Assim sendo, a primeira dica para criar uma campanha focada em pessoas é saber ouvir.
Depois de concluído o processo de escuta, é hora de iniciar o trabalho de diagnóstico: como estão os fluxos de comunicação hoje? são horizontais? verticais? as áreas de falam? Como os funcionários encaram a comunicação? se sentem bem informados?
Dessa forma, na fase do diagnóstico, uma pesquisa dos meios e das práticas de comunicação já existentes é fundamental.
Quando tiver os resultados da pesquisa, é o momento de definir os próximos passos: objetivos, metas, estratégia, plano de ação e cronograma.
Primeiros passos
Um fato muito importante é que cada ação deve estar atrelada a uma meta e que sem indicadores estratégicos não poderemos mensurar os resultados.
Então, tire o plano de ação do papel , mas não deixe de periodicamente avaliar os resultados.
Então, para criar uma campanha e ação de comunicação que realmente foque em pessoas e não apenas em processos:
1 – Saiba ouvir as demandas das outras áreas;
2- Deixe claro que a comunicação é de todos, e não apenas de um setor;
3- Faça um diagnóstico realista dos meios de comunicação existentes antes de lançar uma nova campanha e propor atualizações;
4- Estabeleça indicadores e metas atrelados aos objetivos estratégicos;
5- Avalie os indicadores periodicamente;
E antes de tudo, tenha empatia para comunicar da forma como gostaria de receber as mensagens sobre sua empresa!
Confira nosso checklist com os passos para uma campanha de comunicação integrada , produzida por uma área estratégica:
Processo sistêmico
Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja (KUNSCH, 2003).
Assim sendo, é preciso compreender todos os procedimentos de um diagnóstico, para, em seguida, começar a mineração e coleta de informações, e depois cruzar as informações coletadas e elaborar um relatório do diagnóstico.
Como sua empresa tem feito os processos de diagnóstico?
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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