Planejamento de comunicação: tendências 2021
Planejamento de comunicação faz parte de um dos maiores desafios do setor: as empresas não tem tempo, e, muitas vezes, os profissionais não conseguem se dedicar à essa atividade e aí , entramos em um ciclo vicioso.
Acontece assim: a empresa não se planeja, pois vive na urgência e vive na urgência, pois não se planeja.
Assim, o profissional, por não ser visto como estratégico, também não recebe da empresa apoio para se atualizar , capacitar e investir em cursos de planejamento e comunicação integrada.
E no que isso resulta?
Um dos resultados desse problema, que tem duas faces, é a quantidade elevada de campanhas com erros, posts sem relevância , a confusão entre estratégia e tática e o pior: confundir quantidade com qualidade.
Outro erro é a empresa considerar que deve estar em todas as mídias sociais, sem fazer pesquisa, estudo e analisar as métricas.
Sabemos que o Instagram pode ter um alto alcance, mas é uma rede em que temos pouca ingerência. E se ele acabasse? Como você se comunicaria?
Erros no planejamento de comunicação
Por isso, tenho recomendado a todos os clientes que não foquem toda a Estratégia e tática APENAS nas redes sociais!
Além das mídias sociais, temos as mídias próprias, que são nosso site, blog, newsletter e as mídias conquistadas, fruto da interação dos usuários (comentários, reposts e etc).
A grande virada de chave é: mídia propria é onde você cria relacionamento e converte. Redes sociais são cada vez mais ancoragem para os canais próprios da marca e mídia espontânea!
Pensando nisso, separamos algumas tendências de comunicação para inspirar sua empresa na hora de criar o planejamento de comunicação digital para 2021:
1. Olhar para além do nicho tradicional de conteúdo: definindo-o um pouco fora do centro, para criar uma verdadeira área de diferenciação;
2. Diversificação: No momento adequado, ampliar o processo de publicação para canais adicionais.
Então, essa frase de Joe Pulizzi é uma grande inspiração para o trabalho de posicionamento e estratégia digital:
Avançar pequeno para ficar grande. Muitos fracassam ao não escolher um nicho de conteúdo que seja suficientemente pequeno. Eles temem que o nicho seja pequeno demais para monetizar. Nunca encontrei um caso assim. A maioria dos fracassos ocorre porque o empreendedor fica abrangente demais, e não estreito o suficiente.
Joe Pulizzi
Dessa forma, sabemos que mídias sociais são muito importantes, mas são um espaço “alugado”.
Como planejar em 2021?
Por isso, autores como Pulizzi e Rafael Rez apontam algumas tendências para 2021:
1. Fortalecer a chamada mídia própria e espontânea;
2. Criação de grupos e comunidades;
3. Segmentação na oferta de produtos e serviços;
4. Fortalecimento da presença digital além das redes, ou seja, tendo um blog forte, newsletter estruturada!
5. Predomínio de buscas mais qualificadas , por isso, entenda de SEO e use as palavras-certas para ser encontrado pelo seu cliente;
6. Trabalho data driven: comunicação baseada em métricas e dados;
7. Menos e mais denso: slow content na produção de conteúdo;
8. Geração de valor para menor audiência viável (Seth Godin).
Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?
Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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