fluxo de comunicacao
Comunicação Interna

Quais são os fluxos de comunicação?

Por: Isabela Pimentel27/mar/2018
Compartilhe:

Fluxos da comunicação são estratégicos e precisam ser mapeados. Vemos, nas organizações, muitas lideranças reduzindo o trabalho de planejamento estratégico de comunicação à mera criação de planos em planilhas e sua posterior apresentação no formato ppt.

Então, seria só isso mesmo?

Decerto,  todo trabalho de planejamento de comunicação começa com uma etapa de diagnóstico, ou seja, análise de cenários, que são o micro e o macroambiente. É a partir daí que eu poderei entender melhor o solo em que a mensagem institucional será divulgada.

O passo inicial: diagnóstico de comunicação

De forma geral, em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais e etc.:

  1. Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa;
  2. Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
  3. Analisar empresa e sua reputação;
  4. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores, diretoria, colaboradores;
  5. Auditoria de imagem;
  6. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
  7. Mapeamento de defensores e detratores;
  8. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
  9. Pesquisas de opinião;
  10. Pesquisa de mercado;
  11. Pesquisas de clima;
  12. Pesquisa de atendimento ao cliente;
  13. Grupo focal com formadores de opinião;
  14. Compilação;
  15. Apresentação.

Também é muito importante que antes de começar um plano integrado de comunicação, existem dois passos importantes para serem seguidos: o mapeamento de fluxos e das redes.

Nesse sentido,  preparamos um infográfico especial com o resumo da nossa Metodologia de Diagnóstico de Comunicação, confira:

diagnostico-de-comunicacao

O que são redes de comunicação?

Nesse sentido,  as redes de comunicação podem ser formais, originárias dos chamados fluxos oficiais, ou seja, emitidos pelo setor de comunicação.

De forma complementar, outro exemplo seria o conselho editorial e o comitê de colaboradores. Já como rede informal podemos citar os grupos de WhatsApp que são formados sem ser a partir de uma iniciativa corporativa.

Assim, além das redes, os fluxos podem ser mapeados, pois impactam na forma como a informação percorre os diferentes setores da empresa.

fluxos-de-comunicacao-integrada

Os principais tipos existentes são:

Fluxo de comunicação ascendente

É quando a informação se dirige do liderado para o líder. É válido para que a alta gestão receba um feedback dos funcionários e suas percepções e pode gerar insights sobre clima organizacional.

Fluxo de comunicação descendente

Dessa forma, ele segue do líder para o liderado, podendo ser chamado também de comunicação vertical ou oficial.

Assim, nesse fluxo, são transmitidas normas, regras, políticas institucionais. Para haver um processo de comunicação equilibrado, esses fluxos devem ser monitorados e acompanhados, para evitar excessos.

Qual fluxo predomina na sua empresa? Será que não é hora de analisar e rever seus impactos no planejamento, cultura e clima organizacionais?

Gostou do texto?  Se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Acompanhe nossos conteúdos estratégicos e  assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Tenha uma estratégia para trabalhar com embaixadores da sua marca.

Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube.

Baixe nossa aula completa e modelo de planejamento de comunicação em pdf.

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada.

Aprenda a criar  projeto e política de comunicação.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

  

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos