5 livros de comunicação interna
Comunicação interna é um grande desafio nas organizações. Informar vem sendo confundido com comunicar e no fim das contas, o colaborador se sente perdido na enxurrada de ‘informes’.
É muito mais importante focar na comunicação efetiva que na ‘informação’, correto? Não é sobre volume e sim, gerar valor.
Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos 5 livros especiais para melhorar a comunicação interna da sua empresa, vamos conhecer?
Livros para melhorar a comunicação interna
O primeiro livro que a gente vai conhecer hoje é o livro não existe gestão sem comunicação , do consultor Daniel Costa, profissional muito experiente e que já desenvolveu diversas campanhas de endomarketing voltadas para o engajamento em grandes empresas.
Em linguagem bastante descontraída, ele traz todos os pilares, dicas, técnicas e motivadores para criação de um plano de comunicação interna, otimizando as trocas e diálogos entre organizações, líderes e liderados, pensando também em como isso afeta a gestão.
Daniel Costa também traz diferenças interessantes como motivação e engajamento , aborda a economia da atenção e parte dos tipos de campanha e métricas que podem ser adotadas para mensuração de resultados como pilares da cultura data driven.
O autor lançou recentemente a obra ‘Vamos conversar’, com uma abordagem literária e aproximativa. A partir de uma proposta inédita, em sua nova publicação, Daniel mistura histórias e técnicas de comunicação com a mesma linguagem simples e dialógica que já é marca do autor.
Porém, desta vez transcende os limites metodológicos ao adotar, de forma brilhante, o estilo literário com personagens que abordam temas altamente polêmicos nas organizações, para inspirar e orientar leitoras e leitores a revolucionarem a comunicação em suas empresas. São histórias de vida, que se cruzam no mundo corporativo.
Além das histórias, esse livro também faz uma análise profunda do novo cenário da comunicação organizacional pós – pandemia, e ainda propõe outras reflexões importantes, muitas provocações e orientações práticas para a consolidação de uma Comunicação Interna verdadeiramente estratégica e promotora de resultados humanos e econômicos.
Pilares e processos de comunicação interna
Além de fluxos e processos, quando se pensa em comunicação interna , outro Pilar essencial é a comunicação com os líderes e a alta gestão, por isso , vamos falar agora do livro Comunicação Consciente: O Que Comunico Quando me Comunico, de Mara Behlau e Marisa Barbara.
As autoras abordam como os problemas de comunicação nascem pequenos e podem trazer verdadeiras crises, caso não sejam gerenciados a tempo.
Além disso, a obra foca em como as competências de comunicação oral e também não- verbal são essenciais para que os profissionais possam se desenvolver no ambiente corporativo. Além da comunicação escrita, é essencial também pensar na comunicação não-verbal, por isso, ela fala sobre comunicação consciente.
O livro ‘Comunicação Consciente’ é um convite para que possamos melhorar a nossa comunicação no ambiente profissional, com todos os setores.
Nesse sentido, vamos pensar também, além das competências, em como montar uma equipe e setor. Por isso, o terceiro livro que vamos apresentar é Como implantar uma área de comunicação interna, escrito pelo Consultor e Empresário Paulo Clemen.
No livro, o autor dá todos os passos para instituir, instrumentalizar e tornar estratégica uma área de comunicação interna dentro de uma organização e onde a área deve estar posicionada no organograma corporativo, alinhado à cultura.
Qual é o perfil do profissional responsável ? Como a equipe de comunicação interna deve se constituir?
Ele também aponta como criar planos e linguagens adequadas para dialogar com diferentes públicos.
Outro livro essencial para o profissional que quer aprimorar a Comunicação interna, a força das empresas, volume 7, editado em 2013, pela Aberje.
E por fim vamos conhecer o livro ‘Ouvi Dizer’: comunicação integrada como antídoto, da consultora e gestora Isabela Pimentel , que aborda fluxos, processos e mapeamento de riscos e boatos em seus estágios iniciais, para que as organizações possam prevenir possíveis danos e crises por eles provocados.
Livro com ênfase em Employee Experience e marca empregadora
Um livro bônus que estudamos recentemente é o ‘Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional’, de Roberto Madruga, que aprofunda temas como Employee Experience, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Employer Branding, Equipes de Alta Performance, Inovação, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Boa pedida!
Agora que você já conhece esses livros para melhorar a comunicação, comente aqui se você já leu algum deles.
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Texto: Isabela Pimentel | Imagem: Laura Philippsen
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