Estratégia de Comunicação

Gatilhos mentais na estratégia digital

Por: Isabela Pimentel7/out/2020
Compartilhe:

Gatilhos mentais tem sido muito usados no meio digital, mas, sem planejar ou considerar a persona, de forma mecânica. Planejamento de comunicação é um dos grandes e mais desafiadores temas dos dias de hoje, em que a pressa pela entrega de conteúdo acaba reduzindo o trabalho de comunicação consistente ao volume de informação publicada.

Nesse oceano digital de tanto conteúdo, encontramos diversos recursos de comunicação persuasiva, denominada “Copywriting”.

Um dos principais autores a abordar a influência e  o papel dos chamados gatilhos mentais na comunicação foi Robert Cialdini.

O que são?

estrategia-de-comunicacao-integrada
Gatilhos sozinhos não fazem milagres. Precisam ser parte da estratégia de comunicação.

Como afirma o autor Gustavo Ferreira, Gatilhos Mentais são apenas atalhos para a construção de um conteúdo baseado em Copywriting, mas, por si só, o uso de gatilhos não faz milagre e nem traz resultados incríveis se não houver elementos essenciais, como o Planejamento de comunicação integrada.

Sendo assim, um dos maiores erros no marketing digital é abusar de gatilhos e não considerar que eles são apenas ferramentas.

Por exemplo, você pode utilizar o gatilho da especificidade para  mostrar seu foco de produção de conteúdo em determinado tema, mas se isso não for real, se não há evidências, cases e depoimentos, será apenas um conjunto de palavras.

Assim, é preciso ir além. Para gerar confiança e ter autoridade, é essencial ter credibilidade no que é feito, dito  e comunicado, sem isso, novamente, caímos na ideia da ferramenta mágica.

Um outro fator que aumenta a credibilidade na hora da tomada de decisão é  o uso do gatilho da prova social. Ela deve ser usada com verdade, transparência e autorização de alunos que fizeram um curso, por exemplo, jamais serem inventadas para atrair curtidas.

Gatilhos negativos

Alguns gatilhos de cunho negativo, especialmente urgência, escassez e medo vem sendo muito utilizado nos roteiros de Copywriting e cartas de venda, mas podem trazer pontos negativos para sua campanha ou projeto de comunicação , soando agressivos, e até mesmo, repelindo sua audiência.

Ou seja, existem outros gatilhos mais oportunos, como imaginação, quebra de objeções e contraste que podem chamar atenção da sua persona sem serem apelativos e focarem apenas no aspecto negativo.

Consideramos que esses recursos são importantes para o posicionamento digital e devem estar presentes no plano tático, mas, acreditar que gatilho sozinho resolve todos os problemas de comunicação é pura inocência.

O que você acha?

Comente aqui o que acha do uso de gatilhos mentais.

MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Aprenda também a criar projetos de comunicação

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos