comunicacao-interna
Comunicação Integrada

4 livros de comunicação interna

Por: Isabela Pimentel15/mai/2023
Compartilhe:

Comunicação interna é um grande desafio nas organizações. Informar vem sendo confundido com comunicar e no fim das contas, o colaborador se sente perdido na enxurrada de ‘informes’. É muito mais importante focar na comunicação efetiva que na ‘informação’, correto?

Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos 4 livros especiais para melhorar a comunicação interna da sua empresa, vamos conhecer?  

Aprofunde seu conhecimento em livros de planejamento de comunicação com nossa trilha educativa especial, contendo 8 obras, infográficos e vídeos.

Livros para melhorar a comunicação interna

O primeiro livro que a gente vai conhecer hoje é o livro não existe gestão sem comunicação , do consultor Daniel Costa, profissional muito experiente e que já desenvolveu diversas campanhas de endomarketing voltadas para o engajamento em grandes empresas.

Em linguagem bastante descontraída, ele traz todos os pilares, dicas, técnicas e motivadores para criação de um plano de comunicação interna, otimizando as trocas e diálogos entre organizações, líderes e liderados, pensando também em como isso afeta a gestão.

Daniel Costa também traz diferenças interessantes como motivação e engajamento , aborda a economia da atenção e parte dos tipos de campanha e métricas que podem ser adotadas para mensuração de resultados como pilares da cultura data driven.

Pilares e processos de comunicação interna

Além de fluxos e processos, quando se pensa em comunicação interna , outro Pilar essencial é a comunicação com os líderes e a alta gestão, por isso , vamos falar agora do livro Comunicação Consciente: O Que Comunico Quando me Comunico, de Mara Behlau e Marisa Barbara.

As autoras abordam como os problemas de comunicação nascem pequenos e podem trazer verdadeiras crises, caso não sejam gerenciados a tempo.

Além disso, a obra foca em como as competências de comunicação oral e também não- verbal são essenciais para que os profissionais possam se desenvolver no ambiente corporativo. Além da comunicação escrita, é essencial também pensar na comunicação não-verbal, por isso, ela fala sobre comunicação consciente.

O livro ‘Comunicação Consciente’ é um convite para que possamos melhorar a nossa comunicação no ambiente profissional, com todos os setores. 

Nesse sentido, vamos pensar também, além das competências, em como montar uma equipe e setor. Por isso, o terceiro livro que vamos apresentar é Como implantar uma área de comunicação interna, escrito pelo Consultor e Empresário Paulo Clemen.

No livro, o autor dá todos os passos para instituir, instrumentalizar e tornar estratégica uma área de comunicação interna dentro de uma organização e onde a área deve estar posicionada no organograma corporativo, alinhado à cultura.

Qual é o perfil do profissional responsável ? Como a equipe de comunicação interna deve se constituir?

Ele também aponta como criar planos e linguagens adequadas para dialogar com diferentes públicos.

Outro livro essencial para o profissional que quer aprimorar a Comunicação interna, a força das empresas, volume 7, editado em 2013, pela Aberje. 

E por fim vamos conhecer o livro ‘Ouvi Dizer’: comunicação integrada como antídoto, da consultora e gestora Isabela Pimentel , que aborda fluxos, processos e mapeamento de riscos e boatos em seus estágios iniciais, para que as organizações possam prevenir possíveis danos e crises por eles provocados.

Livro com ênfase em Employee Experience e marca empregadora

Um livro bônus que estudamos recentemente é o ‘Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional’, de Roberto Madruga, que aprofunda temas como Employee Experience, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Employer Branding, Equipes de Alta Performance, Inovação, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Boa pedida!

Agora que você já conhece esses livros para melhorar a comunicação, comente aqui se você já leu algum deles. 

Gostou do texto?

Aprofunde ainda mais em adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

E se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos e  assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Tenha uma estratégia para trabalhar com embaixadores da sua marca.

Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube. 

Baixe nossa aula completa e modelo de planejamento de comunicação pdf ;

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Aprenda a criar  projeto e política de comunicação

Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos