Dicas para evitar ruídos na comunicação empresarial
Ruídos na comunicação empresarial são elementos que podem trazer grandes danos não somente à imagem, mas também ao clima organizacional e à reputação.
Comunicação eficaz é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, os ruídos na comunicação empresarial podem retardar o progresso e diminuir a produtividade.
Neste artigo, descubra dicas importantes para evitar ruídos na comunicação empresarial e aproveitar sua equipe à máxima capacidade.
De forma geral, podemos considerar que ruído é, para Gil, “toda e qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação na fidelidade da comunicação, em uma mensagem, seja ela visual, sonora ou escrita”.
Assim, é importante destacar que há duas possíveis origens para os ruídos na comunicação: tanto os originados no emissor, ou seja, a fonte da informação, quanto no decodificador, ou seja, o receptor.
Algumas vezes, as regras e procedimentos não deixam muito espaço para a ambiguidade na comunicação interna.
Para garantir que cada um saiba qual é o seu papel no processo, evitar confusões desnecessárias e responder rapidamente às necessidades da empresa, registe estas regras claramente e monitore a sua implementação.
Como mapear ruídos de comunicação?
Ruídos nos canais de comunicação
Diariamente, a eficácia das práticas comunicativas internas pode ser afetada pela quantidade de ruídos nos canais.
Então, de certa forma, isso pode alterar a relação entre a área de comunicação e as demais unidades de negócio.
Nesse sentido, além de entender a origem dos ruídos, vamos compreender os fatores que levam à sua origem. São eles:
- Físicos: barulhos, sons no ambiente;
- Técnicos: falhas no canal ou em um sistema;
- Pscicológicos: contexto de recepção;
- Semânticos: barreiras no código, termos técnicos.
Assim , após entender o conceito de ruído e os fatores que provocam sua origem, é hora de tangibilizar outros fatores que provocam esse tipo de falha.
Portanto, um clima organizacional ruim, em que não há clareza quanto aos valores da empresa e objetivos, provoca também o surgimento de ruídos.
Tipos de ruído de comunicação
De forma complementar, quando é feita uma comunicação que esconde mensagens ‘negativas’ , ou seja, em que há falta de transparência , e o colaborador é o último a saber, logo surgem os ruídos, na famosa ‘rádio corredor’.
Mas, o nome ‘rádio corredor’ ou ainda ‘rádio peão’ dá a falsa ideia de que somente nos setores de base ocorrem boatos e ruídos. Nas nossas pesquisas, optamos pelos termos ‘ruídos na comunicação’ ou ainda boatos e redes informais e cadeias de contágio.
Ademais, também ocorrem esses ruídos quando comunicados e informações controversas são divulgadas, orçamentos são avaliados incorretamente em projetos e prazos e escopo não são claros para os membros da equipe.
Portanto, ao lidar com o principal público formador da imagem da empresa, o colaborador, o profissional de comunicação deve estar preparado para encarar a diversidade de públicos, opiniões, culturas e visões de mundo.
Sendo assim, como construir um processo de troca e diálogo, evitando os ruídos?
O que pode ser um ruído no processo de comunicação?
Ao iniciar o trabalho de comunicação interna em qualquer organização, é preciso, antes de tudo, fazer o mapeamento dos públicos e uma avaliação prévia dos fluxos existentes.
Assim, conhecendo um pouco mais o perfil para o qual os veículos serão direcionados, é possível começar a detalhar o que será trabalhado em cada um deles.
Dados em mão, uma análise qualitativa do perfil, gostos e preferência irão nortear as edições dos boletins, jornais murais, matérias para o site, intranet e webtv.
Imagina a percepção ruim que realizar campanhas com teasers enviados por e-mail, para um público que não tem acesso diário e constante a tal ferramenta pode causar? Ruim, né?
Comunicação efetiva
Percebemos que, para a comunicação ser efetiva, ela precisa, ser, além de integrada, abrangente, de forma a não falar apenas a linguagem de um setor, do alto escalão, ou sobre o mundo dos executivos.
Sendo assim, a comunicação efetiva é a capacidade de transmitir nossas ideias de maneira clara e persuasiva. Para essa comunicação efetiva ocorrer, precisamos focar no planejamento estratégico e integrado, conforme nosso material especial abaixo:
Portanto, os fluxos comunicativos devem ser específicos e direcionados, respeitando as peculiaridades de cada um dos públicos de interesse, abarcando o público interno, externo e misto.
Assim, é preciso superar a visão de que a comunicação é algo apenas restrito a um setor: ela é de todos e para todos.
Por fim, integrar as equipes, motivá-las, dar feedback constantemente sobre o andamento dos processos e projetos é fazer com que o colaborador se sinta parte da empresa: um caminho inicial, mas vital, para evitar os temidos ruídos nos processos de comunicação interna.
Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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