Comunicação Integrada digital: o que é?
Comunicação integrada é importante também no ambiente digital? Claro! Foi-se o tempo em se que podia planejar a comunicação pensando apenas em para dentro ou para fora da empresa, on e off!
Dessa forma, muito mais do que esse dualismo, é preciso colocar, em primeiro lugar, a estratégia de cada conteúdo e para qual público ou stakeholder ele é direcionado.
O que mudou?
Dessa maneira, a antiga comunicação interna, colocada como se fôssemos capazes de estabelecer um muro e, a partir dali, a mensagem emitida para os funcionários, perderia seu poder já não existe mais e nem tempo espaço no universo digital.
Ou seja, em tempo de redes sociais, não existe mais falar apenas em “comunicação interna”.
Nesse sentido, todo colaborador, com acesso aos dispositivos móveis, pode fazer com que a foto de um documento sigiloso viralize, já pensou nisso?
Pense integrado
Então, ao invés de pensar a comunicação interna x externa, trouxe algumas dicas para que você possa fazer comunicação integrada digital, acima de tudo, tendo resultados mais expressivos, vamos lá?
- Sempre antes de iniciar um planejamento, faça um mapeamento de todas as partes interessas ou stakeholders;
- Antes de iniciar qualquer ação, reúna dados e elabore um diagnóstico que ajude na tomada de decisão;
- Jamais crie um novo plano de comunicação focando em só uma área, exemplo: comunicação interna. Lembre -se que em tempos de redes sociais não existe algo “só” para comunicação “interna”
Mudanças no digital
Era uma vez um profissional da mídia tradicional que precisava fazer um plano de mídia para seu produto, serviço ou campanha. Ele tinha amplas noções de planejamento de mídia, mas ainda não a visão integrada da comunicação integrada em tempo de redes sociais. O que aconteceu? A campanha acabou ficando incompleta.
Assim sendo, quando falamos em desafios e tendências da comunicação digital, o primeiro deles é reconhecer que a forma de planejar mudou , assim como nossa mentalidade. Não é só criar um release e escrever, enviar para toda uma base de contatos.
Tão logo vivemos na era dos nichos, é tolo acreditar que uma mensagem igual dialoga com todos os públicos. Isso é mera ilusão.
Por isso, trouxe para você, com exclusividade, algumas dicas que compartilho com meus clientes e alunos.
- Planeje sempre pensando com a cabeça de quem irá receber seu conteúdo;
- Sempre investigue em qual canal sua audiência tem estado com frequência e foque suas ações lá!
- Não pense em mídia apenas com a cabeça pré-digital;
- Inclua redes sociais e recursos multimídia na sua estratégia de marketing de conteúdo
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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