Como avaliar desempenho nas redes sociais?
Comunicação Integrada

Como fazer plano de comunicação digital?

Por: Isabela Pimentel15/ago/2020
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Comunicação integrada é vital, pois já se foi o tempo em que se podia planejar a comunicação pensando apenas em “para dentro” ou “para fora da empresa”. Mas, essa visão deve nortear não somente conteúdos, mas todo plano de comunicação digital.

Muito mais do que isso, é preciso colocar, em primeiro lugar,  a estratégia de cada conteúdo e para qual público ou stakeholders ele é direcionado. Assim sendo, a antiga comunicação interna, colocada como se fôssemos capazes de estabelecer um muro, e, partir dali, a mensagem emitida para os funcionários, perderia seu poder, já não existe.

Então, combinamos aqui: focaremos em comunicação integrada, além dessas divisões on e off, ok? Pensar integrado é a chave!

Modelo de Plano de Comunicacao.

Outro ponto importante durante o planejamento de comunicação é entender o mix de canais e não focar apenas em ‘casas alugadas’, ou redes sociais terceiras. Investir nas mídias próprias, como site, newsletter e plataformas é menos arriscado, em um cenário em que as redes sociais como Instagram e Facebook passam por instabilidades, como aponta Ariane Feijó.

É essencial ter estratégia de conteúdo focada no digital e seguir os passos básicos, pois cada meio, tem seu tom e estilo de publicação.

Plano de comunicação digital

Por isso, em  tempo  de redes sociais, não existe mais falar apenas em “comunicação interna”. Todo colaborador, com acesso aos dispositivos móveis, pode fazer com que a foto de um documento sigiloso viralize nas mídias sociais e em outros grupos, já pensou nisso? E aí, não era ‘interno’?

Então, ao invés de pensar a comunicação interna x externa, trouxe algumas dicas para que você possa fazer um trabalho integrado, acima de tudo, tendo resultados mais expressivos, vamos lá.

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Como fazer plano de comunicação digital?

Dicas para ter mais resultados 

  1. Sempre antes de iniciar um planejamento, faça um mapeamento de todas as partes interessas ou stakeholders;
  2. Antes de iniciar qualquer ação, reúna dados e elabore um diagnóstico que ajude na tomada de decisão;
  3. Jamais crie um novo plano de comunicação focando em só uma área, exemplo: comunicação interna. Lembre -se que em tempos de redes sociais não existe algo “só” para comunicação “interna”
  4. Pense sempre em risco  e impacto que possível campanha ou conteúdo pode trazer;
  5. Tenha métricas e KPIs para cada processo e projeto da sua estratégia de comunicação. Sem isso, planejar a comunicação no ambiente digital será baseado no achismo.

 

Como planejar em 2021?

Por isso, autores como Pulizzi e Rafael Rez apontam algumas tendências para 2021:

1. Fortalecer a chamada mídia própria e espontânea;
2. Criação de grupos e comunidades;
3. Segmentação na oferta de produtos e serviços;
4. Fortalecimento da presença digital além das redes, ou seja, tendo um blog forte, newsletter estruturada!
5. Predomínio de buscas mais qualificadas , por isso, entenda de SEO e use as palavras-certas para ser encontrado pelo seu cliente;
6. Trabalho data driven: comunicação baseada em métricas e dados;
7. Menos e mais denso: slow content na produção de conteúdo;
8. Geração de valor para menor audiência viável (Seth Godin)

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E se você está cansado de planos de comunicação que não trazem nenhum resultado para sua empresa e quer saber como planejar a comunicação em tempos de redes sociais e fragmentação, participe da FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA e saiba como ir do diagnóstico à execução, passando pelo monitoramento.

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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