métricas em comunicação
Métricas de Comunicação

Como implementar métricas em comunicação?

Por: Isabela Pimentel15/mar/2020
Compartilhe:

Métricas em comunicação, infelizmente, são uma realidade distante nas empresas. Lembro-me como fosse ontem. Eu estava passando pelo corredor da empresa e fui chamada pelo presidente.

Logo após, ele disse que tinha uma ideia incrível e precisava que eu criasse uma campanha inteiramente na solução mágica que ele queria oferecer ao público.

Prevenida que sou, conversei com o jurídico!

E também com a área de produção, e, por conseguinte, descobri diversos indicadores de que o produto que o presidente que fosse  divulgado em uma campanha logo iria começar a faltar nas prateleiras.

Agora, antes de tudo, eu pergunto uma coisa:  como eu pude saber que não seria uma boa ideia fazer uma campanha conforme ele tinha pedido?

Só pude fazer um mapeamento de risco, pois eu tinha dados. Ou seja, precisamos levar a sério as métricas em comunicação.

Desde então, redobrei os cuidados, pois a imagem e reputação da empresa são os maiores ativos, portanto seria minha responsabilidade liberar uma campanha errada sem ter feito uma análise!

Isso não acontece só em grandes empresas, mas também em agências e pequenas unidades de trabalho.

Como trabalhar métricas

Por exemplo, os clientes recebem relatórios sobre o desempenho de suas redes sociais com pouquíssimos dados, muitas vezes isoladas, sem nenhuma comparação interessante e que trará insights.

Desse modo, para começar a mudar essa triste realidade, as empresas precisam começar a fomentar o que eu chamo de cultura de métricas!

Mensuração em comunicação 

Decerto, é com um trabalho efetivo de métricas que poderemos definir indicadores de desempenho e ter relatórios estratégicos para a tomada de decisão.

Por isso, trago para você os principais benefícios de criação de uma cultura de métricas:

  • Reduzir o número de erros em campanhas;
  • Analisar dados confiáveis;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Prevenir possíveis crises.

Portanto, para te ajudar a estruturar as métricas em comunicação  iniciais e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) da sua empresa, temos esse e outros artigos.

APÓS ATUARMOS NO DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS E GAPS DE COMUNICAÇÃO QUE AS EMPRESAS ENFRENTAM PELA FALTA DE PLANEJAMENTO, CRIAMOS UMA METODOLOGIA PRÓPRIA!

Bora sair do achismo e criar planos de comunicação e campanhas baseadas em métricas e KPIs? 

Aprofunde métricas em comunicação e planejamento

Se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Além disso, você também pode baixar o nosso material “Como ter uma cultura de métricas e melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais?”

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos