planejamento de comunicação
Comunicação Institucional

Etapas do planejamento de comunicação

Por: Isabela Pimentel7/jan/2019
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Planejamento de comunicação integrada  é esquecido por doze meses. Mas, início de ano, tudo muda! Parece que é nessa época que mais se valoriza a estratégia!

Aquele clima de alma limpa, novos ares, nova comunicação. Correto? Nem sempre!

Então, muitas vezes, as empresas querem mudar seu posicionamento, mas repetem os mesmos erros na hora de planejar e conceber campanhas. Por isso, invista em planejamento de comunicação!

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Quais os benefícios do planejamento de comunicação integrada?

Para evitar possíveis erros em lançamentos de produtos e serviços, antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico completo da marca, da sua reputação até a presença digital, passando pelos meios off-line, ponto de venda, etc.

Decerto, entra em cena o poderoso planejamento de comunicação integrada, que segue as etapas de diagnóstico, análise de cenários (macro e micro), definição de objetivos, metas e  muito mais!

Grau de Integração

Uma das ferramentas que desenvolvemos para realização do diagnóstico comunicacional é o Grau de Integração da Comunicação, uma Metodologia inédita para avaliar o quanto a Comunicação da sua empresa dialoga com as Estratégias de Negócio e possui papel relevante nos Resultados Corporativos, em médio e longo prazo.

Hum,  plano criado, então o trabalho terminou? Claro que não!

etapas do planejamento de comunicacao

Para dar certo, o plano precisa ser algo vivo e que se adapte a novos contextos e momentos da realidade corporativa!

Avaliando o planejado

planejamento de comunicação

Dessa forma, para avaliar o plano, considero o que chamei de 4E: ele é específico para a realidade da sua empresa e seus públicos? Ele é estratégico? A linguagem é envolvente? Ele é realmente executável?

Então, os problemas estão resolvidos se o plano contempla os 4E?

Não, infelizmente não! Precisamos lidar com o chamado “planejamento under pressure”!

Assim, quando um plano de comunicação é rígido demais, ele não tem a flexibilidade necessária para se adaptar aos pedidos de última hora e situações inesperadas que acontecem no dia a dia da empresa.

Como então executar o planejamento ao longo do ano se os contextos mudam tanto?

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Acesse o guia de planejamento estratégico de comunicação

  1. Quando surgir um pedido de ação ou campanha não prevista no Plano, avalie se ela está associada aos objetivos estratégicos a serem alcançados no ano;
  2. Questione se, de acordo com os objetivos e clima da empresa, se esse é o melhor momento para lançar uma nova campanha;
  3. Solicite o máximo possível de informações à área que solicitou essa divulgação ou fez o pedido da campanha;
  4. Diferencie campanha de plano de divulgação: várias vezes as áreas solicitam “campanhas”, quando, na verdade, é uma cobertura ou criação de um plano de divulgação!

Nesse sentido, para estar preparado, confira também esse modelo de estrutrura de plano de comunicação integrada.

  1. Declaração da missão, visão e valores;
  2. Análise do ambiente interno (microambiente);
  3. Análise do ambiente externo (macroambiente);
  4. Mapeamento de públicos;
  5. Definição da estratégia;
  6. Definição de metas;
  7. Desenho do plano tático;
  8. Definição de indicadores chave de desempenho;
  9. Cronograma;
  10. Orçamento;
  11. Implementação;
  12. Acompanhamento de resultados

Dessa forma, no próximo texto, vamos falar mais sobre planejamento de comunicação integrada.

Acesse o guia de planejamento estratégico de comunicação

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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