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Gestão de Crises e Riscos Reputacionais

Planejamento de comunicação x crises

Por: Isabela Pimentel10/mai/2020
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Planejamento de comunicação é essencial, mas poucos profissionais e empresas dedicam o devido tempo a ele. Não basta estar na Internet e ter páginas nas redes sociais para ter a chamada presença digital. Muitas empresas, por vezes, acabam criando diversos canais, que ficam parados, sem atualização de conteúdo, às moscas.

Mas, onde fica a comunicação integrada e estratégia bem articulada se esses canais mal dialogam?

Então vamos lá: o primeiro passo para pensarmos em estruturar um projeto de relacionamento digital é definir o posicionamento da marca, ou seja, como ela quer ser vista e percebida por seus principais stakeholders.

Considere essas perguntas-chave:

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Antes mesmo de sair criando posts ou campanhas, é preciso avaliar com calma alguns pontos sobre a estratégia e planejamento.

Assim, avalie com calma:

O que sua marca precisa comunicar?

Então, para quem é a mensagem?

Quais são os objetivos estratégicos?

Todas essas perguntas nortearão o posicionamento da empresa.

Sendo assim, em um outro momento, definido o planejamento, objetivo, táticas e a estratégia, é hora de fazer o mapeamento de canais.

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Em que canais o público da sua marca está?

Para esse mapeamento, é preciso fazer uma análise da sua concorrência direta!

Como sua concorrência está se posicionando?

Que tom ela usa? Em que redes ela está?

O que fazer após o diagnóstico?

Assim sendo, após essa fase de pesquisa e diagnóstico, é importante começar a criação da estratégia própria e autêntica da sua marca, afinal, esse é o segundo passo.

Por isso, para prevenir crises, avalie o objetivo de criação de novos canais, defina uma equipe responsável, crie a estratégia, defina as táticas, imagine formas de mensuração e indicadores de desempenho!

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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