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Planejamento Estratégico de Comunicação

Diagnóstico de comunicação 360º: qual sua importância?

Por: Isabela Pimentel22/jan/2022
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Diagnóstico de comunicação, muitas vezes, é considerado perda de tempo ou algo que vai atrasar o processo de planejamento. Mas, já pensou nos riscos da falta dele?

São grandes os riscos de crises de imagem e reputação para quem pula etapas e foca só no operacional.

Então, você considera que sua empresa conhece a importância do diagnóstico de comunicação? Vamos juntos entender seu valor e etapas para construção.

Importância do diagnóstico de comunicação 360º

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Infográfico Processo de Diagnóstico de Comunicação – Prof: Isabela Pimentel


Um dos maiores erros das empresas é criar campanhas e planos de comunicação sem antes ter dedicado o tempo necessário ao diagnóstico.

De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa.

Assim sendo, o diagnóstico é um processo sistêmico ou 360º, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados,  a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.

Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase, que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias , a fim de alcançar os resultados almejados.

Vamos entender, de forma mais detalhada e aprofundada, as etapas de um diagnóstico de comunicação.

É preciso também estar atento aos riscos que a falta de diagnóstico e análise podem trazer para seu projeto, dentre eles:

Etapas

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Diagnóstico 360º – Metodologia: Comunicação Integrada / Isabela Pimentel

Após entendermos o conceito de diagnóstico, é hora de pensar em sua importância e benefícios, assim, conseguimos defender a ideia para a alta gestão e para os líderes.

Por isso, a importância do diagnóstico 360º está em permitir:

  • Alinhar o profissional à realidade do ambiente em que ele irá atuar;
  • Delimitar até onde deve e como deve operar;
  • Entender os cenários (macro e microambiente).

Exemplo de diagnóstico de comunicação

De maneira geral, sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).

Nesse sentido, confira as etapas detalhadas do diagnóstico:

·  Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa;

·  Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;

·  Analisar empresa e sua reputação;

·  Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores,diretoria, colaboradores;

·  Auditoria de imagem;

·  Auditoria da Reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);

·  Mapeamento de defensores e detratores;

·  Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;

·  Pesquisas de opinião;

·  Pesquisa de mercado;

·  Pesquisas de Clima;

·  Pesquisa de atendimento ao cliente;

·  Grupo focal com formadores de opinião;

·  Compilação de dados;

·  Apresentação dos resultados!.

Completo e integrado, esse processo ajudará sua empresa na hora de ter uma visão do momento atual e do futuro também! É essa visão sistêmica que chamamos de Diagnóstico Comunicacional 360º.

Como fazer Diagnóstico de comunicação interna?

Se formos pensar apenas no âmbito da comunicação com os times e lideranças, o chamado diagnóstico de comunicação interna, precisaremos considerar muitos elementos, pois é um erro focar apenas em canais de comunicação.

Confira nosso guia para realizar o diagnóstico de comunicação da sua empresa, incluindo a interna.

Na perspectiva integrada, o diagnóstico de comunicação interna necessita considerar:

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Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

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