Consultoria

Gestão de Riscos Reputacionais

Etapas e Metodologia da Gestão de Riscos reputacionais e Prevenção de Crises

  • Fase 1: Mapeamento de Riscos: Mapeamento de causas e levantamento de riscos, eventos críticos e cenários críticos, além de gatilhos para crises.
  • Fase 2: Avaliação dos Riscos (Probabilidade e Impacto): Identificação, análise e construção da matriz de riscos e escala de priorização.
  • Fase 3: Plano de Contingência: Avaliação dos riscos (probabilidade x impacto), mapeamento e comunicação de eventos críticos.
  • Fase 4: Plano de Contenção: Gerenciamento da crise, análise de risco de continuidade e priorização dos riscos por criticidade.
  • Fase 5: Plano de Recuperação: Ações de recuperação de danos à imagem e reputacionais.
  • Fase 6: Avaliação de Impacto e Monitoramento: Lições aprendidas e documentação do processo.

Como é o trabalho?

Nessa consultoria, iremos mapear os principais riscos reputacionais aos quais sua empresa está exposta, categorizando-os em uma Escala de Priorização, de acordo com a área de atuação, segmento, micro e macroambiente, identificando públicos prioritários que poderiam ser impactados, para então, criar um Plano de Prevenção, Gestão e Gerenciamento desse evento crítico e um plano de respostas aos riscos do projeto.

Identificamos, através da nossa metodologia integrada de mapeamento de riscos em processos da cadeia de valor, situações ou vulnerabilidades potencialmente danosas à reputação da empresa, que vão além dos riscos reputacionais e operacionais tradicionalmente mapeados. Estruturamos também estratégias de prevenção para evitar danos reputacionais.

Entregas

  • Estruturação do Sistema de Prevenção de Eventos Críticos e Crises;
  • Criação da Política e Protocolos de Riscos;
  • Matriz de Eventos Críticos e de Priorização (GUT);
  • Mapeamento de Fluxos de Comunicação e Processos Críticos na Cadeia de Valor;
  • Recomendações de melhorias nos fluxos e processos (prevenção de riscos);
  • Plano de Gestão e Gerenciamento de crises;
  • Protocolos e Plano de Ação para Primeiras Horas;
  • Política e Processos de Gestão de Riscos, Eventos Críticos, Crise e do Processo Pós-Crise.

Depois da consultoria em gestão de riscos reputacionais, sua empresa:

  • Possuirá um Sistema de Gestão de Riscos e Prevenção de Crises, além de protocolos para cada uma das etapas;
  • Desenvolverá maior entendimento do que representa risco para seu negócio e os principais riscos relacionados a produtos e serviços;
  • Dominará a visão estratégica para criação de uma cultura de prevenção de crises na empresa.

Depoimentos

Muito obrigada por tudo, Isabela. Todos gostaram muito, principalmente porque abordou os problemas diários enfrentados pelas nossas cooperativas de forma prática e didática e como podemos prevenir e gerenciar crises.

Emanuelle Gomes

Coordenadora - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)

Recomendo a profissional Isabela Pimentel, tendo atuado em diversos projetos, que vão desde campanhas de comunicação interna, até o gerenciamento de crises e planejamento estratégico de comunicação. No período em que fui diretor da Instituição, gerenciei diretamente a Isabela e suas atividades na assessoria de comunicação, atuando juntos em diversos lançamentos de produtos, interações com a mídia, eventos técnicos e científicos. Assim sendo, é com grande satisfação que recomendo seu trabalho na área de comunicação corporativa. Artur Roberto Couto

Artur Roberto Couto

Diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

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