diagnostico-de-comunicacao
Diagnóstico de Comunicação

Ferramentas de diagnóstico de comunicação

Por: Isabela Pimentel20/jun/2022
Compartilhe:

Ferramentas de diagnóstico de comunicação são muito pouco conhecidas e, quando utilizadas, isso ocorre de maneira isolada e sem uma visão estratégica. Assim, sem um sistema que analise a relação entre os dados e os indicadores de negócio, foca-se apenas nas métricas de vaidade, e não se traduz o real papel da comunicação.

O que é diagnóstico de comunicação?

O diagnóstico de comunicação ou diagnóstico comunicacional pode ser entendido como um processo sistêmico e estruturado que consiste na análise de cenários, tanto dos fatores ambientes e incontroláveis (macroambiente), quanto dos fatores mais próximos à realidade da empresa (microambiente).

É a partir dessa primeira fase do planejamento que poderemos entender melhor como a empresa se comunica e como sua comunicação é percebida pelos públicos, além de analisar o momento atual do negócio, olhar os concorrentes diretos e indiretos, identificar possíveis pontos de melhoria e, até mesmo, detectar riscos e possíveis crises de imagem e reputação.

Porém, para que se possa ter uma visão integrada do diagnóstico, não basta usar ferramentas ou parar na análise de cenários. É necessário, também, considerar as práticas atuais de comunicação, os canais de comunicação com funcionários, os parceiros, a sociedade, as redes sociais, a presença digital, as plataformas de relacionamento com cliente, a análise do site etc. É o chamado diagnóstico 360º.

Para tanto, existem diversas ferramentas que irão contribuir para esse momento de diagnóstico, que consiste em “tirar uma fotografia” do atual momento da empresa. Desse modo, analisa-se sua comunicação, o posicionamento no mercado e a análise dos concorrentes.

Etapas do diagnóstico comunicacional

Antes de falar de ferramenta, separamos alguns pontos importantes para seu diagnóstico de comunicação:

  • Analise a organização e o mercado em que atua;
  • Defina o foco estratégico da análise (Comunicação com empregados, imprensa, práticas digitais ou uma análise integrada?);
  • Faça levantamento de tendências do mercado, concorrência e incertezas;
  • Estude a concorrência (concorrentes diretos e indiretos);
  • Selecione variáveis que possam impactar no planejamento;
  • Analise cenários;
  • Especifique os cenários;
  • Construa um relatório da análise e matriz Pestel e Swot;
  • Finalmente, formule as estratégias.

Ferramentas de diagnóstico de comunicação

Agora vamos apresentar algumas ferramentas que irão ajudá-lo na análise completa ou 360º que propomos em nossas consultorias de comunicação.

Confira algumas ferramentas que utilizamos para análise do site:

Agora que já conhece e entende a dinâmica e performance do seu site, entenda mais sobre as ferramentas de análise de redes sociais:

Nesse sentido, além de entender o site, os canais e as redes sociais, precisamos considerar tendências, o que pode ser feito com o Google Trends e o Buzzmonitor Trends.

Para quem quer entender mais do micro e do macroambiente, indicamos os relatórios de consultorias internacionais, como Mckinsey, KPMG, Gartner e SmartInsights.

Por outro lado, quando falamos de análise de reputação de marca e presença digital, é preciso olhar o Reclame Aqui, o Consumidor.gov, o Proteste etc.

A GroupCaliber, por sua vez, é muito mais que uma mera ferramenta de consultoria dinamarquesa, pois faz um trabalho estratégico e consultivo potencializado em gestão da reputação corporativa. Tal negócio é fortalecido por uma plataforma digital, o Real Time Tracker, que apresenta indicadores de marca e reputação em tempo real e já atendeu clientes como Pfizer, XP, Amil, Itaú, Smart Fit, Casa & Vídeo, Pierre Fabre, entre outros.

Posto isto, fica faltando apenas entender a comunicação interna, o que pode ser feito por meio de entrevistas e pesquisas quantitativa e qualitativa com grupos focais, além da análise de canais e do diagnóstico de cultura.

Portanto, todos esses elementos contribuirão para você, comunicador, ter um rico retrato do momento atual da sua empresa.

Comente aqui!

Gostou do texto?

Se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos e  assine nossa newsletter para receber dicas de  #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos com a nossa Formação Completa. 

Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube. 

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos