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Comunicação Integrada

Mapa de comunicação em gerenciamento de projetos

Por: Isabela Pimentel10/jan/2022
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Imagine ter um mapa com todos os processos de comunicação da sua empresa , que norteasse o relacionamento com stakeholders e como esse material iria facilitar o cotidiano dos projetos corporartivos. Seria tão diferente né?

Pois bem: é exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorreram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua, ainda existam nas empresas.

O mapa de comunicação integrada em projetos

Esse problema é mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do marketing de outro, a assessoria de imprensa de outro, comunicação interna ainda outro,   e as agências são externas e ninguém faz trocas ou conversas entre si.

Como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados?

Sem fluxos claros, ou seja, uma sequência lógica de atividades encadeadas, como podemos gerar valor e fazer gestão do conhecimento?

Gerenciamento da comunicação em projetos

Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor de comunicação e suas áreas de interface em projetos corporativos.

Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:

  1. Campanhas não dão certo , nem trazem retorno;
  2. Argumentos para diretoria não são suficientes e papel da área é desacreditado;
  3. Área só é procurada para apagar incêndios e não para decisões estratégicas.

Criando o mapa da comunicação integrada

Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica

O tradicional Composto da Comunicação Integrada, ou Mix de Comunicação Integrada, formado por comunicação interna, administrativa , organizacional e mercadológica é uma metodologia essencial para articulação dos esforços de relacionamento, posicionamento e comunicação, proposto pela grande professora Margarida Kunsch.

Mas, diante dos desafios e temas atuais, precisamos ir além das quatro esferas.

comunicação integrada

Nesse sentido, é preciso, para criar um mapa da comunicação integrada em sua empresa, de acordo com Isabela Pimentel:

  1. Mapear todas as atividades da área;
  2. Compreender a cadeia de valor;
  3. Desenvolver nos times um olhar sinérgico entre relações públicas, marketing, imprensa  e etc;
  4. Envolver partes interessadas.
  5. Não adianta ter um plano integrado de comunicação que desconsidera a estratégia no cotidiano, pessoas, processos e os fluxos na rotina. Veja, em nosso fluxograma, as premissas e princípios para um trabalho alinhado à cultura organizacional.

O Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica (2022)

Mapa da Comunicação Integrada- Isabela Pimentel (2022)
Clique aqui para conferir em alta resolução

Por isso, no chamado ‘Mapa da Comunicação Integrada e Estratégica’, a consultora, autora e professora Isabela Pimentel desenvolveu metodologias complementares e em sinergia, que incluem foco em:

  • Comunicação com funcionários: além do interno e ‘foco no colaborador’, é vital trabalhar também cultura, marca empregadora, gestão e liderança;
  • Comunicação diversa, acessível e inclusiva: esfera que necessita de todo cuidado, com foco não apenas em ações, mas em campanhas, projetos e programas, alinhando discurso e prática;
  • Comunicação mercadológica: além dos tradicionais instrumentos de promoção de vendas e merchandiging, é urgente considerar posicionamento, estratégia e todo ecossistema da marca;
  • Relações Públicas Digitais: trabalho de relacionamento, construção e fortalecimento do patrimônio digital, que vai além da presença nas redes e mídias sociais;
  • Comunicação administrativa: a passa a abarcar também, além das informações sobre pessoas, fluxos, redes e processos;
  • Comunicação Institucional: precisa trabalhar cada vez mais com foco em reputação;
  • Mapeamento de Riscos e prevenção de crises: olhar atento aos pontos sensíveis, de forma a agir rápido e conter danos reputacionais;
  • Comunicação com mercado/acionistas: rapidez, agilidade e transparência, cuidando dos princípios ESG e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Agora que já demos os primeiros passos e entendemos o Mapa da Comunicação nos projetos, é preciso começar pelo diagnóstico: é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento.

Em nossa metodologia, o Diagnóstico 360º compreende a análise das atuais práticas de Comunicação da empresa ,  seu relacionamento com os principais públicos de interesse e respectivos canais.

Exemplo de Plano de Comunicação em projetos

Nesse mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina da empresa.

Outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados. 

O que então minha empresa recebe ao criar o Mapa da Comunicação em um projeto ?

  • Relatório com pontos críticos ao término de cada fase da consultoria;
  • Plano piloto emergencial para cada fase da consultoria;
  • Relatório da Pesquisa de Comunicação e Canais;
  • Relatório de Diagnóstico Completo;
  • Recomendações para melhoria de fluxos e processos da área de Comunicação e suas áreas de interface principais dentro da organização (não contempla outras áreas corporativas e seus processos);
  • Plano de Comunicação Integrada (curto, médio e longo prazo).

O que forma o Mapa da Comunicação Integrada?

Análise de cenários (macro e microambiente);

Práticas atuais  de comunicação com os stakeholders estratégicos;

Pessoas (rede decisória e equipes envolvidas);

Processos (atuais  e propostas de melhoria);

Riscos (em processos, operações e todo risco reputacional);

Tecnologias (quais são aderentes ou não).

Gostou do nosso Mapa? Que tal adotá-lo em sua empresa?

Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

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Template para Plano de Comunicação Integrada

Guia completo para projetos de comunicação

Infográfico – Seu plano e projeto de comunicação são efetivos?

Diagnóstico de comunicação para projetos e planos

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