Etapas do planejamento de comunicação
Planejamento de comunicação integrada é esquecido por doze meses. Mas, início de ano, tudo muda! Parece que é nessa época que mais se valoriza a estratégia!
Aquele clima de alma limpa, novos ares, nova comunicação. Correto? Nem sempre!
Então, muitas vezes, as empresas querem mudar seu posicionamento, mas repetem os mesmos erros na hora de planejar e conceber campanhas. Por isso, invista em planejamento de comunicação!
Quais os benefícios do planejamento de comunicação integrada?
Para evitar possíveis erros em lançamentos de produtos e serviços, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico completo da marca, da sua reputação até a presença digital, passando pelos meios off-line, ponto de venda, etc.
Decerto, entra em cena o poderoso planejamento de comunicação integrada, que segue as etapas de diagnóstico, análise de cenários (macro e micro), definição de objetivos, metas e muito mais!
Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.
Hum, plano criado, então o trabalho terminou? Claro que não!
Para dar certo, o plano precisa ser algo vivo e que se adapte a novos contextos e momentos da realidade corporativa!
Avaliando o planejado
Dessa forma, para avaliar o plano, considero o que chamei de 4E: ele é específico para a realidade da sua empresa e seus públicos? Ele é estratégico? A linguagem é envolvente? Ele é realmente executável?
Então, os problemas estão resolvidos se o plano contempla os 4E?
Não, infelizmente não! Precisamos lidar com o chamado “planejamento under pressure”!
Assim, quando um plano de comunicação é rígido demais, ele não tem a flexibilidade necessária para se adaptar aos pedidos de última hora e situações inesperadas que acontecem no dia a dia da empresa.
Como então executar o planejamento ao longo do ano se os contextos mudam tanto?
Acesse o guia de planejamento estratégico de comunicação
- Quando surgir um pedido de ação ou campanha não prevista no Plano, avalie se ela está associada aos objetivos estratégicos a serem alcançados no ano;
- Questione se, de acordo com os objetivos e clima da empresa, se esse é o melhor momento para lançar uma nova campanha;
- Solicite o máximo possível de informações à área que solicitou essa divulgação ou fez o pedido da campanha;
- Diferencie campanha de plano de divulgação: várias vezes as áreas solicitam “campanhas”, quando, na verdade, é uma cobertura ou criação de um plano de divulgação!
Nesse sentido, para estar preparado, confira também esse modelo de estrutrura de plano de comunicação integrada.
- Declaração da missão, visão e valores;
- Análise do ambiente interno (microambiente);
- Análise do ambiente externo (macroambiente);
- Mapeamento de públicos;
- Definição da estratégia;
- Definição de metas;
- Desenho do plano tático;
- Definição de indicadores chave de desempenho;
- Cronograma;
- Orçamento;
- Implementação;
- Acompanhamento de resultados
Dessa forma, no próximo texto, vamos falar mais sobre planejamento de comunicação integrada.
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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