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Diagnóstico de Comunicação

Ferramentas de diagnóstico de comunicação

Por: Isabela Pimentel20/jun/2022
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Ferramentas de diagnóstico de comunicação são muito pouco conhecidas e, quando utilizadas, isso ocorre de maneira isolada e sem uma visão estratégica. Assim, sem um sistema que analise a relação entre os dados e os indicadores de negócio, foca-se apenas nas métricas de vaidade, e não se traduz o real papel da comunicação.

O que é diagnóstico de comunicação?

Diagnostico comunicacional
Diagnóstico comunicacional 360º

O diagnóstico de comunicação ou diagnóstico comunicacional pode ser entendido como um processo sistêmico e estruturado que consiste na análise de cenários, tanto dos fatores ambientes e incontroláveis (macroambiente), quanto dos fatores mais próximos à realidade da empresa (microambiente).

É a partir dessa primeira fase do planejamento que poderemos entender melhor como a empresa se comunica e como sua comunicação é percebida pelos públicos, além de analisar o momento atual do negócio, olhar os concorrentes diretos e indiretos, identificar possíveis pontos de melhoria e, até mesmo, detectar riscos e possíveis crises de imagem e reputação.

Porém, para que se possa ter uma visão integrada do diagnóstico, não basta usar ferramentas ou parar na análise de cenários. É necessário, também, considerar as práticas atuais de comunicação, os canais de comunicação com funcionários, os parceiros, a sociedade, as redes sociais, a presença digital, as plataformas de relacionamento com cliente, a análise do site etc. É o chamado diagnóstico 360º.

Para tanto, existem diversas ferramentas que irão contribuir para esse momento de diagnóstico, que consiste em “tirar uma fotografia” do atual momento da empresa. Desse modo, analisa-se sua comunicação, o posicionamento no mercado e a análise dos concorrentes.

Grau de Integração

Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.

Etapas do diagnóstico comunicacional

Antes de falar de ferramenta, separamos alguns pontos importantes para seu diagnóstico de comunicação:

  • Analise a organização e o mercado em que atua;
  • Defina o foco estratégico da análise (Comunicação com empregados, imprensa, práticas digitais ou uma análise integrada?);
  • Faça levantamento de tendências do mercado, concorrência e incertezas;
  • Estude a concorrência (concorrentes diretos e indiretos);
  • Selecione variáveis que possam impactar no planejamento;
  • Analise cenários;
  • Especifique os cenários;
  • Construa um relatório da análise e matriz Pestel e Swot;
  • Finalmente, formule as estratégias.

Ferramentas de diagnóstico de comunicação

Agora vamos apresentar algumas ferramentas que irão ajudá-lo na análise completa ou 360º que propomos em nossas consultorias de comunicação.

Confira algumas ferramentas que utilizamos para análise do site:

Agora que já conhece e entende a dinâmica e performance do seu site, entenda mais sobre as ferramentas de análise de redes sociais:

Nesse sentido, além de entender o site, os canais e as redes sociais, precisamos considerar tendências, o que pode ser feito com o Google Trends e o Buzzmonitor Trends.

Para quem quer entender mais do micro e do macroambiente, indicamos os relatórios de consultorias internacionais, como Mckinsey, KPMG, Gartner e SmartInsights.

Por outro lado, quando falamos de análise de reputação de marca e presença digital, é preciso olhar o Reclame Aqui, o Consumidor.gov, o Proteste etc.

A GroupCaliber, por sua vez, é muito mais que uma mera ferramenta de consultoria dinamarquesa, pois faz um trabalho estratégico e consultivo potencializado em gestão da reputação corporativa. Tal negócio é fortalecido por uma plataforma digital, o Real Time Tracker, que apresenta indicadores de marca e reputação em tempo real e já atendeu clientes como Pfizer, XP, Amil, Itaú, Smart Fit, Casa & Vídeo, Pierre Fabre, entre outros.

Posto isto, fica faltando apenas entender a comunicação interna, o que pode ser feito por meio de entrevistas e pesquisas quantitativa e qualitativa com grupos focais, além da análise de canais e do diagnóstico de cultura.

Portanto, todos esses elementos contribuirão para você, comunicador, ter um rico retrato do momento atual da sua empresa.

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Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

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