comunicacao-gerencial
Comunicação Interna

A maravilhosa comunicação gerencial

Por: Isabela Pimentel7/mar/2016
Compartilhe:

Os veículos de comunicação interna destacam as ações da diretoria, feitos positivos, os grandes heróis corporativos de colarinho branco e apenas coisas positivas da alta gestão. Nos corredores, os jornais são chamados de “chapa branca”.Até que ponto a comunicação interna tem que servir de porta voz das ações da diretoria? Fazemos comunicação gerencial?

Pensando nisso e ouvindo feedbacks de alguns colaboradores, percebo que muita vezes as notícias não são lidas exatamente por não “retratarem ” e “falarem”  da realidade dos funcionários comuns, que pegam um ônibus para trabalhar todos os dias, enfrentam filas para almoçar e sacar seus salários.

Então, como ter uma comunicação gerencial efetiva e não excludente?

Como ir além da comunicação gerencial?

Nesse sentido, achamos, do alto da nossa sabedoria corporativa de comunicadores, que produzimos conteúdos imensamente atraentes e que a culpa é do funcionário preguiçoso, que não se interessa em ler o que é importante sobre a empresa. Será mesmo assim?

Comunicação gerencial x comunicação colaborativa

comunicacao-gerencial

O colaborador deve ser tomado como agente principal da comunicação interna e os veículos devem refletir a diversidades de públicos, dando a eles chances de se envolver na produção de textos, através da sugestão de pautas para entrevistas e reportagens.

Sendo assim,  se o jornal interno fala apenas da diretoria, os funcionários dos demais setores acabam não se sentindo sujeitos da história da organização. Ter canais próprios e direcionados não significa que não teremos uma comunicação gerencial, assim como ter uma comunicação gerencial não quer dizer que ela seja apenas ‘cor de rosa’.

Precisamos buscar um ponto de equilíbrio entre a existência de canais próprios da comunicação gerencial e também canais para a diversidade de  públicos e culturas que formam a organização.

Dessa forma, vamos conciliar e ser nem 8 e nem 80: ser gerencial não signfica ser conteúdo chato e não humanizado!

Por isso,  confira algumas dicas para tornar sua comunicação interna e gerencial mais colaborativas e adote em sua empresa, em um trabalho de gestão da comunicação.

1-    Deixe claro para todos o papel da comunicação interna, como  funciona e os veículos que existem e que essa comunicação faz parte de uma política corporativa;

2-    Ofereça, no portal corporativo, um espaço para envio de sugestões de pauta e críticas;

3-     Busque pontos focais nas áreas e envolva-os nas reuniões de pauta dos veículos;

4-    Produza manuais e encontros para discutir as prática de comunicação interna;

5-    Realize, anualmente, pesquisas de satisfação sobre os conteúdos divulgados e pesquisas de clima;

6-    Desmistifique que a comunicação é um setor; ela é uma prática diária de todos;

7-    Não produza conteúdos apenas sobre um setor ou a diretoria; dê voz a todos;

8-    Reavalie seu planejamento anualmente.

Comunicação interna que engaja

Assim, quando a comunicação interna ocorre apenas do topo para a base, aumentam os ruídos e os canais de comunicação formais entopem..Vazam, pelos corredores, palavras e achismos sobre o rumo da empresa, demissões, fusões e etc. Será que realmente estamos nos comunicando bem?

Então, se valorizarmos apenas a maravilhosa realidade corporativa, evitando  tocar em assuntos espinhosos e delicados,  estamos produzindo conteúdos que não refletem a realidade, logo, não envolvem os funcionários.

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação interna e gerencial?

Assim,  assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Texto: Isabela Pimentel

Imagem: Getty Images

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos