tendencias-de-comunicacao-2022
Tendências de Comunicação Integrada

10 tendências de comunicação 2022

Por: Isabela Pimentel16/out/2021
Compartilhe:

Tendências 2022 já estão nos itens mais buscados do último mês na web e redes sociais. Todos os anos, por volta de outubro, os analistas e especialistas no cenário digital iniciam a apresentação dos relatórios de tendências.

Afinal, quais são as tendências de comunicação para 2022? Independente de quais, é preciso ter estratégia de comunicação.

É exatamente sobre isso que vamos conversar no nosso artigo especial de hoje.

Ao longo do ano de 2021, as previsões apontadas pela Hootsuite sobre a comunicação digital acabaram se concretizando. O relatório, que apontava a necessidade de mais investimento em mídias próprias e comunidades, deu um tiro certo diante das crises, panes e quedas de redes sociais, como as horas em que WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar. Tudo muda a todo instante e precisamos ficar atentos!

Tendências 2022

Nesse cenário, além da necessidade vital de as marcas pararem de focar totalmente sua estratégia digital em ‘casas alugadas‘, como apontada Ariane Feijó, é preciso iniciar um trabalho agora, para que se colha não apenas resultados numéricos, mas um fortalecimento da reputação em curto e médio prazo.

Fortalecendo as chamadas mídias próprias e diversificando seu mix de canais e tendo um site robusto, associado a um trabalho estratégico de Search Enginee Optimization (SEO), a marca permanece ativa e relevante para quem procura os termos certos, mesmo em cenários de crise nas plataformas alugadas e as constantes mudanças de algoritmo, que nos deixam sempre na mão.

Tendências em redes sociais e marketing digital

Nesse sentido, tendo conteúdos segmentados e uma presença digital ativa, sua marca conseguirá atrair leads mais qualificados, pois sabe dialogar com as personas certas e utilizar os termos perfeitos, estando bem posicionada nos buscadores.

Ademais, o trabalho de comunicação digital, além do SEO, precisa ser cada vez mais voltado para dados, ou seja, tornar-se data driven: é impossível obter resultados sem entender a performance que seu conteúdo tem, os principais canais e fontes de tráfego.

Pode ser que seu site seja um canal excelente de conversão e você esteja perdendo tempo e energia em outros, já pensou nisso?

Consumo de informação em 2022

Após o boom das redes, lives, a ‘sociedade do cansaço’ busca um consumo mais equilibrado de informação e muitas marcas tem optado por uma estratégia de conteúdo slow content e que gere valor pela qualidade, não pela quantidade.

Mais conexão, menos exposição, densidade e qualidade, ao invés de um plano editorial desajustado e voltado para métricas de vaidade.

10 pontos essenciais para ficar de olho

Checklist Tendências de redes sociais e comunicação 2022

Para nossa consultora e especialista em mídias digitais e planejamento de comunicação, Isabela Pimentel, será impossível praticar uma comunicação estratégica e integrada, sem considerar:

  1. Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;
  2. Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;
  3. Experiência do usuário e consumidor integrada (On e offline em sinergia);
  4. Adoção de uma postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementem a jornada do usuário;
  5. Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;
  6. Business Intelligence (B.I.);
  7. Eventos híbridos, mesmo após a redução dos impactos da pandemia da Covid-19;
  8. Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;
  9. Investimento em branding e ESG (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);
  10. Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluída.

Sendo assim, como sua marca anda se preparando para 2022? É mais do que hora de começar a pensar em um plano de comunicação.

Saiba mais sobre o que é a comunicação integrada 

A comunicação integrada é aquela capaz de transmitir de forma clara a todos os públicos de interesse da empresa o que ela produz, quem ela é e no que acredita. Um dos seus maiores desafios é alinhar as mensagens de conteúdo institucional e mercadológico.

Manter a coerência entre discurso e prática, agir de acordo com sua missão e seguir seus princípios são algumas formas de a empresa manter sua reputação no mercado.  Para se comunicar de forma plena, a empresa precisa encarar a comunicação em uma perspectiva mais integrada.

Mais que uma articulação de esforços, a comunicação integrada é uma filosofia que guia o cotidiano. Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa. E   o que aconteceria se um colaborador descobrisse que sua empresa passará por um processo de fusão através da imprensa? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisa ser informado.

Se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Por isso, conheça nossas consultorias de diagnóstico e planejamento de comunicação.

Gostou do texto?

Se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos e  assine nossa newsletter para receber dicas de  #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube. 

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos