10 tendências de comunicação 2022
Tendências 2022 já estão nos itens mais buscados do último mês na web e redes sociais. Todos os anos, por volta de outubro, os analistas e especialistas no cenário digital iniciam a apresentação dos relatórios de tendências de comunicação e marketing.
Afinal, quais são as tendências de comunicação para 2022 que precisam estar no seu plano de comunicação?
Independente de quais, é preciso ter estratégia de comunicação.
É exatamente sobre isso que vamos conversar no nosso artigo especial de hoje.
Ao longo do ano de 2021, as previsões apontadas pela Hootsuite sobre a comunicação digital acabaram se concretizando. O relatório, que apontava a necessidade de mais investimento em mídias próprias e comunidades, deu um tiro certo diante das crises, panes e quedas de redes sociais, como as horas em que WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar. Tudo muda a todo instante e precisamos ficar atentos!
Tendências 2022
Nesse cenário, além da necessidade vital de as marcas pararem de focar totalmente sua estratégia digital em ‘casas alugadas‘, como apontada Ariane Feijó, é preciso iniciar um trabalho agora, para que se colha não apenas resultados numéricos, mas um fortalecimento da reputação em curto e médio prazo.
Fortalecendo as chamadas mídias próprias e diversificando seu mix de canais e tendo um site robusto, associado a um trabalho estratégico de Search Enginee Optimization (SEO), a marca permanece ativa e relevante para quem procura os termos certos, mesmo em cenários de crise nas plataformas alugadas e as constantes mudanças de algoritmo, que nos deixam sempre na mão.
Tendências em redes sociais e marketing digital
Nesse sentido, tendo conteúdos segmentados e uma presença digital ativa, sua marca conseguirá atrair leads mais qualificados, pois sabe dialogar com as personas certas e utilizar os termos perfeitos, estando bem posicionada nos buscadores.
Ademais, o trabalho de comunicação digital, além do SEO, precisa ser cada vez mais voltado para dados, ou seja, tornar-se data driven: é impossível obter resultados sem entender a performance que seu conteúdo tem, os principais canais e fontes de tráfego.
Pode ser que seu site seja um canal excelente de conversão e você esteja perdendo tempo e energia em outros, já pensou nisso?
Consumo de informação em 2022
Após o boom das redes, lives, a ‘sociedade do cansaço’ busca um consumo mais equilibrado de informação e muitas marcas tem optado por uma estratégia de conteúdo slow content e que gere valor pela qualidade, não pela quantidade.
Mais conexão, menos exposição, densidade e qualidade, ao invés de um plano editorial desajustado e voltado para métricas de vaidade.
10 pontos essenciais para ficar de olho
Para nossa consultora e especialista em mídias digitais e planejamento de comunicação, Isabela Pimentel, será impossível praticar uma comunicação estratégica e integrada, sem considerar:
- Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;
- Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;
- Experiência do usuário e consumidor integrada (On e offline em sinergia);
- Adoção de uma postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementem a jornada do usuário (utilizando a visão do marketing estratégico);
- Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;
- Business Intelligence (B.I.);
- Eventos híbridos, mesmo após a redução dos impactos da pandemia da Covid-19;
- Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;
- Investimento em branding e ESG (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);
- Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluída.
Além disso, também convidamos nosso time de consultores para ter sua visão sobre esses desafios, confira:
“No próximo ano, continuaremos a refinar, reestruturar e redefinir a forma como trabalhamos. Tudo isso só acontecerá se for permeado por uma comunicação integrada e estratégica, que considere a importância do papel de líderes comunicadores e a busca por um consumo mais equilibrado de informação que gere valor pela qualidade, e não pela quantidade. Será preciso usar cada vez mais dados para a tomada de decisão, correção de caminhos e ganhos de assertividade com diagnósticos mais precisos”.
Karina Cunha- Consultora de Comunicação e Gestora
A Pandemia antecipou e consolidou tendências já apontadas há anos e que vinham engatinhando no mercado. Essa consolidação trouxe inúmeros desafios. O maior deles é conversar com seu público, sabendo que, muitos deles, entendem mais das ferramentas que sua a marca. Avançamos muito nesses dois anos, mas ainda precisamos vencer obstáculos. E, para ajudar a subir o nível do desafio, precisamos adaptar cada um deles a uma tendência forte para 2022, o cibridismo (Mundo on e off em um só). A solução está em bom planejamento !
Marquione Ban – Consultor de Comunicação e Marketing
A tese de que o cliente paga pela experiência exige cada vez mais esforços e criatividade das empresas. O digital pode não ser mais novidade para muitas, mas garantir a lealdade do consumidor, ainda mais exigente, requer também profissionais e organizações que priorizem a inovação e o planejamento. Não se trata apenas de técnicas e ferramentas, o que também é essencial, mas habilidades que exercitam o pensamento estratégico com foco no desenvolvimento e na saúde financeira das corporações.
Ana Medeiros – Consultora em Comunicação e Marketing
Sendo assim, como sua marca anda se preparando para 2022? É mais do que hora de começar a pensar em um plano de comunicação.
Saiba mais sobre o que é a comunicação integrada
A comunicação integrada é aquela capaz de transmitir de forma clara a todos os públicos de interesse da empresa o que ela produz, quem ela é e no que acredita. Um dos seus maiores desafios é alinhar as mensagens de conteúdo institucional e mercadológico.
Manter a coerência entre discurso e prática, agir de acordo com sua missão e seguir seus princípios são algumas formas de a empresa manter sua reputação no mercado. Para se comunicar de forma plena, a empresa precisa encarar a comunicação em uma perspectiva mais integrada.
Mais que uma articulação de esforços, a comunicação integrada é uma filosofia que guia o cotidiano. Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa. E o que aconteceria se um colaborador descobrisse que sua empresa passará por um processo de fusão através da imprensa? Provavelmente, ele pensará que não faz parte das estratégias comunicativas e que, portanto, não precisa ser informado.
Se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Por isso, conheça nossas consultorias de diagnóstico e planejamento de comunicação.
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Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada
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