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Comunicação Integrada

O que é plano integrado de comunicação empresarial?

Por: Isabela Pimentel15/dez/2021
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Plano Integrado e estratégico de comunicação empresarial é um documento essencial, mas que passa distante da realidade de muitas empresas brasileiras, não é mesmo?

Nesse sentido, de acordo com dados da McKinsey (2021), mais de 65% dos profissionais do setor de marketing e comunicação não tem uma estratégia clara da organização que norteie seu trabalho diário.

Assim, como consequência, acaba-se focando demais no plano tático e esquecendo do plano estratégico, de longo prazo.

Plano estratégico – Freepik

No artigo de hoje, vamos conversar sobre as fases e etapas desse plano estratégico de comunicação empresarial. Vamos lá?

Importância da comunicação empresarial e do plano estratégico

Plano de comunicação eficiente
Plano estratégico de comunicação

Quando o planejamento de comunicação integrada caminha para um lado e a empresa para outro, os resultados serão crises, ruídos de comunicação e falhas em processos. E isso pode trazer crises imensas!

Então, vamos entender melhor esse cenário.

O primeiro passo para elaboração do Plano estratégico de comunicação empresarial é a fase de diagnóstico, no qual o profissional irá mergulhar na realidade da empresa, seus desafios, cenários, práticas comunicativas, concorrentes diretos, indiretos, efetividade dos canais, etc.

O que é a comunicação integrada?

O diagnóstico de comunicação integrada ou 360º é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados,  a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.

Podemos dizer que o diagnóstico de comunicação é a primeira e uma das mais importantes etapas para a construção do plano de comunicação integrada, ajudando não só a entender demandas atuais, mas também, a fazermos análises de cenários e previsões futuras.

Também é no diagnóstico que entendemos:

  1. Microambiente: a empresa, seu segmento, contexto organizacional, concorrência, reputação, práticas comunicativas, canais e etc.
  2. Macroambiente: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.

Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.

Modelo de Plano de Comunicação Empresarial

Em paralelo a essas análises, também é importante a identificação da missão, visão e valores da empresa, estudar o Plano de Negócios, seu Mapa Estratégico (BSC), analisar os direcionadores e drivers de valor, e assim, ter um conhecimento aprofundado de onde a empresa está, que recursos ela tem, para onde pretende ir, e quais são seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

Planejamento-de-comunicacao-integrada
Plano de de comunicação integrada – Isabela Pimentel

Por isso, elaboramos esse modelo de plano de comunicação empresarial.

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Etapas do Plano Estratégico de Comunicação

Entendido o plano de negócios e os objetivos estratégicos da gestão, podemos, então, avançar na construção do Plano de Comunicação, e logo após o diagnóstico, entraremos na etapa da identificação dos públicos de interesse em um projeto, ou mapeamento de stakeholders.

Confira as etapas gerais do Plano Estratégico de Comunicação:

  1. Estudo aprofundado sobre a organização e seu Planejamento Estratégico;
  2. Estudo do Plano de negócios, Mapa estratégico, Cadeia de valores e entendimento do momento atual da empresa;
  3. Pesquisa sobre o mercado e segmento de atuação;
  4. Começo do diagnóstico de comunicação;
  5. Mapeamento de Públicos;
  6. Definição de objetivos de comunicação;
  7. Definição de metas;
  8. Definição de estratégias;
  9. Definição de táticas;
  10. Plano de Ação;
  11. Mensagem-chave;
  12. Cronograma;
  13. Responsáveis;
  14. Recursos e Investimentos;
  15. Mensuração de resultados;
  16. Anexos.

Conforme vimos, não podemos criar qualquer tipo de plano de comunicação sem antes elaborar o diagnóstico de comunicação e nessa fase de escuta, o mergulho no Planejamento estratégico da organização, seus cenários, concorrentes e etc é essencial.

Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

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