
A maravilhosa comunicação gerencial
Como ir além da comunicação gerencial?
Nesse sentido, achamos, do alto da nossa sabedoria corporativa de comunicadores, que produzimos conteúdos imensamente atraentes e que a culpa é do funcionário preguiçoso, que não se interessa em ler o que é importante sobre a empresa. Será mesmo assim?Comunicação gerencial x comunicação colaborativa
O colaborador deve ser tomado como agente principal da comunicação interna e os veículos devem refletir a diversidades de públicos, dando a eles chances de se envolver na produção de textos, através da sugestão de pautas para entrevistas e reportagens. Sendo assim, se o jornal interno fala apenas da diretoria, os funcionários dos demais setores acabam não se sentindo sujeitos da história da organização. Ter canais próprios e direcionados não significa que não teremos uma comunicação gerencial, assim como ter uma comunicação gerencial não quer dizer que ela seja apenas ‘cor de rosa’. Precisamos buscar um ponto de equilíbrio entre a existência de canais próprios da comunicação gerencial e também canais para a diversidade de públicos e culturas que formam a organização.Comunicação interna que engaja
Assim, quando a comunicação interna ocorre apenas do topo para a base, aumentam os ruídos e os canais de comunicação formais entopem..Vazam, pelos corredores, palavras e achismos sobre o rumo da empresa, demissões, fusões e etc. Será que realmente estamos nos comunicando bem?
Então, se valorizarmos apenas a maravilhosa realidade corporativa, evitando tocar em assuntos espinhosos e delicados, estamos produzindo conteúdos que não refletem a realidade, logo, não envolvem os funcionários.
Quer saber mais sobre planejamento de comunicação interna e gerencial?
Assim, assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico! Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada. Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.Texto: Isabela Pimentel
Imagem: Getty Images
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais estratégicos
A partir da nossa expertise de mais de 14 anos em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada, Gestão de Riscos Reputacionais e Mapeamento de fluxos e processos de comunicação, desenvolvemos diversos materiais estratégicos para sua empresa.
