
4 livros de comunicação interna
Comunicação interna é um grande desafio nas organizações. Informar vem sendo confundido com comunicar e no fim das contas, o colaborador se sente perdido na enxurrada de ‘informes’. É muito mais importante focar na comunicação efetiva que na ‘informação’, correto?
Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos 4 livros especiais para melhorar a comunicação interna da sua empresa, vamos conhecer?
Livros para melhorar a comunicação interna
O primeiro livro que a gente vai conhecer hoje é o livro não existe gestão sem comunicação , do consultor Daniel Costa, profissional muito experiente e que já desenvolveu diversas campanhas de endomarketing voltadas para o engajamento em grandes empresas.
Em linguagem bastante descontraída, ele traz todos os pilares, dicas, técnicas e motivadores para criação de um plano de comunicação interna, otimizando as trocas e diálogos entre organizações, líderes e liderados, pensando também em como isso afeta a gestão.
Daniel Costa também traz diferenças interessantes como motivação e engajamento , aborda a economia da atenção e parte dos tipos de campanha e métricas que podem ser adotadas para mensuração de resultados como pilares da cultura data driven.
Pilares e processos de comunicação interna
Além de fluxos e processos, quando se pensa em comunicação interna , outro Pilar essencial é a comunicação com os líderes e a alta gestão, por isso , vamos falar agora do livro Comunicação Consciente: O Que Comunico Quando me Comunico, de Mara Behlau e Marisa Barbara.
As autoras abordam como os problemas de comunicação nascem pequenos e podem trazer verdadeiras crises, caso não sejam gerenciados a tempo.
Além disso, a obra foca em como as competências de comunicação oral e também não- verbal são essenciais para que os profissionais possam se desenvolver no ambiente corporativo. Além da comunicação escrita, é essencial também pensar na comunicação não-verbal, por isso, ela fala sobre comunicação consciente.
O livro ‘Comunicação Consciente’ é um convite para que possamos melhorar a nossa comunicação no ambiente profissional, com todos os setores.
Nesse sentido, vamos pensar também, além das competências, em como montar uma equipe e setor. Por isso, o terceiro livro que vamos apresentar é Como implantar uma área de comunicação interna, escrito pelo Consultor e Empresário Paulo Clemen.
No livro, o autor dá todos os passos para instituir, instrumentalizar e tornar estratégica uma área de comunicação interna dentro de uma organização e onde a área deve estar posicionada no organograma corporativo, alinhado à cultura.
Qual é o perfil do profissional responsável ? Como a equipe de comunicação interna deve se constituir?
Ele também aponta como criar planos e linguagens adequadas para dialogar com diferentes públicos.
Outro livro essencial para o profissional que quer aprimorar a Comunicação interna, a força das empresas, volume 7, editado em 2013, pela Aberje.
E por fim vamos conhecer o livro ‘Ouvi Dizer’: comunicação integrada como antídoto, da consultora e gestora Isabela Pimentel , que aborda fluxos, processos e mapeamento de riscos e boatos em seus estágios iniciais, para que as organizações possam prevenir possíveis danos e crises por eles provocados.
Livro com ênfase em Employee Experience e marca empregadora
Um livro bônus que estudamos recentemente é o ‘Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional’, de Roberto Madruga, que aprofunda temas como Employee Experience, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Employer Branding, Equipes de Alta Performance, Inovação, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Boa pedida!
Agora que você já conhece esses livros para melhorar a comunicação, comente aqui se você já leu algum deles.
Gostou do texto?
Aprofunde ainda mais em adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
E se gostou do texto, acompanhe nossos conteúdos estratégicos e assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia e #planejamentodecomunicacao todo mês.
Tenha uma estratégia para trabalhar com embaixadores da sua marca.
Acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso YouTube.
Baixe nossa aula completa e modelo de planejamento de comunicação pdf ;
Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada
Aprenda a criar projeto e política de comunicação
Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.
