requisitos, competências e habilidades;
  14. Desenvolver um plano de desenvolvimento da área e do time, prevendo contratações e projetos estratégicos.

Confira um exemplo de sistema de gerenciamento de demandas de Comunicação.

Estrutura do plano de comunicação

Grau de Integração

Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.

Afinal, sendo muito sincera, quem nunca passou por uma queda de braço entre uma área dizendo que tal atividade é papel da comunicação, e a própria equipe da comunicação corporativa, sem saber, de fato, como se defender de tal encargo?

Assim, vamos entender o que é e o que não é nossa atribuição enquanto profissionais de comunicação integrada?

Ser integrado não significa fazer de tudo um pouco, mas há esse imenso equívoco no mercado. 

Para Baldissera (2001), a área de comunicação integrada precisa ser formada por profissionais que gerenciam atividades no seguinte escopo:

  • Processos pertinentes a informação e interação entre uma organização e seus diferentes públicos;
  • Esclarecer, orientar, informar;
  • Estabelecer conexões.

Segundo o professor Jorge Duarte (2020), em uma perspectiva estratégica,  a comunicação integrada no âmbito profissional “almeja a melhor gestão dos processos, com objetivos claros e impactos efetivos alinhados com a estratégia organizacional”.

Nesse sentido, ele pontua ainda que o alinhamento à visão corporativa, experiência, capacidade de analisar tendências e ler cenários, além de uma formação multidisciplinar são essenciais para a valorização do trabalho  do comunicador.

Modelo de Plano de Comunicacao.

De forma geral, vale a pena analisar o escopo e atribuições da área de comunicação corporativa nas três perspectivas:  operacional, tático e estratégico, para que haja um equilíbrio.

Vamos ver:

Curto prazo: podemos desenvolver ter resultados de cunho operacional, realizar atividades rotineiras;

Período de prazo médio: podemos almejar a entrega de planos e projetos mais complexos;

Em longo prazo: somos capazes de desenvolver processos de mudança de cultura, implementação de programas de treinamentos, melhorias nos processos , fluxos e gestão.

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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