Comunicação estratégica: fluxos e redes
Seria só isso mesmo? É preciso considerar fluxos e redes de comunicação.
Assim, todo trabalho de planejamento de comunicação começa com uma etapa de diagnóstico, ou seja, análise de cenários, que são o micro e o macroambiente. É a partir daí, que será possível entender melhor o solo em que a mensagem institucional será divulgada.
Passos da comunicação estratégica
Também é muito importante que, antes de começar um plano integrado de comunicação, existem dois passos importantes para serem seguidos: o mapeamento de fluxos e das redes.
O que são fluxos e redes de comunicação?
As redes de comunicação podem ser formais, originárias dos chamados fluxos oficiais, ou seja, emitidos pelo setor de comunicação.
Outro exemplo seria o conselho editorial e o comitê de colaboradores. Já como rede informal podemos citar os grupos de WhatsApp que são formados sem ser a partir de uma iniciativa corporativa.
Além das redes, os fluxos podem ser mapeados, pois impactam na forma como a informação percorre os diferentes setores da empresa.
Os principais são:
Fluxo de comunicação ascendente
É quando a informação se dirige do liderado para o líder. É válido para que a alta gestão receba um feedback dos funcionários e suas percepções e pode gerar insights sobre clima organizacional.
Fluxo de comunicação descendente
Ele segue do líder para o liderado, podendo ser chamado também de comunicação vertical ou oficial. Nesse fluxo, são transmitidas normas, regras, políticas institucionais. Para haver um processo de comunicação equilibrado, esses fluxos devem ser monitorados e acompanhados, para evitar excessos.
Confira nosso material especial sobre como usar os fluxos e redes de comunicação para criar um planejamento de valor.
Dicas da Comunicação Integrada
Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, continue acompanhando nossas dicas!
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.