Como estruturar um setor de comunicação?
Setor de comunicação é parte vital das estruturas organizacionais, pois independente do segmento da empresa, sabemos que todas necessitam de uma comunicação eficiente para obter resultados nos negócios. Porém, muitas vezes, essa área só é lembrada na hora de criar uma mera campanha ou ação.
Nesse sentido, o mercado de comunicação enfrenta uma crise, pois chegamos a um ponto em que as áreas tem tido uma atuação fortemente operacional, sendo dragadas pelas demandas do cotidiano, sem tempo sequer para pensar na estratégia e no longo prazo.
Como estruturar um setor de comunicação do zero?
Assim sendo, para que possamos, de fato, ter uma área de comunicação estratégica, precisamos, antes de tudo, desenvolver uma consciência e mentalidade estratégica não somente nos colaboradores da equipe de comunicação, mas, sobretudo, nos líderes de outras áreas que solicitam demandas á comunicação.
Isabela Pimentel, no livro Ouvi Dizer -2022
A razão desse trabalho de ‘educar o cliente interno’ é que , a partir do momento que se define um escopo mais estratégico para a área, alguns filtros e critérios passaram a nortear o trabalho e será preciso dizer ‘não ‘ para alguns pedidos que:
- Chegam em cima da hora;
- Não estão alinhado à estratégia;
- Não tem impactos nos negócios;
- Foram criados para dar visibilidade à área apenas e não à empresa;
- Não contribuem para a marca empregadora;
- Envolvem riscos para a imagem e reputação.
Então, quando pensamos no papel da área, é preciso deixar muito claro dois conceitos que vem da gestão de projetos: escopo e escopo excluído. Sem isso, é impossível ter estratégia!
Como funciona um setor de comunicação?
Para começar a estruturar uma área, precisamos primeiro:
- Entender o Plano de Negócios e Mapa estratégico;
- Realizar um diagnóstico de comunicação;
- Entender as práticas anteriores de comunicação;
- Solicitar relatórios das últimas campanhas;
- Mapear colaboradores-chave;
- Iniciar um alinhamento com a diretoria;
- Aproximar-se dos gestores das áreas estratégicas;
- Promover entrevistas e rodadas de escuta;
- Mapear fluxos e processos;
- Analisar os canais e suas métricas e indicadores;
- Ler os documentos, políticas e diretrizes corporativas;
- Fazer um relatório sobre a operação atual da área: sua equipe, formação, pontos fortes e fracos;
- Analisar requisitos, competências e habilidades;
- Desenvolver um plano de desenvolvimento da área e do time, prevendo contratações e projetos estratégicos.
Estrutura do plano de comunicação
Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.
Afinal, sendo muito sincera, quem nunca passou por uma queda de braço entre uma área dizendo que tal atividade é papel da comunicação, e a própria equipe da comunicação corporativa, sem saber, de fato, como se defender de tal encargo?
Assim, vamos entender o que é e o que não é nossa atribuição enquanto profissionais de comunicação integrada?
Ser integrado não significa fazer de tudo um pouco, mas há esse imenso equívoco no mercado.
Para Baldissera (2001), a área de comunicação integrada precisa ser formada por profissionais que gerenciam atividades no seguinte escopo:
- Processos pertinentes a informação e interação entre uma organização e seus diferentes públicos;
- Esclarecer, orientar, informar;
- Estabelecer conexões.
Segundo o professor Jorge Duarte (2020), em uma perspectiva estratégica, a comunicação integrada no âmbito profissional “almeja a melhor gestão dos processos, com objetivos claros e impactos efetivos alinhados com a estratégia organizacional”.
Nesse sentido, ele pontua ainda que o alinhamento à visão corporativa, experiência, capacidade de analisar tendências e ler cenários, além de uma formação multidisciplinar são essenciais para a valorização do trabalho do comunicador.
De forma geral, vale a pena analisar o escopo e atribuições da área de comunicação corporativa nas três perspectivas: operacional, tático e estratégico, para que haja um equilíbrio.
Vamos ver:
Curto prazo: podemos desenvolver ter resultados de cunho operacional, realizar atividades rotineiras;
Período de prazo médio: podemos almejar a entrega de planos e projetos mais complexos;
Em longo prazo: somos capazes de desenvolver processos de mudança de cultura, implementação de programas de treinamentos, melhorias nos processos , fluxos e gestão.
Hoje, a área de comunicação da sua empresa é estruturada? Comente aqui!
Baixe também nosso guia completo de Comunicação Estratégica
Gostou do texto?
Aprofunde ainda mais em adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Conte com nosso time de consultores para apoiar na estruturação do setor de comunicação da sua empresa.
E se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos e assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia e #planejamentodecomunicacao todo mês.
Tenha uma estratégia para trabalhar com embaixadores da sua marca.
Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube.
Baixe nossa aula completa e modelo de planejamento de comunicação pdf ;
Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada
Aprenda a criar projeto e política de comunicação
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.