Consultoria de Comunicação Integrada – como funciona?
Consultoria de Comunicação Integrada é um serviço que muitas empresas pensam em contratar, especialmente em momentos que é percebida a necessidade de desenvolver um planejamento mais estratégico e sair do nível operacional, cujo foco excessivo, acaba trazendo uma visão de curto prazo e acarretando também crises de imagem e reputação.
Nesse sentido, uma das perguntas que você, gerente, supervisor, líder ou coordenador pode estar se fazendo agora mesmo, ao ler esse texto é: em que momento é importante contratar uma consultoria de comunicação?
Quando contratar uma consultoria de comunicação?
Vamos entender os contextos de desafio e as dores das empresas que precisam contratar esse serviço especializado.
Por isso, é importante contratar uma consultoria de comunicação integrada quando sua empresa:
- Percebe que há falhas e ruídos na comunicação entre as áreas;
- Detecta que mesmo com investimento alto em campanhas, o grau de engajamento nas ações e canais é muito baixo;
- Nunca foi feita uma pesquisa de comunicação ou diagnóstico e todo conteúdo gerado para dentro e fora da empresa (colaborador e demais stakeholders) não tem base em dados e indicadores;
- Ocorrem crises e situações em que a rádio corredor se espalha e compromete o clima organizacional;
- Todo conteúdo, texto e mensagens enviadas são feitas de forma muito doméstica, sem técnicas e uso de ferramentas apropriadas;
- Há vícios e práticas ultrapassadas, sendo necessário dar um novo ‘ar’ à comunicação corporativa;
- Mesmo com todos os esforços, as trocas e interações com os stakeholders não ocorrem de forma efetiva.
Assim, após conhecer esses detalhes, você pode estar se perguntando: então, como montar o Planejamento de Comunicação Integrada da sua empresa? O que fazer para produzir mensagens coerentes, que respeitem as características de cada público e meio?
De acordo com pesquisa conduzida pela Gartner em 2020, um dos maiores desafios da área de Comunicação nos dias de hoje é o alinhamento entre as competências da equipe e as necessidades futuras do negócio, além de estabelecer fluxos de trabalho de forma a ter atuação estratégica, gerenciar a reputação e prevenir crises.
Como funciona a consultoria de Comunicação Integrada?
Nessa consultoria, faremos o Diagnóstico 360º das atuais práticas de Comunicação da empresa, e analisaremos seu relacionamento com os principais públicos de interesse e respectivos canais.
Na nossa metodologia exclusiva, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, serão considerados, assim como a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos, a fim de garantir a aderência do planejamento à rotina.
Ademais, outra etapa, após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, é o mapeamento dos stakeholders, canais de comunicação interna, da presença digital nas principais redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook, por exemplo), site corporativo (Posicionamento, SEO, autoridade de domínio e ranqueamento) e canais que afetam diretamente a reputação (Glassdor, etc), com proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.
Quais são os diferenciais da Consultoria de Comunicação Integrada?
– Profissionais que já ocuparam cargos de Gestão e Liderança em projetos e empresas de médio e grande porte (incluindo multinacionais);
– Experiência prática e acadêmica (Nosso quadro é composto por Mestres e Docentes das maiores universidades do país);
– Produção e atualização contínua (investimos continuamente na capacitação e atualização com pares e referência;
– Especializações em áreas estratégicas da Comunicação Corporativa;
– Visão integrada entre estratégias de negócio, pessoas e processos;
– Time sênior e qualificado, que une background de mercado e acadêmico;
– Cases e projetos de consultoria para mais de 15 empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais
Quais são as entregas dessa consultoria?
- Relatório com pontos críticos ao término de cada fase da consultoria;
- Plano piloto emergencial para cada fase da consultoria;
- Relatório da Pesquisa de Comunicação e Canais;
- Relatório de Diagnóstico Completo;
- Recomendações para melhoria de fluxos e processos da área de Comunicação e suas áreas de interface principais dentro da organização (não contempla outras áreas corporativas e seus processos);
- Plano de Comunicação Integrada (curto, médio e longo prazo);
- Plano Estratégico de Comunicação;
- Plano Tático de Comunicação;
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada.
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