Quais são os fluxos de comunicação interna?
Fluxos da comunicação são estratégicos e precisam ser mapeados. Vemos, nas organizações, muitas lideranças reduzindo o trabalho de planejamento estratégico de comunicação à mera criação de planos em planilhas e sua posterior apresentação no formato ppt.
Então, seria só isso mesmo?
Decerto, todo trabalho de planejamento de comunicação eficiente começa com uma etapa de diagnóstico, ou seja, análise de cenários, que são o micro e o macroambiente. É a partir daí que eu poderei entender melhor o solo em que a mensagem institucional será divulgada.
É preciso um olhar atento para fluxos e processos comunicacionais para evitar ruídos e boatos.
O que são fluxos e redes de comunicação?
As redes de comunicação podem ser formais, originárias dos chamados fluxos oficiais, ou seja, emitidos pelo setor de comunicação.
Outro exemplo seria o conselho editorial e o comitê de colaboradores. Já como rede informal podemos citar os grupos de WhatsApp que são formados sem ser a partir de uma iniciativa corporativa.
Além das redes, os fluxos podem ser mapeados, pois impactam na forma como a informação percorre os diferentes setores da empresa.
Os principais são:
Fluxo de comunicação ascendente
É quando a informação se dirige do liderado para o líder. É válido para que a alta gestão receba um feedback dos funcionários e suas percepções e pode gerar insights sobre clima organizacional.
Fluxo de comunicação descendente
Ele segue do líder para o liderado, podendo ser chamado também de comunicação vertical ou oficial. Nesse fluxo, são transmitidas normas, regras, políticas institucionais. Para haver um processo de comunicação equilibrado, esses fluxos devem ser monitorados e acompanhados, para evitar excessos.
Confira nosso material especial sobre como usar os fluxos e redes de comunicação para criar um planejamento de valor.
Dicas da Comunicação Integrada
Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, continue acompanhando nossas dicas!
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiad
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.